Atendimento educacional especializado integral e integrado: análise gramsciana de uma proposta da FENAPAES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10644

Palavras-chave:

Atendimento educacional especializado, Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, Educação especial, Gramsci

Resumo

O presente artigo analisa uma das propostas educacionais da Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (FENAPAES), formulada como Atendimento Educacional Especializado (AEE), entre 1998 a 2015. Trata-se de um estudo documental, fundamentado no pensamento de Antonio Gramsci. Porém, tal proposta educacional possui um caráter terapêutico, sem especificidade pedagógica e, inclusive, difere de uma formação humana integral, concebida por Gramsci, pois a perspectiva educacional da Fenapaes almeja uma educação profissionalizante precoce e a formação humana prevista não supera a fragmentação entre as dimensões intelectual e manual do trabalho produzida pela sociedade capitalista.

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Biografia do Autor

João Henrique da Silva, Universidade Paulista - Professor titular

Professor titular do curso de Pedagogia da Universidade Paulista, Sorocaba. Doutor em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Cursou Pós-Graduação Latu Sensu em Direito Educacional pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR). Graduado como bacharel em Filosofia pela Faculdade Católica de Pouso Alegre (FACAPA). Também cursou Formação Pedagógica em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI/UFGD) e do Núcleo de Pesquisa em Direito à Educação – Educação Especial (NEPEDE’Es/UFSCar). Pesquisa sobre as seguintes temáticas: formação de professores; interface entre educação especial, educação do campo e educação escolar indígena; filosofia e sociologia da educação.

Douglas Christian Ferrari de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Professor Adjunto do Departamento de Educação, Política e Sociedade.

Doutor em educação no Programa de Pós-graduação em Educação pela Ufes. Possui graduação em pedagogia (2017) pela Uniube e em história (2003) pela Ufes, especialização (2004) e mestrado (2007) em História pela Ufes. Foi professor da Prefeitura Municipal de Vila Velha de 2004 a 2017. É professor adjunto do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

01/10/2018

Como Citar

SILVA, J. H. da; MELO, D. C. F. de. Atendimento educacional especializado integral e integrado: análise gramsciana de uma proposta da FENAPAES. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 5, p. 1652–1662, 2018. DOI: 10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10644. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10644. Acesso em: 23 abr. 2021.

Edição

Seção

Artigos