O envolvimento entre família-escola de pré-escolares com deficiência, dificuldades escolares e desenvolvimento típico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.1.12213

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Infantil, Relação família-escola, Políticas educacionais.

Resumo

Com o objetivo de comparar e discutir o envolvimento entre família-escola, esse estudo contou com a participação de 87 familiares, nos quais 27 tinham filhos com deficiência, 30 com indicativo de dificuldades escolares e 30 com desenvolvimento típico. Os dados quantitativos foram analisados com métodos descritivos – medidas de tendência central e dispersão –, juntamente com o teste ANOVA para comparar os grupos. Os resultados sugeriram que as pré-escolas que essas crianças frequentavam se relacionavam de maneira diferenciada com cada uma de suas famílias, supondo melhores interações com os que tinham filhos com desenvolvimento típico. Os outros dois grupos demonstraram um envolvimento superficial, especialmente aqueles com indicativo de dificuldades escolares.

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Biografia do Autor

Danielli Gualda Marins, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP – Brasil. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Departamento de Psicologia.

Fabiana Cia, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP – Brasil. Docente do Departamento de Psicologia.

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Publicado

01/04/2019

Como Citar

GUALDA MARINS, D.; CIA, F. O envolvimento entre família-escola de pré-escolares com deficiência, dificuldades escolares e desenvolvimento típico. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.1, p. 883–899, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.1.12213. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12213. Acesso em: 24 nov. 2024.

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