Tramitação legislativa do plano municipal de educação de Jataí – GO: tensões, embates e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13347

Palavras-chave:

Plano municipal de educação, Câmara de vereadores, Gestão democrática, Participação.

Resumo

Este texto tem por objetivo relatar e problematizar o processo de tramitação legislativa do Plano Municipal de Educação de Jataí, município do Sudoeste Goiano. Para tanto, ocupa-se de análise documental de atas das sessões da Câmara Municipal nas quais foram apreciadas o projeto de lei do Plano de educação e notícias disponíveis na internet acerca desse processo à luz da análise crítica do discurso. Os documentos revelam pouco das tensões e embates vividos na casa legislativa, mas esse silêncio oculta projetos e processos em disputa. Apesar de caracterizar a realidade local do referido município, a reflexão empreendida aponta para os (des)caminhos da participação e da gestão democrática, os quais são recorrentes na política educacional brasileira em todos os níveis.

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Biografia do Autor

Camila Alberto Vicente de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG), Jataí - GO

Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Fernando Silva dos Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG), Jataí - GO

Docente do Curso de Pedagogia.

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Publicado

04/03/2020

Como Citar

OLIVEIRA, C. A. V. de; SANTOS, F. S. dos. Tramitação legislativa do plano municipal de educação de Jataí – GO: tensões, embates e perspectivas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp.1, p. 751–763, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp.1.13347. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13347. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática - Planos de educação: processos, condições e situações