O processo de compartilhamento do conhecimento no sistema de tutoria
Uma análise da relação intra e entre-setores
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.14655Palavras-chave:
Ensino a distância, Tutor, Processo de comunicação, Compartilhamento do conhecimentoResumo
O objetivo desta pesquisa é analisar o processo de compartilhamento do conhecimento entre profissionais intra e entre-setores de uma IES privada na modalidade EaD. Este estudo de caso é de natureza aplicada com abordagem quantitativa através de pesquisa descritiva-exploratória em IES. A coleta de dados foi através de questionário online, 77 respondentes de uma população com 96 tutores, possibilitando 98% de confiança na análise com 5% de erro amostral. Esta pesquisa permite apresentar um panorama sobre os processos de comunicação e compartilhamento do conhecimento existentes na IES em estudo, identificando que os tutores devem estar em sinergia com os profissionais dos outros setores para que os alunos possam finalizar suas atividades avaliativas de forma adequada, como também permitir refinar atividades pedagógicas das disciplinas.
Downloads
Referências
ALARCON, D. F. Diretrizes para práticas de gestão do conhecimento na educação a distância. 2015. 201 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
BENTES, R. F. A avaliação do tutor. In: LITTO M. F.; FORMIGA, M. M. M. (org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p. 160-173.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação a Distância. Referenciais de qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília, DF: MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 31 maio 2018.
BUSSAB, W.; BOLFARINE, H. Elementos de amostragem. São Paulo: Edgar Blucher, 2005.
CHENG, E. C. K.; LEE, J. C. K. The management process for creating school intellectual. De La Salle University, v. 25, n. 4, p. 559-566, feb. 2016. Disponível em: https://repository.eduhk.hk/en/publications/knowledge-management-process-for-creating-school-intellectual-cap-5. Acesso em: 10 out. 2021.
CUNHA, L. M. A. Modelos Rasch e Escalas de Likert e Thurstone na medição de atitudes. 2007. 78 f. Dissertação (Mestrado em Probabilidades e Estatística) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2007.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
DISESTER, G. Individual and social barriers to knowledge transfer. In: PROCEEDINGS OF THE HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCES, 34., 2001. Hawaii. Annals [...]. Hawai, USA: IEEE, 2001. p. 1-7.
GHANI, S. R. Knowledge management: tools and techniques. DESIDOC Journal of Library & Information Technology, v. 29, n. 6, p. 33-38, nov. 2009. Disponível em: https://publications.drdo.gov.in/ojs/index.php/djlit/article/view/276. Acesso em: 10 set. 2021.
FLEURY, M. T. L.; WERLANG, S. R. da C. Pesquisa aplicada: conceitos e abordagens. Anuário de Pesquisa GVPesquisa, [S. l.]: FGV, 2017. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/apgvpesquisa/article/view/72796. Acesso em: fev. 2020.
LENZI, G. K. S. Framework para o compartilhamento do conhecimento na gestão de tutoria de cursos de educação a distância. 2014. 304 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
LIN, H. F. Effects of extrinsic and intrinsic motivation on employee knowledge sharing
intentions. Journal of Information Science, v. 33, n. 2, p. 135-149, 2006.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
NUNES, C. S. O compartilhamento de conhecimento entre os agentes de um curso na modalidade EaD: um estudo de caso. 2013. 145 f. Dissertação (Mestrado Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
NUNES, C. S. et al. Criação e compartilhamento do conhecimento em EaD. Renote - Revista Novas Tecnologias na Educação, Pelotas, v. 9, n. 1, p. 1-10, jul. 2011. Disponível em: http://neogap.egc.ufsc.br/wp-content/uploads/2012/07/compartilhamento-do-conheci mento-renote-2012-marina.pdf. Acesso em: 25 abr. 2018.
RISSI, M. A confiança e as relações interpessoais assegurando o compartilhamento do conhecimento no ambiente virtual de aprendizagem. 2013. 204 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
SCHUELTER, G. Modelo de educação a distância empregando ferramentas e técnicas de gestão do conhecimento. 2010. 262 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
SANTOS, I. E. Manual de métodos e técnicas de pesquisa científica. 5. ed. São Paulo: Impetus, 2005.
TARCIA, R. M. L. et al. Os significados da qualidade na EAD. In: Censo EAD Brasil 2018: Relatório Analítico de Aprendizagem a Distância no Brasil. São Paulo: Associação Brasileira de Educação a Distância, 2019. p. 1-1.
WANG, S.; NOE, R. A. Knowledge sharing: a review and directions for future research. Human Resource Management Review, v. 20, p. 115-131, 2010.
WIIG, K. M. What the future knowledge management users may expect. Journal of Knowledge Management, v. 3, n. p. 155-165, 1997. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/13673279910275611/full/html?skipTracking=true. Acesso em: 10 fev. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Gabriel Coutinho Calvi, Iara Carnevale de Almeida, Letícia Fleig Dal Forno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.