Contribuições de Norbert Elias para a formação de professores nas sociedades complexas
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10998Palavras-chave:
Sociedades complexas, Formação de professores, Individualização, Socialização, Norbert EliasResumo
Este artigo discute a formação de professores no cenário das sociedades complexas, tendo como problema central: como compreender os novos desafios da formação de professores a partir das sociedades complexas? Inicialmente, ancora-se em Garcia, Nóvoa, Tardif e Lessard para discutir o conceito e a constituição da formação de professores, bem como os novos desafios para a formação de professores. Após, discute-se os conceitos de ‘individualização’ e ‘socialização’ de Norbert Elias e estabelecem-se relações desses conceitos com a formação de professores. Defende-se a posição de que a formação de professores ocorre em diferentes tempos e espaços formativos e em momentos individuais e coletivos, formando uma teia de relações.
Downloads
Referências
CENCI, A.; MARCON, T. Sociedades complexas e desafios educativos: individualização, socialização e democracia. In: MÜHL, E.; DALBOSCO, C.; CENCI, A. (orgs). Questões atuais da educação: sociedade complexa, pensamento pós-metafísico, democracia e formação humana. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.
ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 1994.
GARCIA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
HUNGER, D., ROSSI, R., SOUZA NETO, S. A teoria de Norbert Elias: uma análise do ser professor. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 697-710, 2011.
LEÃO, A. Norbert Elias & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O Trabalho Docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.