Desempenho acadêmico durante a pandemia da COVID-19

Uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16666

Palavras-chave:

Ansiedade, Desempenho Acadêmico, Depressão, Educação a Distância, COVID-19

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o impacto do isolamento social no desempenho acadêmico e psicológico de universitários em aulas on-line durante a COVID-19. Foi realizada uma revisão sistemática com buscas em cinco bases de dados eletrônicas. De 187 estudos identificados, sete foram incluídos para a síntese qualitativa. Alunos e professores expõem desafios vivenciados neste período pandêmico, como falta de infraestrutura e recursos tecnológicos, dificuldades socioeconômicas e fatores psicológicos. Entretanto, frente à impossibilidade de aulas presenciais, há uma avaliação positiva da decisão das universidades, mas a maior parte do público-alvo anseia pelo retorno acadêmico totalmente presencial.

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Biografia do Autor

Lynna Stefany Furtado Morais, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduanda em Enfermagem

Giselda Tavares de Araújo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduação em Fisioterapia.

Leonardo Augusto Lombardi, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor de Anatomia Humana. Doutorado em morfologia (UNIFESP).

Patrícia Pauletto, Universidad de Las Américas

Professora da graduação na disciplina de Oclusão. Doutorado em Clínicas Odontológicas (UFSC).

Fernando Seiji Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor de Anatomia Humana. Doutorado em Ciências da Saúde (UNIFESP).

Luis Fernando Santana, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Professor do curso de Zootecnia. Doutorado em veterinária (UNESP).

Ana Paula Espindula, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Pesquisadora disciplina de Anatomia Humana e Professora do curso de Pós-graduação em Ciências da Saúde. Doutorado em Ciências da Saúde (UFTM).

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Publicado

18/12/2023

Como Citar

MORAIS, L. S. F.; DE ARAÚJO, G. T.; LOMBARDI, L. A.; PAULETTO, P.; SEIJI SILVA, F.; SANTANA, L. F.; ESPINDULA, A. P. Desempenho acadêmico durante a pandemia da COVID-19: Uma revisão sistemática. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023137, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16666. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16666. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas