Helena Potiguara: biografia da educadora indígena (1954-2009)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.3.15288

Palavras-chave:

Educação indígena, Maria Helena Gomes, História da educação

Resumo

A pesquisa trata da biografia de Maria Helena Gomes, conhecida como Helena Potiguara, mulher educadora indígena de liderança reconhecida, na etnia Potiguara, por seu protagonismo educacional na cidade de Crateús-CE. Situado no campo da História da Educação, com aporte teórico na História Cultural, o estudo objetiva compreender a formação educativa e as práticas políticas, tecidas pela educadora Helena Potiguara, que lhe conferiram destaque na comunidade Potiguara (1954-2009). Por meio da metodologia da história oral de vida entrecruzada com fontes documentais, elabora-se uma narrativa biográfica hermenêutica com ênfase na trajetória formativa e política de Helena Potiguara. Os resultados demonstram que Helena Potiguara rompeu com o silenciamento de suas origens étnicas a partir dos trabalhos com as comunidades eclesiais de base da igreja católica, protagonizando uma educação indígena diferenciada, o que lhe permitiu liderar mobilizações coletivas nas representações identitárias sobre os indígenas na cidade de Crateús.

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Biografia do Autor

Arliene Stephanie Menezes Pereira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Ana Carolina Braga de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UFC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

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Publicado

01/06/2021

Como Citar

PEREIRA, A. S. M. .; SOUSA, A. C. B. de .; FIALHO, L. M. F. . Helena Potiguara: biografia da educadora indígena (1954-2009). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.3, p. 1386–1403, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp.3.15288. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15288. Acesso em: 22 nov. 2024.