Diários de formação: potencialidades para a ampliação dos letramentos acadêmicos e pedagógicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14929

Palavras-chave:

Diários de formação, Letramentos acadêmicos, Letramentos pedagógicos, Formação Inicial, Docência

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discorrer acerca das contribuições dos diários de formação como estratégia metodológica para a ampliação dos letramentos acadêmicos e dos letramentos pedagógicos. O artigo ensaístico aqui empreendido trata da articulação entre a formação docente e o conceito de letramentos, buscando considerar a relevância de um percurso formativo que promova uma compreensão ativa responsiva dos discursos acerca do processo educativo e dos dizeres institucionalizados sobre as práticas pedagógicas. A partir de uma pesquisa teórica, os resultados apontam para a relevância dos diários de formação como potencializadores dos processos de investigação-reflexão-ação necessários à constituição da docência no contexto da formação inicial, ampliando as possibilidades de letramentos acadêmicos e letramentos pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Maria Ferreira, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras – MG

Docente no Departamento de Estudos da Linguagem e do Programa de Mestrado em Educação. Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC/SP).

Francine de Paulo Martins Lima, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras – MG

Docente no Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP).

Gláucia Signorelli, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia – MG

Docente no Instituto de Ciências Humanas. Doutorado em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP).

Referências

ALARCÃO, I. Ser professor reflexivo. In: ALARCÃO, I. (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996, p. 171-189.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

COSTA, M. H. B.; PAIXÃO, F.; MORGADO, M. Diário de formação – uma estratégia formativa. Educare/Educere: Revista da Escola Superior de Educação, ano V, n. esp., p. 179-199, 2001.

FERREIRA, H. M. Reflexões sobre a aula de língua portuguesa na educação básica. Educare, Cascavel, v. 9, n. 18, p. 691-705, jul./dez. 2014. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/issue/view/706. Acesso em: 10 jun. 2019.

FIAD, R. S.; SILVA, L. L. M. Escrita na formação docente: relatos de estágio. Acta Scientiarum, Language and Culture, Maringá: EDUEM, v. 31, p. 123-131, 2009. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/3600. acesso 13 set. 2020.

GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010.

GÖRGEN, N. Encontros com a artescrita: composições com as alunas de Curso Normal. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

HERBERTZ, D. H.; VITORIA, M. I. C. Maria Inês Corte. Os diários de aula como possibilidade de qualificação profissional dos professores em formação no ensino superior. Revista Prâksis, Feevale, ano VII, v. 1, p. 37-44, jan. 2010. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/684. Acesso em: 20 set. 2020.

LEMKE, J. Multimedia Literacy Demands of the Scientific Curriculum. Linguistics and Education, v. 10, n. 3, p. 247-271, 2000.

MACHADO, A. R. O diário de leituras: introdução de um novo instrumento na escola. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane Gouvêa. As pesquisas do grupo ALTER-LAEL para a análise do trabalho educacional. Cad. psicol. soc. trab., São Paulo, v. 16, n. esp., p. 35-46, 2013. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172013000300005. Acesso em 02 set. 2020.

MARTINS, F. P.; LUCAS, M.; MIRANDOLA, C. S. A formação de professoras alfabetizadoras: estratégias formativas na aprendizagem da docência. In: ANDRÉ, M. (Org.) Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016. p. 97-130.

MELO, L. C.; GONCALVES, A. V.; SILVA, W. R. Escrita acadêmica na escrita reflexiva profissional: citações de literatura científica em relatórios de estágio supervisionado. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 95-119, jun. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732013000100007. Acesso: 23 ago. 2019.

PEZZATO, J. P. Narrativa em cursos de formação de professores: o que os alunos da Geografia registram? In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, 4., 2010, São Paulo. Anais [...]. São Paulo, SP: FEUSP - Biograph, 2010. v. 1

PIMENTA, S. G. A Didática como mediação na construção da identidade do professor: uma experiência de ensino e pesquisa na licenciatura. In: OLIVEIRA, M. R. N. S. et al. Alternativas do ensino da didática. 12. ed. Campinas: Papirus, 1997.

PIMENTA, S. G. Formação de professores – saberes da docência e identidade do professor. Rev. Fac. Educ., São Paulo, v. 22, n. 2, p. 72-89, jul./dez. 1996. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000200004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 ago. 2020.

PLACCO, V. M. N. S. Formação e prática do educador e do orientador. Campinas, São Paulo: Papirus, 1994.

SENA, F. C.; ALBUQUERQUE, J. T. P. J. Processos identitários de docentes universitários: espaço e tempo de formação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp. 2, p. 1585-1599, ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13831

SIGNORELLI, G. O Diário de Campo Como Ferramenta de Apoio ao Processo de Aprender a ser Professor. In: ANDRÉ, M. (Org.) Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016, p. 121-145.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

ZABALZA, M. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Publicado

01/03/2021

Como Citar

FERREIRA, H. M.; LIMA, F. de P. M.; SIGNORELLI, G. Diários de formação: potencialidades para a ampliação dos letramentos acadêmicos e pedagógicos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.1, p. 926–939, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iEsp.1.14929. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14929. Acesso em: 28 dez. 2024.