Contribuições de Norbert Elias para a formação de professores nas sociedades complexas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10998

Palavras-chave:

Sociedades complexas, Formação de professores, Individualização, Socialização, Norbert Elias

Resumo

Este artigo discute a formação de professores no cenário das sociedades complexas, tendo como problema central: como compreender os novos desafios da formação de professores a partir das sociedades complexas? Inicialmente, ancora-se em Garcia, Nóvoa, Tardif e Lessard para discutir o conceito e a constituição da formação de professores, bem como os novos desafios para a formação de professores. Após, discute-se os conceitos de ‘individualização’ e ‘socialização’ de Norbert Elias e estabelecem-se relações desses conceitos com a formação de professores. Defende-se a posição de que a formação de professores ocorre em diferentes tempos e espaços formativos e em momentos individuais e coletivos, formando uma teia de relações.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena o projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicações em periódicos qualificados e várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em co-organização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Carina Tonieto, lançado em 2013) e Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015). Pela Editora CRV publicou Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (em co-organização com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani, publicado em 2015), Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (em co-organização com Gionara Tauchen, lançado em 2016) e Epistemologias da Docência Universitária (em co-organização com Carina Tonieto, publicada em 2016 pela CRV). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil e ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior -  GIEPES, ligado à Unicamp.E-mail: altairfavero@gmail.com

Lidiane Limana Puiati Pagliarin, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutoranda em Educação na Universidade de Passo Fundo, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Licenciada em Pedagogia pela UFSM. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul e do projeto de pesquisa Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais. Atuou de 2009 a 2015 como professora de rede municipal de ensino e atualmente é professora de diversos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Erechim. Centra seus estudos nas seguintes temáticas: formação de professores, políticas educacionais, aprendizagem da docência, docência na educação superior, coordenação pedagógica em escolas. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil. Email: lidianepuiati@hotmail.com

 

Referências

CENCI, A.; MARCON, T. Sociedades complexas e desafios educativos: individualização, socialização e democracia. In: MÜHL, E.; DALBOSCO, C.; CENCI, A. (orgs). Questões atuais da educação: sociedade complexa, pensamento pós-metafísico, democracia e formação humana. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.

ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 1994.

GARCIA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

HUNGER, D., ROSSI, R., SOUZA NETO, S. A teoria de Norbert Elias: uma análise do ser professor. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 697-710, 2011.

LEÃO, A. Norbert Elias & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O Trabalho Docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Publicado

01/10/2018

Como Citar

FÁVERO, A. A.; PAGLIARIN, L. L. P. Contribuições de Norbert Elias para a formação de professores nas sociedades complexas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 5, p. 1598–1611, 2018. DOI: 10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10998. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10998. Acesso em: 3 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos