Tramitação legislativa do plano municipal de educação de Jataí – GO: tensões, embates e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13347

Palavras-chave:

Plano municipal de educação, Câmara de vereadores, Gestão democrática, Participação.

Resumo

Este texto tem por objetivo relatar e problematizar o processo de tramitação legislativa do Plano Municipal de Educação de Jataí, município do Sudoeste Goiano. Para tanto, ocupa-se de análise documental de atas das sessões da Câmara Municipal nas quais foram apreciadas o projeto de lei do Plano de educação e notícias disponíveis na internet acerca desse processo à luz da análise crítica do discurso. Os documentos revelam pouco das tensões e embates vividos na casa legislativa, mas esse silêncio oculta projetos e processos em disputa. Apesar de caracterizar a realidade local do referido município, a reflexão empreendida aponta para os (des)caminhos da participação e da gestão democrática, os quais são recorrentes na política educacional brasileira em todos os níveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Alberto Vicente de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG), Jataí - GO

Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Fernando Silva dos Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG), Jataí - GO

Docente do Curso de Pedagogia.

Referências

BORDIGNON, Genuíno. Gestão da educação no município. Sistema, Conselho e Plano. São Paulo: Editora e Livraria Paulo Freire, 2009.

BORDIGNON, Genuíno. Caminhar da educação brasileira: muitos planos, pouco planejamento. In: SOUZA, Donaldo Bello de; MARTINS, Angela Maria (Orgs). Planos de educação no Brasil: planejamento, políticas e práticas. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 29-54.

BRASIL. Lei do Plano Nacional de Educação de n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília: DF, 26 jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 04 ago. 2017.

CÂMARA MUNICIPAL DE JATAÍ. Ata da reunião realizada no dia 24 de junho de 2015. Disponível em: https://www.jatai.go.leg.br/sessao/231 Acesso em: 20 ago. 2019.

CÂMARA MUNICIPAL DE JATAÍ. Ata da reunião realizada no dia 24 de junho de 2015b. Disponível em: https://www.jatai.go.leg.br/sessao/232. Acesso em: 20 ago. 2019.

CHASIN, José. A miséria brasileira: 1964-1994 – do Golpe Militar à Crise Social. São Paulo: Estudos e Edições Ad Hominem, 2000.

EVANGELISTA, Olinda; SHIROMA, Eneida Oto. Subsídios teórico-metodológicos para o trabalho com documentos de política educacional: contribuições do marxismo. In: CÊA, Georgia Sobreira; RUMMERT, Sonia Maria; GONÇALVES, Leonardo Dorneles (orgs). Trabalho e educação. Interlocuções marxistas. Rio Grande: Editora da Furg, 2018. p. 87-124.

FERNANDES, Florestan. Florestan Fernandes na constituinte: leituras para a reforma política. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo Expressão Popular, 2014.

MELO, Iran Ferreira de. Análise crítica do discurso: modelo de análise linguística e intervenção social. Estudos linguísticos, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 1335-1346, set./dez. 2011.

OLIVEIRA, Camila Alberto Vicente de Oliveira; SANTOS, Fernando Silva dos. Educação infantil no Plano Municipal de Educação de Jataí/ Goiás: vicissitudes e conquistas. Laplage em Revista (Sorocaba), v. 5, n. 3, p. 57–66, set./dez. 2019.

OLIVEIRA, Regina Cestari de. A lei de diretrizes e bases da educação nacional: tramitação legislativa e aspectos principais. Nuances. v. 4, p. 25-34, set. 1998.

RAIMANN, Ari; FARIAS, Rosângela Henrique da Silva. Monitoramento e avaliação do PME de Jataí-GO: desafios da educação. Laplage em Revista (Sorocaba), v. 5, n. 3, p. 67–77, set./dez. 2019.

SAVIANI, Dermeval. Sistemas de ensino e planos de educação: o âmbito dos municípios. Educ. Soc., Campinas, v. 20, n. 69, p. 119-136, dez. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000400006&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 ago. 2019.

SHIROMA, Eneida Oto et al. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 427-446, jan. 2005. ISSN 2175-795X. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9769. Acesso em: 02 fev. 2018.

Publicado

04/03/2020

Como Citar

OLIVEIRA, C. A. V. de; SANTOS, F. S. dos. Tramitação legislativa do plano municipal de educação de Jataí – GO: tensões, embates e perspectivas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp.1, p. 751–763, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp.1.13347. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13347. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática - Planos de educação: processos, condições e situações