Teorias da educação e formação do educador: contra o esvaziamento do conteúdo e a favor de uma práxis revolucionária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.12044

Palavras-chave:

Teorias da Educação, Formação do Educador, Relação teoria-prática.

Resumo

O presente artigo tem como finalidade apresentar a importância da disciplina Teorias da Educação e Formação do Educador no currículo dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), cujos estudantes, majoritariamente, são professores provenientes da rede básica dos municípios e estados do Nordeste brasileiro. O estudo em tela é ancorado na perspectiva da ontologia marxiano-lukacsiana, de natureza teórico-bibliográfica, apreendendo o corpus teórico dos estudos de Commenius a Saviani. Asseveramos que os estudos dos clássicos aos contemporâneos contribuem com uma espécie de edifício teórico do programa, fortalecendo as relações entre teoria e prática na formação de educadores, o que, por conseguinte, reverbera em sua práxis.

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Biografia do Autor

Ruth Maria de Paula Gonçalves, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará  (PPGE/UECE). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora do Instituto de Pesquisa do Movimento Operário IMO/UECE.

Betanea Moreira de Moraes, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará  ( PPGE/UECE). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora do Instituto de Pesquisa do Movimento Operário IMO/UECE

Maria das Dores Mendes Segundo, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGEB/UFC). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Pesquisadora do Instituto de Pesquisa do Movimento Operário-  IMO/UECE

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Publicado

02/09/2019

Como Citar

GONÇALVES, R. M. de P.; DE MORAES, B. M.; MENDES SEGUNDO, M. das D. Teorias da educação e formação do educador: contra o esvaziamento do conteúdo e a favor de uma práxis revolucionária. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 4, p. 2333–2344, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i4.12044. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12044. Acesso em: 23 abr. 2021.

Edição

Seção

Artigos