Conceito força
Uma grandeza vetorial mobilizada pela mecânica e base dos cursos de engenharia
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16208Palavras-chave:
Teoria histórico-cultural, Apropriação conceitual, Aprendizagem, Conceito matemático, Engenharia CivilResumo
Esse estudo tem por objetivo, a partir de uma revisão bibliográfica, constituir um aporte teórico que possibilita a compreensão do conceito Força como uma grandeza vetorial, a partir do campo e das relações conceituais que o constituem. Para tanto, consideramos como material de análise as definições de força apresentadas em capítulos de livros da bibliografia básica das disciplinas de Física I e Mecânica Geral I de um Curso de Engenharia Civil. A fundamentação teórica que sustenta a escrita é a Teoria Histórico-Cultural. O percurso metodológico utilizado é a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2016), a partir da qual constituímos as unidades de significado, as categorias e as proposições. A partir das análises realizadas, concluímos que a abordagem dada ao conceito força está fortemente relacionada a uma grandeza vetorial e às noções intuitivas de empurrar ou puxar.
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