Tramitação legislativa do plano municipal de educação de Jataí – GO: tensões, embates e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13347Palavras-chave:
Plano municipal de educação, Câmara de vereadores, Gestão democrática, Participação.Resumo
Este texto tem por objetivo relatar e problematizar o processo de tramitação legislativa do Plano Municipal de Educação de Jataí, município do Sudoeste Goiano. Para tanto, ocupa-se de análise documental de atas das sessões da Câmara Municipal nas quais foram apreciadas o projeto de lei do Plano de educação e notícias disponíveis na internet acerca desse processo à luz da análise crítica do discurso. Os documentos revelam pouco das tensões e embates vividos na casa legislativa, mas esse silêncio oculta projetos e processos em disputa. Apesar de caracterizar a realidade local do referido município, a reflexão empreendida aponta para os (des)caminhos da participação e da gestão democrática, os quais são recorrentes na política educacional brasileira em todos os níveis.Downloads
Referências
BORDIGNON, Genuíno. Gestão da educação no município. Sistema, Conselho e Plano. São Paulo: Editora e Livraria Paulo Freire, 2009.
BORDIGNON, Genuíno. Caminhar da educação brasileira: muitos planos, pouco planejamento. In: SOUZA, Donaldo Bello de; MARTINS, Angela Maria (Orgs). Planos de educação no Brasil: planejamento, políticas e práticas. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 29-54.
BRASIL. Lei do Plano Nacional de Educação de n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília: DF, 26 jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 04 ago. 2017.
CÂMARA MUNICIPAL DE JATAÍ. Ata da reunião realizada no dia 24 de junho de 2015. Disponível em: https://www.jatai.go.leg.br/sessao/231 Acesso em: 20 ago. 2019.
CÂMARA MUNICIPAL DE JATAÍ. Ata da reunião realizada no dia 24 de junho de 2015b. Disponível em: https://www.jatai.go.leg.br/sessao/232. Acesso em: 20 ago. 2019.
CHASIN, José. A miséria brasileira: 1964-1994 – do Golpe Militar à Crise Social. São Paulo: Estudos e Edições Ad Hominem, 2000.
EVANGELISTA, Olinda; SHIROMA, Eneida Oto. Subsídios teórico-metodológicos para o trabalho com documentos de política educacional: contribuições do marxismo. In: CÊA, Georgia Sobreira; RUMMERT, Sonia Maria; GONÇALVES, Leonardo Dorneles (orgs). Trabalho e educação. Interlocuções marxistas. Rio Grande: Editora da Furg, 2018. p. 87-124.
FERNANDES, Florestan. Florestan Fernandes na constituinte: leituras para a reforma política. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo Expressão Popular, 2014.
MELO, Iran Ferreira de. Análise crítica do discurso: modelo de análise linguística e intervenção social. Estudos linguísticos, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 1335-1346, set./dez. 2011.
OLIVEIRA, Camila Alberto Vicente de Oliveira; SANTOS, Fernando Silva dos. Educação infantil no Plano Municipal de Educação de Jataí/ Goiás: vicissitudes e conquistas. Laplage em Revista (Sorocaba), v. 5, n. 3, p. 57–66, set./dez. 2019.
OLIVEIRA, Regina Cestari de. A lei de diretrizes e bases da educação nacional: tramitação legislativa e aspectos principais. Nuances. v. 4, p. 25-34, set. 1998.
RAIMANN, Ari; FARIAS, Rosângela Henrique da Silva. Monitoramento e avaliação do PME de Jataí-GO: desafios da educação. Laplage em Revista (Sorocaba), v. 5, n. 3, p. 67–77, set./dez. 2019.
SAVIANI, Dermeval. Sistemas de ensino e planos de educação: o âmbito dos municípios. Educ. Soc., Campinas, v. 20, n. 69, p. 119-136, dez. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000400006&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 ago. 2019.
SHIROMA, Eneida Oto et al. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 427-446, jan. 2005. ISSN 2175-795X. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9769. Acesso em: 02 fev. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.