Tecnologias de informação e comunicação no ensino superior: o ambiente virtual de aprendizagem em curso semipresencial

Autores

  • Dayra Émile Guedes Martínez
  • José Luis Bizelli
  • Edson do Carmo Inforsato

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10302

Palavras-chave:

TIC no ensino superior. Pedagogia semipresencial. Ambiente virtual de aprendizagem.

Resumo

O presente artigo analisa a formação em nível superior no Brasil com a utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) em âmbito legal, apontando iniciativas do estado de São Paulo em projetos educacionais a distância e semipresenciais. Apresentam-se os resultados de uma pesquisa concluída de mestrado sobre a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) em um curso de Pedagogia semipresencial. A fonte dos dados analisados nesta pesquisa consistiu em questionários aplicados pela instituição responsável pelo curso, a UNESP, aos alunos e tutores. Foram identificados os itens relativos ao AVA e a respostas desses grupos foram analisadas permitindo concluir que ambos, alunos e tutores, tiveram percepções positivas a respeito do ambiente utilizado no curso.

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Publicado

23/08/2017

Como Citar

MARTÍNEZ, D. Émile G.; BIZELLI, J. L.; INFORSATO, E. do C. Tecnologias de informação e comunicação no ensino superior: o ambiente virtual de aprendizagem em curso semipresencial. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp.2, p. 1421–1440, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10302. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10302. Acesso em: 7 out. 2024.