AS CAUSAS DE EVASÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL E AS POSSÍVEIS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18662

Palavras-chave:

Ensino Superior, Universidade Pública, Evasão Estudantil, Permanência Estudantil

Resumo

A evasão é um fenômeno complexo que afeta as instituições de ensino superior públicas e privadas, constituindo-se em grande preocupação para os gestores e pesquisadores da área de educação. O objetivo deste estudo foi identificar as causas da evasão de alunos que ingressaram nos anos de 2014 a 2020, nos cursos de graduação de uma faculdade pertencente à uma universidade pública do Estado de São Paulo, visando a um diagnóstico favorável ao planejamento de políticas públicas de enfrentamento. Usando uma metodologia quanti-qualitativa, ficou demonstrado que, em geral, a evasão é maior nos dois primeiros anos de cada curso, sendo a maioria dos alunos desistentes dos cursos da área de exatas, da modalidade licenciatura e do período noturno. Os principais motivos de desistência foram: insatisfação com a minha escolha profissional, problemas familiares e de saúde, dificuldades financeiras, excesso de aulas teóricas e ausência de utilização de novas metodologias de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Setsuo Hashimoto, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru – SP - Brasil.

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Mídia e Tecnologia, da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design - FAAC - do Câmpus de Bauru da Unesp. Mestre em Mídia e Tecnologia pelo Programa de Pós Graduação em Mídia e Tecnologia, da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design - FAAC - do Câmpus de Bauru da Unesp. Graduado em Administração - Instituição Toledo de Ensino (2004). Possui MBA em Finanças e Controladoria - Instituição Toledo de Ensino (2007) e Especialista em Gestão Pública - Faculdade Integradas Urubupungá (2013). Atualmente está Diretor da Divisão Técnica Acadêmica da Faculdade de Ciências - Câmpus de Bauru - Unesp, Presidente do Comitê Gestor do Sistema de Colegiados da Unesp e Membro do Comitê Gestor do Sistema de Graduação da Unesp.

Maria da Graça Mello Magnoni, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru – SP - Brasil.

Maria da Graça Mello Magnoni é graduada em Geografia, com bacharelato e mestrado desenvolvidos na área de Planejamento Urbano e Regional - Assentamentos Humanos, com pesquisa sobre trabalho e marginalidade urbana, analisados a partir do movimento "pendular" feito pelos trabalhadores que se deslocam regularmente entre as pequenas cidades vizinhas e Bauru, o maior polo urbano da região. É doutora em Educação (FFC-Unesp Marília, 2000), com especialidade em Educação Indígena. A tese é sobre a produção de recursos didáticos para a educação indígena de crianças, jovens e adultos, a partir do reconhecimento do espaço geográfico e histórico do grupo étnico Guarani. Atuou como professora efetiva de Geografia e História na rede pública municipal e estadual de educação básica e no Núcleo Municipal de Educação Renovada dedicado a Pedagogia Freinet. Foi docente, coordenadora do Curso de Pedagogia e chefe do Departamento de Educação da Fundação Municipal de Penápolis no período de 2001 a 2006. No período de 2010 a 2013 atuou na UNIVESP (universidade Virtual do Estado de São Paulo) como Professora Orientadora de Turma do curso de Pedagogia semipresencial, função retomada no ano de 2016 -2019 através do Nead (Núcleo de Educação a Distância da UNESP). Atualmente é Coordenadora Geral do Curso de Pedagogia semipresencial CDeP3/UNESP, Professora do Departamento de Educação no Curso de Pedagogia e Educação Física da FC-Unesp e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (mestrado profissional e doutorado acadêmico) da FAAC. Participa do Grupo de Pesquisa LECOTEC (Laboratório de Estudos de Comunicação, Tecnologia e Educação) e lidera o Grupo de Pesquisa EDUMIDIN (Educação, Mídia e Infância). É membro Diretoria da AGB Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Local Bauru.

Vera Lucia Messias Fialho Capellini, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru – SP - Brasil.

Professora Pesquisadora Produtividade (CNPQ). Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou em 2012 Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá- Espanha, a partir do qual defendeu sua Livre docência em Educação Inclusiva em 2014. Profa. Titular do Depto de Educação, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica, da FC/ UNESP- Bauru. Diretora da Faculdade de Ciências - FC/UNESP-Bauru (2021-2025). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação inicial e continuada de professores, prática de ensino, inclusão escolar e avaliação educacional. Líder do Grupo de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento. É membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação pedagógica (OIIIIPe); ambos cadastrados no CNPQ. É membro do Grupo de Pesquisa Diversidad, Discapacidad e Inclusión Social y Educativa-Diversity, Disability and Social and Educational Inclusion da Universidad de Alcalá - Espanha. Presidente da comissão organizadora do I,II,III,IV e V Congresso Brasileiro de Educação da UNESP de Bauru. Coordenou o Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas em parceria com o Ministério da Educação de 2008 a 2013. Coordenou seis cursos de Especialização da Educação Especial do Redefor, em parceria com SEE/SP e com a SME/SP. Foi Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial- ABPEE (2017-2021) e atualmente é tesoureira suplente.

Referências

ALMEIDA, J. B.; SCHIMIGUEL, J. Avaliação sobre as causas da evasão escolar no Ensino Superior: estudo de caso no curso de Licenciatura em Física no Instituto Federal do Maranhão. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 167–178, 2011. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/64. Acesso em: 10 nov. 2023.

ALMEIDA, L. S.; SOARES, A. P. C.; FERREIRA, J. A. Questionário de vivências acadêmicas (QVA-r): avaliação do ajustamento dos estudantes universitários. Avaliação Psicológica, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 81-93, nov. 2002. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712002000200002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 nov. 2023.

ANDIFES, A.; ABRUEM, A.; SESU/MEC, S. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas: resumo do relatório apresentado a ANDIFES, ABRUEM e SESu/MEC pela Comissão Especial. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, SP, v. 1, n. 2, 1996. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/739. Acesso em: 10 nov. 2023.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRADLEY, S.; MIGALI, G. The effects of the 2006 tuition fee reform and the great recession on university student dropout behaviour in the UK. Journal of Economic Behavior & Organization, v. 164, p. 331-356, 2019. Disponível em: https://econpapers.repec.org/article/eeejeborg/v_3a164_3ay_3a2019_3ai_3ac_3ap_3a331-356.htm. Acesso em: 10 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Brasília, DF, 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LEIS_2001/L10260compilado.htm. Acesso em: 12 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Universidade para Todos (PROUNI). Brasília, DF, 2004. Disponível em: https://acessounico.mec.gov.br/prouni/duvidas#o-prouni. Acesso em: 12 jan. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2019. Brasília, DF, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2019.pdf. Acesso em: 11 jan. 2023.

COIMBRA, C. L.; SILVA, L. B. E.; COSTA, N. C. D. A evasão na educação superior: definições e trajetórias. Educação e Pesquisa, v. 47, p. e228764, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/WRKk9JVNBnJJsnNyNkFfJQj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2023.

DAVOK, D. F.; BERNARD, R. P. Avaliação dos índices de evasão nos cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 21, n. 2. p. 503-521, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/5VJRg7PrXDTQ5mYXK95rh8r/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 nov. 2023.

GARCIA, L. M. L. S.; LARA, D. F.; ANTUNES, F. Investigação e análise da evasão e seus fatores motivacionais no Ensino Superior: um estudo de caso na Universidade do Estado de Mato Grosso. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 26, p. 112-136, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/thxzBNWwkN5bHpSH7cFcmFg/#. Acesso em: 10 nov. 2023.

HASHIMOTO, M. S. O perfil dos alunos evadidos dos cursos de graduação da Faculdade de Ciências – Câmpus de Bauru – Unesp e as possíveis contribuições para políticas voltadas ao enfrentamento desse problema na educação superior pública. Orientador: Maria da Graça Mello Magnoni. 2023. 136 f. Dissertação (Mestrado em Mídia e Tecnologia) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, 2023. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/67bf2171-f249-40d8-ac70-07f86a1b64a9. Acesso em: 18 jan. 2024.

LOBO, M. B. C. M. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. In: HORTA, C. E. R. (org.). Evasão no Ensino Superior. Brasília, DF: Cadernos ABMES, 2012, n. 25, p. 9-58.

MASSINI-CAGLIARI, G.; BARREIRO, I. M. F.; PUTTI, F. F.; VIDOTTI, S. A. B. G.; LEMKE, N.; DOMINGUES, M. A. C.; SILVA, R. C.; HASHIMOTO, M. S. Causas da evasão na graduação da Unesp. In: VALENTINI, S. R.; NOBRE, S. R. (org.). Universidade em Transformação - Lições das crises. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2020, v. 1, p. 231-246.

RISTOFF, D. I. Considerações sobre evasão. In: RISTOFF, D. I. Universidade em foco: reflexões sobre a educação superior. Florianópolis: Insular, 1999. p. 119-130.

SALES JUNIOR, J. S.; BRASIL, G. H.; CARNEIRO, T. C. J.; CORASSA, M. A. C. Fatores associados à evasão e conclusão de cursos de graduação presenciais na UFES. Meta Avaliação, v. 8, n. 24, 2016. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1073. Acesso em: 10 nov. 2023.

SANTOS, J. S.; REAL, G. C. M. A evasão na educação superior: o estado da arte das pesquisas no Brasil a partir de 1990. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 22, n. 2, p. 385–402, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/GMZgPdKRPFGHKcfRrZ6kXKf/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 20 nov. 2023.

SILVA, D. B.; FERRE, A. A. O.; GUIMARÃES, P. S.; LIMA, R.; ESPINDOLA, I. B. Evasão no ensino superior público do Brasil: estudo de caso da Universidade de São Paulo. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 27, p. 248-259, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/KJr3VDQdmbJtXJXYzMJVjcw/. Acesso em: 12 jun. 2023.

SILVA, G. P. Análise de Evasão no Ensino Superior: uma proposta de diagnóstico de seus determinantes. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 18, n. 2, p. 311-333, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/7wW3qTf6LqYqhnHjnqXN5Td/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 10 nov. 2023.

SILVA FILHO, R. L. L.; MOTEJUNAS, P. R.; HIPÓLITO, O.; LOBO, M. B. C. M. A evasão no Ensino Superior Brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/x44X6CZfd7hqF5vFNnHhVWg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 nov. 2023.

SILVA FILHO, R. L. L.; LOBO, M. B. C. M. Esclarecimentos metodológicos sobre os cálculos de evasão. Instituto Lobo de Pesquisa e Gestão Educacional, n. 81, 2012. Disponível em: https://www.institutolobo.org.br/core/uploads/artigos/art_078.pdf. Acesso em: 13 jan. 2023.

VASCONCELOS, M. S.; GALHARDO, E. O programa de inclusão na UNESP: valores, contradições e ações afirmativas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, v. 11, n. esp. 1, p. 285–306, 2016. DOI: 10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p285. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8553. Acesso em: 20 nov. 2023.

VITELLI, R. F.; FRITSCH, R. Evasão escolar na Educação Superior: de que indicador estamos falando? Estudos em Avaliação Educacional, v. 27, n. 66, p. 908-937, set./dez. 2016. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/4009. Acesso em: 10 nov. 2023.

Arquivos adicionais

Publicado

23/07/2024

Como Citar

HASHIMOTO, M. S.; MAGNONI, M. da G. M.; CAPELLINI, V. L. M. F. AS CAUSAS DE EVASÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL E AS POSSÍVEIS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024090, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18662. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18662. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.