Atendimento educacional especializado integral e integrado: análise gramsciana de uma proposta da FENAPAES
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10644Palavras-chave:
Atendimento educacional especializado, Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, Educação especial, GramsciResumo
O presente artigo analisa uma das propostas educacionais da Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (FENAPAES), formulada como Atendimento Educacional Especializado (AEE), entre 1998 a 2015. Trata-se de um estudo documental, fundamentado no pensamento de Antonio Gramsci. Porém, tal proposta educacional possui um caráter terapêutico, sem especificidade pedagógica e, inclusive, difere de uma formação humana integral, concebida por Gramsci, pois a perspectiva educacional da Fenapaes almeja uma educação profissionalizante precoce e a formação humana prevista não supera a fragmentação entre as dimensões intelectual e manual do trabalho produzida pela sociedade capitalista.Downloads
Referências
ARAUJO, L. A. D. A proteção constitucional das pessoas portadoras de deficiência. 4 ed. Brasília: Corde, 2008.
BRASIL. Decreto n. 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2011.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1996.
CARVALHO, E. N.; CARVALHO, R. E.; COSTA, S. M. (Org.). Política de Atenção integral e integrada para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Brasília, DF: Fenapaes, 2011.
FENAPAES. Cartilha da Federação Nacional das Apaes (gestão 2015-2017). Brasília, DF: Fenapaes, 2016.
FENAPAES. Posicionamento do movimento apaeano em defesa da inclusão escolar de pessoas com deficiências intelectual e múltipla. Brasília, DF: Fenapaes, 2007.
FENAPAES. APAE educadora - a escola que buscamos: proposta orientadora das ações educacionais. Brasília, DF: Fenapaes, 2001a.
FENAPAES. Regimento Escolar: subsídios orientadores. Brasília, DF: Fenapaes, 2001b.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere – volume 1: introdução ao estudo da filosofia; a filosofia de Benedetto Croce. 7 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere – volume 2: os intelectuais; o princípio educativo; jornalismo. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
JANNUZZI, G. de M.; CAIADO, K. R. M. APAE: 1954 a 2011 – algumas reflexões. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
MARTINS, M. F. Sociedade civil e terceiro setor: apropriações indébitas do legado teórico-metodológico de Gramsci. Revista de Filosofia Aurora, Curitiba, v. 20, n. 26, p. 75-100, 2008. E-ISSN: 1980-5934.
MELO, D. C. F. Entre a luta e o direito: políticas públicas de educação para as pessoas com deficiência visual. Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2016.
MELO, D. C. F.; SILVA, J. H. As políticas públicas da educação especial e a Fenapaes sob a perspectiva gramsciana. Revista Ibero-americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 1, p. 151-164, 2016. E-ISSN: 1982-5587.
MOCHOCOVITCH, L. G. Gramsci e a escola. São Paulo: Ática, 2001.
MORAES, V. A. V. de. Publicização/privatização da educação especial no Paraná: Gestão Requião (2003-2010). 2011. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2011.
SAVIANI, D. Sobre a Natureza e a Especificidade da Educação. Revista Germinal: marxismo e Educação em debate, UFBA, Salvador, v.7, n.1, p. 286-293, 2015. E-ISSN: 2175-5604. DOI:10.9771/gmed.v7i1.13575.
SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.
SILVA, J. H. Federação Nacional das Apaes, hegemonia e propostas educacionais (1990-2015). 2017. 384f. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal São Carlos, São Carlos, 2017.
ZEN, E. T.; MELO, D. C. F. Gramsci, escola unitária e a formação humana. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 23, n. 1, p. 42-54, jan./abr., 2016. E-ISSN: 2178-2229. DOI:10.18764/2178-2229.v23n1p42-54.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.