Teorias da educação e formação do educador: contra o esvaziamento do conteúdo e a favor de uma práxis revolucionária
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.12044Palavras-chave:
Teorias da Educação, Formação do Educador, Relação teoria-prática.Resumo
O presente artigo tem como finalidade apresentar a importância da disciplina Teorias da Educação e Formação do Educador no currículo dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), cujos estudantes, majoritariamente, são professores provenientes da rede básica dos municípios e estados do Nordeste brasileiro. O estudo em tela é ancorado na perspectiva da ontologia marxiano-lukacsiana, de natureza teórico-bibliográfica, apreendendo o corpus teórico dos estudos de Commenius a Saviani. Asseveramos que os estudos dos clássicos aos contemporâneos contribuem com uma espécie de edifício teórico do programa, fortalecendo as relações entre teoria e prática na formação de educadores, o que, por conseguinte, reverbera em sua práxis.Downloads
Referências
ALVES, Antonio Lopes. A Determinação onto-societária do educar ou para uma crítica da vontade educativa. Verinotio – Revista On-line de Educação e Ciências Humanas. Nº 1, Ano I, Outubro de 2004.
COSTA, Gilmaísa. Indivíduo e Sociedade. Maceió. UFAL, 2007.
JIMENEZ, Susana. A educação sobre quatro pilares: uma nova pedagogia em favor de uma velha ordem? – Videoconferência. Palestra realizada durante o VIII Colóquio de Formação de Professores e Docência Universitária que ocorreu na tarde do dia 7 de junho de 2013 na sala Papirus da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Promoção: Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Docência Universitária e Inovações Pedagógicas e Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Marxismo e Formação do Educador – MarxEduca. Gravação e edição: Efrain Maciel e Silva. Publicada em 8 jun. 2013. Disponível em: <http://boletimef.org>. Acesso em 29 out. 2018.
LEONTIEV, Alexis. O Desenvolvimento do Psiquismo. Lisboa. Livros Horizonte, 1978.
LIMA, Marteana. Trabalho, Reprodução Social e Educação em Lukács. 2009. 127f., Dissertação de Mestrado – UECE, Fortaleza, 2009.
LUKÁCS, G. Conversando com Lukács. Trad. Giseh Vianna Konder. São Paulo: Instituto Lukács, 2014.
LUKÁCS, G.. Ontologia do ser social: Os princípios ontológicos fundamentais de Marx. Trad. Carlos Nelson Coutinho. São Paulo, Ciências Humanas, 1979.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. Trad. Frank Muller. São Paulo: Martin Claret, 2005
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas. Autores Associados, 2005.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. São Paulo. Autores Associados, 2012.
TONET, Ivo. A crise das ciências sociais. Disponível em:<https://observatorioveiasabertas.com.br/wp-content/uploads/2018/02/a_crise_das_ciencias_sociais.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.