Atendimento educacional especializado integral e integrado: análise gramsciana de uma proposta da FENAPAES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10644

Palavras-chave:

Atendimento educacional especializado, Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, Educação especial, Gramsci

Resumo

O presente artigo analisa uma das propostas educacionais da Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (FENAPAES), formulada como Atendimento Educacional Especializado (AEE), entre 1998 a 2015. Trata-se de um estudo documental, fundamentado no pensamento de Antonio Gramsci. Porém, tal proposta educacional possui um caráter terapêutico, sem especificidade pedagógica e, inclusive, difere de uma formação humana integral, concebida por Gramsci, pois a perspectiva educacional da Fenapaes almeja uma educação profissionalizante precoce e a formação humana prevista não supera a fragmentação entre as dimensões intelectual e manual do trabalho produzida pela sociedade capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Henrique da Silva, Universidade Paulista - Professor titular

Professor titular do curso de Pedagogia da Universidade Paulista, Sorocaba. Doutor em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Cursou Pós-Graduação Latu Sensu em Direito Educacional pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR). Graduado como bacharel em Filosofia pela Faculdade Católica de Pouso Alegre (FACAPA). Também cursou Formação Pedagógica em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI/UFGD) e do Núcleo de Pesquisa em Direito à Educação – Educação Especial (NEPEDE’Es/UFSCar). Pesquisa sobre as seguintes temáticas: formação de professores; interface entre educação especial, educação do campo e educação escolar indígena; filosofia e sociologia da educação.

Douglas Christian Ferrari de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Professor Adjunto do Departamento de Educação, Política e Sociedade.

Doutor em educação no Programa de Pós-graduação em Educação pela Ufes. Possui graduação em pedagogia (2017) pela Uniube e em história (2003) pela Ufes, especialização (2004) e mestrado (2007) em História pela Ufes. Foi professor da Prefeitura Municipal de Vila Velha de 2004 a 2017. É professor adjunto do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Referências

ARAUJO, L. A. D. A proteção constitucional das pessoas portadoras de deficiência. 4 ed. Brasília: Corde, 2008.

BRASIL. Decreto n. 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2011.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1996.

CARVALHO, E. N.; CARVALHO, R. E.; COSTA, S. M. (Org.). Política de Atenção integral e integrada para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Brasília, DF: Fenapaes, 2011.

FENAPAES. Cartilha da Federação Nacional das Apaes (gestão 2015-2017). Brasília, DF: Fenapaes, 2016.

FENAPAES. Posicionamento do movimento apaeano em defesa da inclusão escolar de pessoas com deficiências intelectual e múltipla. Brasília, DF: Fenapaes, 2007.

FENAPAES. APAE educadora - a escola que buscamos: proposta orientadora das ações educacionais. Brasília, DF: Fenapaes, 2001a.

FENAPAES. Regimento Escolar: subsídios orientadores. Brasília, DF: Fenapaes, 2001b.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere – volume 1: introdução ao estudo da filosofia; a filosofia de Benedetto Croce. 7 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere – volume 2: os intelectuais; o princípio educativo; jornalismo. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

JANNUZZI, G. de M.; CAIADO, K. R. M. APAE: 1954 a 2011 – algumas reflexões. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

MARTINS, M. F. Sociedade civil e terceiro setor: apropriações indébitas do legado teórico-metodológico de Gramsci. Revista de Filosofia Aurora, Curitiba, v. 20, n. 26, p. 75-100, 2008. E-ISSN: 1980-5934.

MELO, D. C. F. Entre a luta e o direito: políticas públicas de educação para as pessoas com deficiência visual. Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2016.

MELO, D. C. F.; SILVA, J. H. As políticas públicas da educação especial e a Fenapaes sob a perspectiva gramsciana. Revista Ibero-americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 1, p. 151-164, 2016. E-ISSN: 1982-5587.

MOCHOCOVITCH, L. G. Gramsci e a escola. São Paulo: Ática, 2001.

MORAES, V. A. V. de. Publicização/privatização da educação especial no Paraná: Gestão Requião (2003-2010). 2011. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2011.

SAVIANI, D. Sobre a Natureza e a Especificidade da Educação. Revista Germinal: marxismo e Educação em debate, UFBA, Salvador, v.7, n.1, p. 286-293, 2015. E-ISSN: 2175-5604. DOI:10.9771/gmed.v7i1.13575.

SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.

SILVA, J. H. Federação Nacional das Apaes, hegemonia e propostas educacionais (1990-2015). 2017. 384f. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal São Carlos, São Carlos, 2017.

ZEN, E. T.; MELO, D. C. F. Gramsci, escola unitária e a formação humana. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 23, n. 1, p. 42-54, jan./abr., 2016. E-ISSN: 2178-2229. DOI:10.18764/2178-2229.v23n1p42-54.

Publicado

01/10/2018

Como Citar

SILVA, J. H. da; MELO, D. C. F. de. Atendimento educacional especializado integral e integrado: análise gramsciana de uma proposta da FENAPAES. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 5, p. 1652–1662, 2018. DOI: 10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10644. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10644. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos