A formação docente e o tecnicismo pedagógico: um desafio para a educação contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13837

Palavras-chave:

Formação docente, Correntes pedagógicas, Tecnologias na educação, Prática docente, Docência no ensino superior.

Resumo

A discussão sobre a formação docente suscita convergências e divergências entre correntes pedagógicas tecnicista e inovadora. Nesse sentido, a temática desafia educadores, especialmente aqueles que atuam na docência do Ensino Superior, a reavaliar a prática docente, pois a aprendizagem pautada em paradigmas conservadores domestifica e imobiliza os sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, tolhendo-lhes sua rebeldia intelectual. Com base nessa premissa, este trabalho aborda a formação docente e a fragmentação do conhecimento, uma herança advinda dos paradigmas conservadores da educação, a partir das abordagens tradicional, escolanovista e tecnicista. Este trabalho oportuniza uma reflexão sobre a prática pedagógica no Ensino Superior na formação docente, e busca provocar uma discussão sobre o professor reflexivo. Além disso, o trabalho aborda o pensamento newtoniano-cartesiano, o tecnicismo, e inserção das tecnologias na educação, no intuito de problematizar as convergências e as divergências entre os paradigmas tecnicista e inovador.

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Biografia do Autor

Simão Alberto, Instituto Federal Catarinense (IFC), Araquari – SC

Professor EBTT.

Reginaldo Leandro Placido, Instituto Federal Catarinense (IFC), Araquari – SC

Professor EBTTT.

Ivonete Telles Medeiros Placido, Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), Indaial – SC

Professora. Faculdades de Educação.

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Publicado

26/06/2020

Como Citar

ALBERTO, S.; PLACIDO, R. L.; PLACIDO, I. T. M. A formação docente e o tecnicismo pedagógico: um desafio para a educação contemporânea. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp2, p. 1652–1668, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp2.13837. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13837. Acesso em: 22 dez. 2024.