Diários de formação: potencialidades para a ampliação dos letramentos acadêmicos e pedagógicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14929

Palavras-chave:

Diários de formação, Letramentos acadêmicos, Letramentos pedagógicos, Formação Inicial, Docência

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discorrer acerca das contribuições dos diários de formação como estratégia metodológica para a ampliação dos letramentos acadêmicos e dos letramentos pedagógicos. O artigo ensaístico aqui empreendido trata da articulação entre a formação docente e o conceito de letramentos, buscando considerar a relevância de um percurso formativo que promova uma compreensão ativa responsiva dos discursos acerca do processo educativo e dos dizeres institucionalizados sobre as práticas pedagógicas. A partir de uma pesquisa teórica, os resultados apontam para a relevância dos diários de formação como potencializadores dos processos de investigação-reflexão-ação necessários à constituição da docência no contexto da formação inicial, ampliando as possibilidades de letramentos acadêmicos e letramentos pedagógicos.

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Biografia do Autor

Helena Maria Ferreira, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras – MG

Docente no Departamento de Estudos da Linguagem e do Programa de Mestrado em Educação. Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC/SP).

Francine de Paulo Martins Lima, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras – MG

Docente no Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP).

Gláucia Signorelli, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia – MG

Docente no Instituto de Ciências Humanas. Doutorado em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP).

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Publicado

01/03/2021

Como Citar

FERREIRA, H. M.; LIMA, F. de P. M.; SIGNORELLI, G. Diários de formação: potencialidades para a ampliação dos letramentos acadêmicos e pedagógicos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.1, p. 926–939, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iEsp.1.14929. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14929. Acesso em: 11 maio. 2021.