Políticas de internacionalização universitária na Argentina: mobilidade de estudantes e produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp4.14504

Palavras-chave:

Educação superior, Internacionalização, Mobilidade estudantil, Produção científica, Argentina

Resumo

A internacionalização do ensino superior oferece desafios e oportunidades para os países em processo de industrialização. Dentro de uma dinâmica de poder, as universidades das nações centrais dominam o cenário para atrair estudantes de todo o mundo. Enquanto isso, a América Latina se apresenta com capacidade limitada e principalmente regional de convocação; A Argentina não é exceção. O objetivo deste trabalho é indagar sobre os processos de internacionalização em relação ao fluxo de estudantes e pesquisadores no setor universitário argentino a partir de informações secundárias. Aborda-se aqui as múltiplas definições do conceito, expõe-se as principais políticas desenvolvidas pelos órgãos governamentais e analisa-se as dimensões relativas à mobilidade estudantil e à internacionalização da produção científica, apresentando dados estatísticos que dão conta dos fenômenos estudados.

Biografia do Autor

Marcelo Rabossi, Universidad Torcuato Di Tella (UTDT), Buenos Aires

Profesor de Tiempo Completo. Doctorado en Educación (SUNY) – Albany.

Ariadna Guaglianone, Universidad Abierta Interamericana (UAI), Buenos Aires

Secretaria de Investigación. Doctorado en Ciencias Sociales (FLACSO).

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Publicado

01/12/2020

Como Citar

RABOSSI, M.; GUAGLIANONE, A. Políticas de internacionalização universitária na Argentina: mobilidade de estudantes e produção científica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp4, p. 2556–2576, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp4.14504. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14504. Acesso em: 25 fev. 2021.