Atos de ler e brincar na universidade: uma experiência de formação de crianças, professores e acadêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i2.11682

Palavras-chave:

Ler, Brincar, Formação, Extensão.

Resumo

Trata sobre os atos de ler e brincar na universidade, uma experiência de formação de crianças, professores e acadêmicos do curso de Pedagogia, decorrentes de um projeto de extensão desenvolvido entre 2017 e 2018 no contexto de uma universidade pública. Destaca que as ações tiveram como foco a leitura, a brincadeira e a contação de histórias e, foram desenvolvidas por um grupo de bolsistas e voluntários vinculados ao curso de Pedagogia, bem como as crianças e professores da rede pública de ensino e filhos de funcionários da instituição. Problematiza a importância da organização de espaços de leitura e de brincar no contexto universitário, cujas práticas enriquecem a formação dos futuros profissionais e ampliam significativamente o desenvolvimento, aprendizagem, interesse e criatividade das crianças. Considera a parceria entre a universidade e a rede pública de educação como uma estratégia política e pedagógica de formação de todos os sujeitos envolvidos.

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Biografia do Autor

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Docente do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR; Doutora em Educação pela USP.

Marcos Gehrke, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Docente do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR; Doutor em Educação pela UFPR.

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Publicado

01/01/2019

Como Citar

LIRA, A. C. M.; GEHRKE, M. Atos de ler e brincar na universidade: uma experiência de formação de crianças, professores e acadêmicos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 620–633, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i2.11682. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11682. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência