Políticas de internacionalização universitária na Argentina: mobilidade de estudantes e produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp4.14504

Palavras-chave:

Educação superior, Internacionalização, Mobilidade estudantil, Produção científica, Argentina

Resumo

A internacionalização do ensino superior oferece desafios e oportunidades para os países em processo de industrialização. Dentro de uma dinâmica de poder, as universidades das nações centrais dominam o cenário para atrair estudantes de todo o mundo. Enquanto isso, a América Latina se apresenta com capacidade limitada e principalmente regional de convocação; A Argentina não é exceção. O objetivo deste trabalho é indagar sobre os processos de internacionalização em relação ao fluxo de estudantes e pesquisadores no setor universitário argentino a partir de informações secundárias. Aborda-se aqui as múltiplas definições do conceito, expõe-se as principais políticas desenvolvidas pelos órgãos governamentais e analisa-se as dimensões relativas à mobilidade estudantil e à internacionalização da produção científica, apresentando dados estatísticos que dão conta dos fenômenos estudados.

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Biografia do Autor

Marcelo Rabossi, Universidad Torcuato Di Tella (UTDT), Buenos Aires

Profesor de Tiempo Completo. Doctorado en Educación (SUNY) – Albany.

Ariadna Guaglianone, Universidad Abierta Interamericana (UAI), Buenos Aires

Secretaria de Investigación. Doctorado en Ciencias Sociales (FLACSO).

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Publicado

01/12/2020

Como Citar

RABOSSI, M.; GUAGLIANONE, A. Políticas de internacionalização universitária na Argentina: mobilidade de estudantes e produção científica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp4, p. 2556–2576, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp4.14504. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14504. Acesso em: 22 dez. 2024.