Os desafios docentes e as contribuições das tecnologias educacionais no ensino e aprendizagem de língua inglesa: cenários contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.10969

Palavras-chave:

Aprendizagem, Língua Inglesa, Professor, Tecnologias Educacionais

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar uma visão acerca dos desafios dos educadores e as contribuições das tecnologias educacionais no ensino de Língua Inglesa (LI) na contemporaneidade e suas implicações no contexto escolar. Busca-se demonstrar o papel do livro didático, a abordagem sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no ensino de LI, a avaliação e a necessidade de formação continuada de professores. A metodologia parte de uma abordagem qualitativa, aplicada por meio da pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como: Almeida; Valente (1997), Demo (1994/2008), Freire (1997), Hoffman (2003), Libâneo (2014), Moran (2000), Perrenoud (2000), entre outros. As reflexões apontam que as dificuldades dos docentes em introduzir essas ferramentas são devido a vários fatores, como: estrutura física do ambiente escolar, exaustiva carga horária do docente, ausência de formações específicas para o uso em sala de aula, falta de instrumentos pedagógicos, bem como a postura tradicional dos docentes e gestores.

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Biografia do Autor

Helenilson Ferreira de Sousa, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Graduado em Licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA) e graduando em letras/Inglês pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialista em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental (UNOPAR). Especializando em Linguística Aplicada na Educação (UCAM). Com experiência profissional pública de ensino básico e técnico de nível médio. Neste último nível de ensino, atuou como tutor do curso Técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal do Piauí - IFPI. Atualmente é professor de Inglês e Ciências em São Miguel do Tapuio - PI. Professor de Inglês e Biologia na Secretaria Estadual do Piauí(SEDUC).

Francisco Renato Lima, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduado em Pedagogia pela Faculdade Santo Agostinho (PROUNI - FSA) e em Letras - Português/Inglês pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial (IESM); Docência para o Ensino Superior (IESM); Educação a Distância (UNOPAR); Docência no Ensino Superior (FSA); e Linguística Aplicada na Educação (UCAM). Mestre em Letras - Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/2016). Membro (sócio efetivo) da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística). Pesquisador do Grupo de Pesquisa: 'Estudos hispânicos' (UESPI), na linha: 'Língua, texto e discurso'; membro do Grupo de Pesquisa: Linguagem, Escola e Sociedade (LES/UFPI), na linha: 'Oralidade e Letramento'; e do Grupo de Pesquisa: 'PROLETRAS: interletramentos práticas de leitura e escrita no cotidiano escolar' (UFPI), na linha: 'Leitura: teorias e prática'. Organizador dos livros: 'Ensino Superior: concepção, avaliação e planejamento' (FUESPI/2016); 'Escritos sobre linguagem, discurso e interação' (EDUFPI/2017); 'Linguagem em (con) texto: discurso e práticas cotidianas' (EDUFPI/2018); 'Letramento, gênero e discurso: entre a oralidade e a escrita' (EDUFPI/2018) e 'Ensino de língua em contextos aplicados: perspectivas funcionais' (EDUFPI/2018). Suas pesquisas recentes concentram-se em Educação e Linguagem, amparado pelos pressupostos teórico-metodológicos dos Novos Estudos do Letramento e da Linguística Textual, com ênfase em temas como: Alfabetização; Letramento: estudos em perspectiva de análise teórica e em práticas sociais localizadas; Gêneros discursivos; Leitura e Escrita; Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa; Avaliação Educacional; Formação Docente; Tecnologias educacionais; Multiletramentos e questões relativas à EaD. Com experiência profissional na rede privada e pública de ensino básico e superior. Neste último nível de ensino, principalmente em cursos de formação de professores, de graduação e pós-graduação lato sensu. Atualmente é professor de Leitura e Produção de Texto do Ensino Fundamental e Médio. Professor Polivalente da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (SEDUC-PI). Coordenador de disciplinas do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI).

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Publicado

01/07/2018

Como Citar

SOUSA, H. F. de; LIMA, F. R. Os desafios docentes e as contribuições das tecnologias educacionais no ensino e aprendizagem de língua inglesa: cenários contemporâneos. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 4, n. 2, p. 218–235, 2018. DOI: 10.29051/rel.unesp.v4.n2.2018.10969. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/10969. Acesso em: 25 nov. 2024.

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