Quando a violência virtual nos atinge: os programas de educação para a superação do cyberbullying e outras agressões virtuais

Autores

  • Thais Cristina Leite Bozza
  • Telma Pileggi Vinha

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.10369

Palavras-chave:

Agressão virtual. Cyberbullying. Educação. Prevenção.

Resumo

A presente pesquisa bibliográfica, do tipo Estado da Arte, teve como objetivo descrever e analisar programas educativos que visam a prevenção e redução da cyber agressão. A princípio utilizamos as bases de dados Scielo, Bvs, Eric, Apa Pshyc Net e Bireme, para buscar artigos científicos publicados em periódicos, no período de 2000 a 2015; contudo, a partir do critério de selecionarmos somente os estudos empíricos que continham informações suficientes sobre os programas, foi encontrado um número reduzido de artigos. Ampliamos nossas buscas e selecionamos 19 fontes, que foram utilizadas para descrever 5 programas educativos: PRIRES, CYBERTRAINIG, KIVA, CONRED E BEATBULLYING. Os programas foram descritos a partir das categorias: objetivo, referenciais teóricos, características, conteúdos, atividades e avaliação; e analisados à luz da perspectiva construtivista, visando identificar se as práticas são favoráveis ao desenvolvimento da autorregulação moral dos alunos. Os resultados obtidos indicam que o programa PRIRES foi o que mais atendeu aos nossos critérios de análise. Acreditamos na relevância da presente investigação, uma vez que apresentamos as características das diversas facetas da agressão virtual, bem como analisamos as intervenções educativas presentes na literatura para prevenir e reduzir a incidência destes problemas, trazendo implicações que podem embasar ações futuras nas escolas brasileiras. 

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Publicado

05/07/2017

Como Citar

BOZZA, T. C. L.; VINHA, T. P. Quando a violência virtual nos atinge: os programas de educação para a superação do cyberbullying e outras agressões virtuais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1919–1939, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.3.2017.10369. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10369. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Especial: Artigos

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