Fortalecimento dos conselhos escolares no cenário da gestão democrática da rede municipal de ensino de Santa Maria – RS
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.12093Palavras-chave:
Conselhos escolares, Formação de conselheiros escolares, Políticas públicas, Gestão escolar democrática.Resumo
O artigo é resultante dos estudos realizados no bojo das pesquisas do grupo Gestar/CNPq, e constitui-se uma das produções do curso de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Aborda os princípios da gestão democrática a partir da atuação e fortalecimento dos conselhos escolares nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS. Nesse contexto, esta pesquisa priorizou compreender como se configura a atuação dos conselhos escolares na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, na perspectiva da gestão democrática, no sentido de contribuir com diretrizes para o fortalecimento desses órgãos colegiados. Verificou-se, no decorrer da pesquisa, que o conceito de gestão educacional resulta de uma mudança de postura frente ao trabalho no contexto das instituições. Com os resultados desse estudo, construiu-se diretrizes destinadas à formação para conselheiros escolares das escolas municipais de Santa Maria/RS. Concluiu-se que com a formação dos membros dos conselhos escolares torna-se possível construir e consolidar a identidade da escola, no sentido de constituir-se como uma instituição de natureza democrática, participativa e que valoriza a pluralidade sociocultural.
Downloads
Referências
BOBBIO. N. A era dos direitos. Nova ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
HORIKAWA, A. Y. Pesquisa Colaborativa: uma construção compartilhada de instrumentos. Revista Intercâmbio, São Paulo, v. 18, p. 22-42, 2008.
IBIAPINA, I. M. L. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora. 2008.
LÜCK, H. A gestão participativa na escola. 11.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013 a.
LÜCK, H. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013 b.
LUNA, S. V. de. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2002.
MOROZ, M. GIANFALDONI, M. H. T. A. O processo de pesquisa: iniciação. 2. ed. Brasília: Líber Livro, 2006.
MULLER, P.; SUREL, Y. Análise das políticas públicas. Pelotas, EDUCAT, 2002.
PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.