AS CAUSAS DE EVASÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL E AS POSSÍVEIS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18662Palavras-chave:
Ensino Superior, Universidade Pública, Evasão Estudantil, Permanência EstudantilResumo
A evasão é um fenômeno complexo que afeta as instituições de ensino superior públicas e privadas, constituindo-se em grande preocupação para os gestores e pesquisadores da área de educação. O objetivo deste estudo foi identificar as causas da evasão de alunos que ingressaram nos anos de 2014 a 2020, nos cursos de graduação de uma faculdade pertencente à uma universidade pública do Estado de São Paulo, visando a um diagnóstico favorável ao planejamento de políticas públicas de enfrentamento. Usando uma metodologia quanti-qualitativa, ficou demonstrado que, em geral, a evasão é maior nos dois primeiros anos de cada curso, sendo a maioria dos alunos desistentes dos cursos da área de exatas, da modalidade licenciatura e do período noturno. Os principais motivos de desistência foram: insatisfação com a minha escolha profissional, problemas familiares e de saúde, dificuldades financeiras, excesso de aulas teóricas e ausência de utilização de novas metodologias de ensino.
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