AS CAUSAS DE EVASÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL E AS POSSÍVEIS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18662Palavras-chave:
Ensino Superior, Universidade Pública, Evasão Estudantil, Permanência EstudantilResumo
A evasão é um fenômeno complexo que afeta as instituições de ensino superior públicas e privadas, constituindo-se em grande preocupação para os gestores e pesquisadores da área de educação. O objetivo deste estudo foi identificar as causas da evasão de alunos que ingressaram nos anos de 2014 a 2020, nos cursos de graduação de uma faculdade pertencente à uma universidade pública do Estado de São Paulo, visando a um diagnóstico favorável ao planejamento de políticas públicas de enfrentamento. Usando uma metodologia quanti-qualitativa, ficou demonstrado que, em geral, a evasão é maior nos dois primeiros anos de cada curso, sendo a maioria dos alunos desistentes dos cursos da área de exatas, da modalidade licenciatura e do período noturno. Os principais motivos de desistência foram: insatisfação com a minha escolha profissional, problemas familiares e de saúde, dificuldades financeiras, excesso de aulas teóricas e ausência de utilização de novas metodologias de ensino.
Downloads
Referências
ALMEIDA, J. B.; SCHIMIGUEL, J. Avaliação sobre as causas da evasão escolar no Ensino Superior: estudo de caso no curso de Licenciatura em Física no Instituto Federal do Maranhão. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 167–178, 2011. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/64. Acesso em: 10 nov. 2023.
ALMEIDA, L. S.; SOARES, A. P. C.; FERREIRA, J. A. Questionário de vivências acadêmicas (QVA-r): avaliação do ajustamento dos estudantes universitários. Avaliação Psicológica, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 81-93, nov. 2002. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712002000200002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 nov. 2023.
ANDIFES, A.; ABRUEM, A.; SESU/MEC, S. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas: resumo do relatório apresentado a ANDIFES, ABRUEM e SESu/MEC pela Comissão Especial. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, SP, v. 1, n. 2, 1996. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/739. Acesso em: 10 nov. 2023.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRADLEY, S.; MIGALI, G. The effects of the 2006 tuition fee reform and the great recession on university student dropout behaviour in the UK. Journal of Economic Behavior & Organization, v. 164, p. 331-356, 2019. Disponível em: https://econpapers.repec.org/article/eeejeborg/v_3a164_3ay_3a2019_3ai_3ac_3ap_3a331-356.htm. Acesso em: 10 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Brasília, DF, 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LEIS_2001/L10260compilado.htm. Acesso em: 12 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Universidade para Todos (PROUNI). Brasília, DF, 2004. Disponível em: https://acessounico.mec.gov.br/prouni/duvidas#o-prouni. Acesso em: 12 jan. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2019. Brasília, DF, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2019.pdf. Acesso em: 11 jan. 2023.
COIMBRA, C. L.; SILVA, L. B. E.; COSTA, N. C. D. A evasão na educação superior: definições e trajetórias. Educação e Pesquisa, v. 47, p. e228764, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/WRKk9JVNBnJJsnNyNkFfJQj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2023.
DAVOK, D. F.; BERNARD, R. P. Avaliação dos índices de evasão nos cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 21, n. 2. p. 503-521, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/5VJRg7PrXDTQ5mYXK95rh8r/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 nov. 2023.
GARCIA, L. M. L. S.; LARA, D. F.; ANTUNES, F. Investigação e análise da evasão e seus fatores motivacionais no Ensino Superior: um estudo de caso na Universidade do Estado de Mato Grosso. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 26, p. 112-136, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/thxzBNWwkN5bHpSH7cFcmFg/#. Acesso em: 10 nov. 2023.
HASHIMOTO, M. S. O perfil dos alunos evadidos dos cursos de graduação da Faculdade de Ciências – Câmpus de Bauru – Unesp e as possíveis contribuições para políticas voltadas ao enfrentamento desse problema na educação superior pública. Orientador: Maria da Graça Mello Magnoni. 2023. 136 f. Dissertação (Mestrado em Mídia e Tecnologia) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, 2023. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/67bf2171-f249-40d8-ac70-07f86a1b64a9. Acesso em: 18 jan. 2024.
LOBO, M. B. C. M. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. In: HORTA, C. E. R. (org.). Evasão no Ensino Superior. Brasília, DF: Cadernos ABMES, 2012, n. 25, p. 9-58.
MASSINI-CAGLIARI, G.; BARREIRO, I. M. F.; PUTTI, F. F.; VIDOTTI, S. A. B. G.; LEMKE, N.; DOMINGUES, M. A. C.; SILVA, R. C.; HASHIMOTO, M. S. Causas da evasão na graduação da Unesp. In: VALENTINI, S. R.; NOBRE, S. R. (org.). Universidade em Transformação - Lições das crises. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2020, v. 1, p. 231-246.
RISTOFF, D. I. Considerações sobre evasão. In: RISTOFF, D. I. Universidade em foco: reflexões sobre a educação superior. Florianópolis: Insular, 1999. p. 119-130.
SALES JUNIOR, J. S.; BRASIL, G. H.; CARNEIRO, T. C. J.; CORASSA, M. A. C. Fatores associados à evasão e conclusão de cursos de graduação presenciais na UFES. Meta Avaliação, v. 8, n. 24, 2016. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1073. Acesso em: 10 nov. 2023.
SANTOS, J. S.; REAL, G. C. M. A evasão na educação superior: o estado da arte das pesquisas no Brasil a partir de 1990. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 22, n. 2, p. 385–402, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/GMZgPdKRPFGHKcfRrZ6kXKf/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 20 nov. 2023.
SILVA, D. B.; FERRE, A. A. O.; GUIMARÃES, P. S.; LIMA, R.; ESPINDOLA, I. B. Evasão no ensino superior público do Brasil: estudo de caso da Universidade de São Paulo. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 27, p. 248-259, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/KJr3VDQdmbJtXJXYzMJVjcw/. Acesso em: 12 jun. 2023.
SILVA, G. P. Análise de Evasão no Ensino Superior: uma proposta de diagnóstico de seus determinantes. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 18, n. 2, p. 311-333, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/7wW3qTf6LqYqhnHjnqXN5Td/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 10 nov. 2023.
SILVA FILHO, R. L. L.; MOTEJUNAS, P. R.; HIPÓLITO, O.; LOBO, M. B. C. M. A evasão no Ensino Superior Brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/x44X6CZfd7hqF5vFNnHhVWg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 nov. 2023.
SILVA FILHO, R. L. L.; LOBO, M. B. C. M. Esclarecimentos metodológicos sobre os cálculos de evasão. Instituto Lobo de Pesquisa e Gestão Educacional, n. 81, 2012. Disponível em: https://www.institutolobo.org.br/core/uploads/artigos/art_078.pdf. Acesso em: 13 jan. 2023.
VASCONCELOS, M. S.; GALHARDO, E. O programa de inclusão na UNESP: valores, contradições e ações afirmativas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, v. 11, n. esp. 1, p. 285–306, 2016. DOI: 10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p285. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8553. Acesso em: 20 nov. 2023.
VITELLI, R. F.; FRITSCH, R. Evasão escolar na Educação Superior: de que indicador estamos falando? Estudos em Avaliação Educacional, v. 27, n. 66, p. 908-937, set./dez. 2016. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/4009. Acesso em: 10 nov. 2023.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcelo Setsuo Hashimoto, Maria da Graça Mello Magnoni, Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.