AS CAUSAS DE EVASÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL E AS POSSÍVEIS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18662

Palavras-chave:

Ensino Superior, Universidade Pública, Evasão Estudantil, Permanência Estudantil

Resumo

A evasão é um fenômeno complexo que afeta as instituições de ensino superior públicas e privadas, constituindo-se em grande preocupação para os gestores e pesquisadores da área de educação. O objetivo deste estudo foi identificar as causas da evasão de alunos que ingressaram nos anos de 2014 a 2020, nos cursos de graduação de uma faculdade pertencente à uma universidade pública do Estado de São Paulo, visando a um diagnóstico favorável ao planejamento de políticas públicas de enfrentamento. Usando uma metodologia quanti-qualitativa, ficou demonstrado que, em geral, a evasão é maior nos dois primeiros anos de cada curso, sendo a maioria dos alunos desistentes dos cursos da área de exatas, da modalidade licenciatura e do período noturno. Os principais motivos de desistência foram: insatisfação com a minha escolha profissional, problemas familiares e de saúde, dificuldades financeiras, excesso de aulas teóricas e ausência de utilização de novas metodologias de ensino.

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Biografia do Autor

Marcelo Setsuo Hashimoto, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru – SP - Brasil.

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Mídia e Tecnologia, da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design - FAAC - do Câmpus de Bauru da Unesp. Mestre em Mídia e Tecnologia pelo Programa de Pós Graduação em Mídia e Tecnologia, da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design - FAAC - do Câmpus de Bauru da Unesp. Graduado em Administração - Instituição Toledo de Ensino (2004). Possui MBA em Finanças e Controladoria - Instituição Toledo de Ensino (2007) e Especialista em Gestão Pública - Faculdade Integradas Urubupungá (2013). Atualmente está Diretor da Divisão Técnica Acadêmica da Faculdade de Ciências - Câmpus de Bauru - Unesp, Presidente do Comitê Gestor do Sistema de Colegiados da Unesp e Membro do Comitê Gestor do Sistema de Graduação da Unesp.

Maria da Graça Mello Magnoni, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru – SP - Brasil.

Maria da Graça Mello Magnoni é graduada em Geografia, com bacharelato e mestrado desenvolvidos na área de Planejamento Urbano e Regional - Assentamentos Humanos, com pesquisa sobre trabalho e marginalidade urbana, analisados a partir do movimento "pendular" feito pelos trabalhadores que se deslocam regularmente entre as pequenas cidades vizinhas e Bauru, o maior polo urbano da região. É doutora em Educação (FFC-Unesp Marília, 2000), com especialidade em Educação Indígena. A tese é sobre a produção de recursos didáticos para a educação indígena de crianças, jovens e adultos, a partir do reconhecimento do espaço geográfico e histórico do grupo étnico Guarani. Atuou como professora efetiva de Geografia e História na rede pública municipal e estadual de educação básica e no Núcleo Municipal de Educação Renovada dedicado a Pedagogia Freinet. Foi docente, coordenadora do Curso de Pedagogia e chefe do Departamento de Educação da Fundação Municipal de Penápolis no período de 2001 a 2006. No período de 2010 a 2013 atuou na UNIVESP (universidade Virtual do Estado de São Paulo) como Professora Orientadora de Turma do curso de Pedagogia semipresencial, função retomada no ano de 2016 -2019 através do Nead (Núcleo de Educação a Distância da UNESP). Atualmente é Coordenadora Geral do Curso de Pedagogia semipresencial CDeP3/UNESP, Professora do Departamento de Educação no Curso de Pedagogia e Educação Física da FC-Unesp e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (mestrado profissional e doutorado acadêmico) da FAAC. Participa do Grupo de Pesquisa LECOTEC (Laboratório de Estudos de Comunicação, Tecnologia e Educação) e lidera o Grupo de Pesquisa EDUMIDIN (Educação, Mídia e Infância). É membro Diretoria da AGB Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Local Bauru.

Vera Lucia Messias Fialho Capellini, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru – SP - Brasil.

Professora Pesquisadora Produtividade (CNPQ). Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou em 2012 Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá- Espanha, a partir do qual defendeu sua Livre docência em Educação Inclusiva em 2014. Profa. Titular do Depto de Educação, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica, da FC/ UNESP- Bauru. Diretora da Faculdade de Ciências - FC/UNESP-Bauru (2021-2025). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação inicial e continuada de professores, prática de ensino, inclusão escolar e avaliação educacional. Líder do Grupo de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento. É membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação pedagógica (OIIIIPe); ambos cadastrados no CNPQ. É membro do Grupo de Pesquisa Diversidad, Discapacidad e Inclusión Social y Educativa-Diversity, Disability and Social and Educational Inclusion da Universidad de Alcalá - Espanha. Presidente da comissão organizadora do I,II,III,IV e V Congresso Brasileiro de Educação da UNESP de Bauru. Coordenou o Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas em parceria com o Ministério da Educação de 2008 a 2013. Coordenou seis cursos de Especialização da Educação Especial do Redefor, em parceria com SEE/SP e com a SME/SP. Foi Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial- ABPEE (2017-2021) e atualmente é tesoureira suplente.

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Arquivos adicionais

Publicado

23/07/2024

Como Citar

HASHIMOTO, M. S.; MAGNONI, M. da G. M.; CAPELLINI, V. L. M. F. AS CAUSAS DE EVASÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL E AS POSSÍVEIS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024090, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18662. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18662. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos