O programa de inclusão na UNESP: valores, contradições e ações afirmativas

Autores

  • Mário Sérgio Vasconcelos UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Assis – SP – Brasil. 19806-900
  • Eduardo Galhardo UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Assis – SP – Brasil. 19806-900

DOI:

https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p285

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Inclusão, Ensino superior, Permanência estudantil, UNESP,

Resumo

Este artigo tem por objetivo mais amplo realizar uma reflexão sobre o processo de implantação de políticas afirmativas no ensino superior. Mais especificamente, busca descrever e fazer alguns apontamentos sobre o Projeto de Inclusão desenvolvido na Universidade Estadual Paulista (UNESP), a partir de 2014, por meio do Sistema de Reserva de Vagas da Educação Básica Pública. Com essa perspectiva, apresentamos dados sobre o processo inclusivo, o perfil dos estudantes e ações voltadas para a permanência estudantil que dão suporte à inclusão na UNESP. Finalmente, relatamos o esboço de uma pesquisa em andamento que tem por finalidade compreender e avaliar os impactos e consequências deste processo de inclusão. As reflexões preliminares realizadas possibilitam apontar alguns resultados positivos e indicam que são necessárias ações institucionais integradas para se manter uma política inclusiva digna e condizente com os princípios de qualidade que devem orientar os serviços de uma Universidade Pública.

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Publicado

04/05/2016

Como Citar

VASCONCELOS, M. S.; GALHARDO, E. O programa de inclusão na UNESP: valores, contradições e ações afirmativas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp.1, p. 285–306, 2016. DOI: 10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p285. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8553. Acesso em: 26 dez. 2024.