Conceito força
Uma grandeza vetorial mobilizada pela mecânica e base dos cursos de engenharia
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16208Palavras-chave:
Teoria histórico-cultural, Apropriação conceitual, Aprendizagem, Conceito matemático, Engenharia CivilResumo
Esse estudo tem por objetivo, a partir de uma revisão bibliográfica, constituir um aporte teórico que possibilita a compreensão do conceito Força como uma grandeza vetorial, a partir do campo e das relações conceituais que o constituem. Para tanto, consideramos como material de análise as definições de força apresentadas em capítulos de livros da bibliografia básica das disciplinas de Física I e Mecânica Geral I de um Curso de Engenharia Civil. A fundamentação teórica que sustenta a escrita é a Teoria Histórico-Cultural. O percurso metodológico utilizado é a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2016), a partir da qual constituímos as unidades de significado, as categorias e as proposições. A partir das análises realizadas, concluímos que a abordagem dada ao conceito força está fortemente relacionada a uma grandeza vetorial e às noções intuitivas de empurrar ou puxar.
Downloads
Referências
BATTISTI, I. K.; NEHRING, C. M. Mediações na significação do conceito vetor com tratamento da Geometria Analítica em aulas de Matemática. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020.
BEER, F. P. et al. Mecânica vetorial para engenheiros: Estática. Porto Alegre: AMGH, 2012.
DAVIS, P. J.; HERSH, R. A experiência Matemática. Rio de Janeiro: F. Alvez, 1985.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R. Fundamentos de Física: Mecânica. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. v. 1.
MERIAM, J. L.; KRAIGE, L. G. Mecânica para Engenharia: Estática. Rio de Janeiro: LTC, 2013. v. 1.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.
PIETROCOLA, M. A Matemática como estruturante do conhecimento físico. Cad. Cat. Ensino de Física, v. 19, n. 1, p. 89-109, ago. 2002. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5165616. Acesso em: 16 jan. 2021.
RONCAGLIO, V.; BATTISTI, I. K.; NEHRING, C. M. Formação do engenheiro: o conceito vetor no programa curricular de um curso de engenharia civil. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 23, n. 1, p. 263-296, 2021. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/25672/. Acesso em: 09 fev. 2022.
SANTOS, N. M. Vetores e matrizes: Uma introdução à álgebra linear. 4. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Tradução: Jefferson Luiz Camargo. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução: José Cipolla Neto. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A. Sears e Zemansky. Física 1: Mecânica. 12. ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Viviane Roncaglio, Isabel Koltermann Battisti, Cátia Maria Nehring
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.