Ensino remoto na educação superior: impactos na formação inicial docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.14238

Palavras-chave:

Formação inicial, Ensino remoto, Educação superior

Resumo

Ao apontar situações sociais que impactam no campo educacional, emergem inquietações acerca de ações decorrentes de medidas de prevenção da pandemia causada pela Covid-19. Nessa direção, este artigo objetiva refletir sobre as percepções de estudantes do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais, a partir da experiência do ensino remoto, verificando impactos no processo de formação inicial dos estudantes. A reflexão teórica parte de diferentes legislações sobre o ensino remoto; distinção entre ensino remoto e educação a distância; o uso das tecnologias e a pandemia do Covid-19. O estudo destaca percepções em relação aos modos de organização pessoal do tempo, do processo de autonomia de estudos, de habilidades de uso de recursos digitais ou da inviabilidade de acesso à rede de internet, o que gerou impactos no processo de aprendizagem dos estudantes e nos modos de relação com os diferentes contextos formativos.

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Biografia do Autor

Joselma Silva, Secretaria Municipal de Educação de Lavras (SME), Lavras – MG

Professora da Rede Municipal. Mestrado em Educação (UFLA).

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras-MG

Professora no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UNICAMP).

Giovanna Rodrigues Cabral, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras-MG

Professora no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (PUC-Rio).

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Publicado

01/02/2021

Como Citar

SILVA, J.; GOULART, I. do C. V.; CABRAL, G. R. Ensino remoto na educação superior: impactos na formação inicial docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 407–423, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.14238. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14238. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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