“Música, maestro!” Uma ferramenta multimídia para apoio ao ensino da música na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.14224

Palavras-chave:

Ensino da música, Livro multimídia interativo, Instrumentos da orquestra, Ludicidade, Ensino Fundamental

Resumo

O artigo descreve parte do processo de criação e produção do livro multimídia interativo “Música, Maestro!”, desenvolvido no doutorado do Programa de Pós Graduação em Mídia e Tecnologia da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP, procurando atender os desafios da educação na atualidade com o ensino remoto, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), na Agenda 2030 e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no tocante à educação de qualidade e inovação. O recurso será utilizado nos laboratórios de informática das unidades escolares, vindo ao encontro das gerações atuais, que são atraídas para a tecnologia, potencializando a aprendizagem com diversão, favorecendo, também, aos professores polivalentes para trabalharem o ensino da música, apresentando os instrumentos da orquestra sinfônica nas diferentes famílias instrumentais por meio de linguagem multimídia aos alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, de forma didática, lúdica, interativa e acessível.

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Biografia do Autor

Gislene Victoria Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru – SP – Brasil

Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia.

Marcos Danilo Graciano, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru – SP – Brasil

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia.

Vania Cristina Pires Nogueira Valente, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru – SP – Brasil

Livre Docente, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia. Doutorado Acadêmico (FAAC/UNESP).

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Publicado

02/01/2022

Como Citar

VICTORIA SILVA, G.; GRACIANO, M. D.; PIRES NOGUEIRA VALENTE, V. C. “Música, maestro!” Uma ferramenta multimídia para apoio ao ensino da música na educação básica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0213–0228, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i1.14224. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14224. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos