O processo de compartilhamento do conhecimento no sistema de tutoria

Uma análise da relação intra e entre-setores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.14655

Palavras-chave:

Ensino a distância, Tutor, Processo de comunicação, Compartilhamento do conhecimento

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar o processo de compartilhamento do conhecimento entre profissionais intra e entre-setores de uma IES privada na modalidade EaD. Este estudo de caso é de natureza aplicada com abordagem quantitativa através de pesquisa descritiva-exploratória em IES. A coleta de dados foi através de questionário online, 77 respondentes de uma população com 96 tutores, possibilitando 98% de confiança na análise com 5% de erro amostral. Esta pesquisa permite apresentar um panorama sobre os processos de comunicação e compartilhamento do conhecimento existentes na IES em estudo, identificando que os tutores devem estar em sinergia com os profissionais dos outros setores para que os alunos possam finalizar suas atividades avaliativas de forma adequada, como também permitir refinar atividades pedagógicas das disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Coutinho Calvi, Universidade CESUMAR (UNICESUMAR), Maringá – PR – Brasil

Tutor do ensino a distância. Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações.

Iara Carnevale de Almeida, Universidade CESUMAR (UNICESUMAR), Maringá – PR – Brasil

Professora de TI e bolsista de produtividade ICETI, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Doutorado em informática.

Letícia Fleig Dal Forno, Universidade CESUMAR (UNICESUMAR), Maringá – PR – Brasil

Professora de TI e bolsista produtividade ICETI, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Doutorado em Programa de Doutoramento em Educação.

Referências

ALARCON, D. F. Diretrizes para práticas de gestão do conhecimento na educação a distância. 2015. 201 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

BENTES, R. F. A avaliação do tutor. In: LITTO M. F.; FORMIGA, M. M. M. (org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p. 160-173.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação a Distância. Referenciais de qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília, DF: MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 31 maio 2018.

BUSSAB, W.; BOLFARINE, H. Elementos de amostragem. São Paulo: Edgar Blucher, 2005.

CHENG, E. C. K.; LEE, J. C. K. The management process for creating school intellectual. De La Salle University, v. 25, n. 4, p. 559-566, feb. 2016. Disponível em: https://repository.eduhk.hk/en/publications/knowledge-management-process-for-creating-school-intellectual-cap-5. Acesso em: 10 out. 2021.

CUNHA, L. M. A. Modelos Rasch e Escalas de Likert e Thurstone na medição de atitudes. 2007. 78 f. Dissertação (Mestrado em Probabilidades e Estatística) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2007.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

DISESTER, G. Individual and social barriers to knowledge transfer. In: PROCEEDINGS OF THE HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCES, 34., 2001. Hawaii. Annals [...]. Hawai, USA: IEEE, 2001. p. 1-7.

GHANI, S. R. Knowledge management: tools and techniques. DESIDOC Journal of Library & Information Technology, v. 29, n. 6, p. 33-38, nov. 2009. Disponível em: https://publications.drdo.gov.in/ojs/index.php/djlit/article/view/276. Acesso em: 10 set. 2021.

FLEURY, M. T. L.; WERLANG, S. R. da C. Pesquisa aplicada: conceitos e abordagens. Anuário de Pesquisa GVPesquisa, [S. l.]: FGV, 2017. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/apgvpesquisa/article/view/72796. Acesso em: fev. 2020.

LENZI, G. K. S. Framework para o compartilhamento do conhecimento na gestão de tutoria de cursos de educação a distância. 2014. 304 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

LIN, H. F. Effects of extrinsic and intrinsic motivation on employee knowledge sharing

intentions. Journal of Information Science, v. 33, n. 2, p. 135-149, 2006.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

NUNES, C. S. O compartilhamento de conhecimento entre os agentes de um curso na modalidade EaD: um estudo de caso. 2013. 145 f. Dissertação (Mestrado Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

NUNES, C. S. et al. Criação e compartilhamento do conhecimento em EaD. Renote - Revista Novas Tecnologias na Educação, Pelotas, v. 9, n. 1, p. 1-10, jul. 2011. Disponível em: http://neogap.egc.ufsc.br/wp-content/uploads/2012/07/compartilhamento-do-conheci mento-renote-2012-marina.pdf. Acesso em: 25 abr. 2018.

RISSI, M. A confiança e as relações interpessoais assegurando o compartilhamento do conhecimento no ambiente virtual de aprendizagem. 2013. 204 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

SCHUELTER, G. Modelo de educação a distância empregando ferramentas e técnicas de gestão do conhecimento. 2010. 262 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

SANTOS, I. E. Manual de métodos e técnicas de pesquisa científica. 5. ed. São Paulo: Impetus, 2005.

TARCIA, R. M. L. et al. Os significados da qualidade na EAD. In: Censo EAD Brasil 2018: Relatório Analítico de Aprendizagem a Distância no Brasil. São Paulo: Associação Brasileira de Educação a Distância, 2019. p. 1-1.

WANG, S.; NOE, R. A. Knowledge sharing: a review and directions for future research. Human Resource Management Review, v. 20, p. 115-131, 2010.

WIIG, K. M. What the future knowledge management users may expect. Journal of Knowledge Management, v. 3, n. p. 155-165, 1997. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/13673279910275611/full/html?skipTracking=true. Acesso em: 10 fev. 2020.

Publicado

01/04/2022

Como Citar

CALVI, G. C.; ALMEIDA, I. C. de; DAL FORNO, L. F. O processo de compartilhamento do conhecimento no sistema de tutoria: Uma análise da relação intra e entre-setores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1162–1180, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.14655. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14655. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos