Desempenho acadêmico durante a pandemia da COVID-19
Uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16666Palavras-chave:
Ansiedade, Desempenho Acadêmico, Depressão, Educação a Distância, COVID-19Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar o impacto do isolamento social no desempenho acadêmico e psicológico de universitários em aulas on-line durante a COVID-19. Foi realizada uma revisão sistemática com buscas em cinco bases de dados eletrônicas. De 187 estudos identificados, sete foram incluídos para a síntese qualitativa. Alunos e professores expõem desafios vivenciados neste período pandêmico, como falta de infraestrutura e recursos tecnológicos, dificuldades socioeconômicas e fatores psicológicos. Entretanto, frente à impossibilidade de aulas presenciais, há uma avaliação positiva da decisão das universidades, mas a maior parte do público-alvo anseia pelo retorno acadêmico totalmente presencial.
Downloads
Referências
ASIRY, M. A. Dental students' perceptions of an on-line learning. The Saudi dental journal, v. 29, n. 4, p. 167-170, 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5634796/. Acesso em: 12 set. 2022.
ASSELAH, T. et al. COVID-19: Discovery, diagnostics and drug development. Journal of hepatology, v. 74, n. 1, p. 168-184, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33038433/. Acesso em: 17 out. 2022.
BOOTH, A. et al. An international registry of systematic-review protocols. Lancet, n. 377, p. 108–109, 2011. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(10)60903-8/fulltext. Acesso em: 13 set. 2022.
BRIGGS, J. Critical appraisal tools. JBI, 2017. Available from: https://jbi.global/critical-appraisal-tools.html. Acesso em: 12 set. 2022.
CLEBIS, N. K. et al. Gamificação do ensino teórico de anatomia para o curso de farmácia da UFRN na pandemia da COVID-19: relato de experiência. Arquivos do Mudi, v. 25, n. 2, p. 14-26, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/59849. Acesso em: 17 out. 2022.
DE LUCA CANTO, G. Revisões sistemáticas da literatura: guia prático 1. ed. Curitiba, PR: Brasil, 2020.
DUARTE, M. Q. et al. COVID-19 e os impactos na saúde mental: uma amostra do Rio Grande do Sul, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 9, p. 3401-3411, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/ghSHWNYkP6gqJm4LQVhkB7g/?lang=pt. Acesso em: 17 out. 2022.
DUTRA, J.; GUIMARÃES, M. G. V.; MORAES, A. F. M. Ensino Remoto e a Pandemia da COVID-19: experiências e aprendizados. Em Rede-Revista de Educação a Distância, v. 8, n. 1, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/729. Acesso em: 17 set. 2022.
FAVERO, M.; DE JESUS FERREIRA, T.; GOIS, A. L. A. Ensino Superior em Saúde em tempos de Pandemia: reflexões emergentes. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 10, p. 79345-79353, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18443. Acesso em: 17 set. 2022.
FONSECA, J. R. F. et al. Association of stress factors and depressive symptoms with the academic performance of nursing students. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 53, p. 03530-03530, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/VvXkZqWYVfBxqGMwSGxpP8S/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 17 ago. 2022.
FREITAS, M. et al. O “vírus” da exclusão socioeconômico-digital no ensino superior em tempos de COVID-19. Educação, Sociedade & Culturas, n. 59, p. 11-28, 2021. Disponível em: https://ojs.up.pt/index.php/esc-ciie/article/view/333/313. Acesso em: 12 set. 2022.
GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da informação, v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 13 ago. 2022.
GOMEZ, E.; AZADI, J.; MAGID, D. Innovation born in isolation: Rapid transformation of an in-person medical student radiology elective to a remote learning experience during the COVID-19 pandemic. Academic radiology, v. 27, n. 9, p. 1285-1290, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7302778/. Acesso em: 13 set. 2022.
GREENHALGH, T.; PEACOCK, R. Effectiveness and efficiency of search methods in systematic reviews of complex evidence: audit of primary sources. BMJ., v. 331, n. 7524, p. 1064–1065, 2005. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16230312/. Acesso em: 13 jun. 2022.
GUSSO, H. L.; GONÇALVES, V. M. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, v. 41, e238957, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/8yWPh7tSfp4rwtcs4YTxtfr/?lang=pt. Acesso em: 17 out. 2022.
HOFFMANN, W. P. et al. A importância do ensino remoto: Um relato da Universidade do Estado de Mato Grosso. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, e813998084-e813998084, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/8084/7082/113827. Acesso em: 16 ago. 2023.
HWANG, T.-J. et al. Loneliness and Social Isolation during the COVID-19 Pandemic. International Psychogeriatrics, p. 1-4, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7306546/. Acesso em: 10 ago. 2022.
KIM, J. W. et al. How medical education survives and evolves during COVID-19: Our experience and future direction. PLoSOne, v. 15, n. 12, e0243958, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33338045/. Acesso em: 12 set. 2022.
LEITÃO, L. M. J. et al. Como a pandemia afetou a prática de exercícios físicos dos estudantes universitários. Anais da Noite Acadêmica, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://pensaracademico.unifacig.edu.br/index.php/noiteacademica/article/download/2723/2028. Acesso em: 13 set. 2022.
MAIA, B. R.; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, e200067, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/k9KTBz398jqfvDLby3QjTHJ/. Acesso em: 13 ago. 2022.
MENESES, J. R. F. et al. Estratégia de aprendizagem de Anatomia Humana no ciclo básico de Medicina num contexto de pandemia: relato de experiência com o uso do instagram. Research, Society and Development, v. 10, n. 7, e42110716923-e42110716923, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/16923/14977/213693. Acesso em: 17 out. 2022.
MORCILLO-RAMOS, A. J. et al. Experiences of nursing students during the abrupt change from face-to-face to e-learning education during the first month of confinement due to COVID-19 in Spain. International journal of environmental research and public health, v. 17, n. 15, p. 5519, 2020. Disponível em: 17 set. 2022.
OUZZANI, M. et al. Rayyan – a web and mobile app for systematic reviews. Sys. Rev., v. 5, n. 1, p. 210, 2016. Disponível em: https://systematicreviewsjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13643-016-0384-4. Acesso em: 10 ago. 2022.
PAGE, M. J. et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ., v. 372, n. 71, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://www.bmj.com/content/bmj/372/bmj.n71.full.pdf. Acesso em: 12 ago. 2022.
PELOSO, R. M. et al. Notes from the field: concerns of health-related higher education students in Brazil pertaining to distance learning during the Coronavirus pandemic. Evaluation & the Health Profession, v. 43, n. 3, p. 201-203, 2020. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0163278720939302. Acesso em: 15 out. 2022.
RADU, M.-C. et al. The impact of the COVID-19 pandemic on the quality of educational process: A student survey. International journal of environmental research and public health, v. 17, n. 21, p. 7770, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33114192/. Acesso em: 17 ago. 2022.
RIES, E. F.; ROCHA, V. M. P.; SILVA, C. G. L. Avaliação do ensino remoto de Epidemiologia em uma universidade pública do Sul do Brasil durante a pandemia de COVID-19. Interfaces da Educação, v. 13, n. 39, p. 212-233, 2023. Disponível em: https://periodicoson-line.uems.br/index.php/interfaces/article/view/5489/5528. Acesso em: 20 jun. 2023.
SHANAHAN, L. et al. Emotional distress in young adults during the COVID-19 pandemic: evidence of risk and resilience from a longitudinal cohort study. Psychological Medicine, v. 52, n. 5, p. 824-833, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32571438/. Acesso em: 25 set. 2022.
SCHLENZ, M. A. et al. Students’ and lecturers’ perspective on the implementation of on-line learning in dental education due to SARS-CoV-2 (COVID-19): A cross-sectional study. BMC Medical Education, v. 20, n. 1, p. 1-7, 2020. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-020-02266-3. Acesso em: 10 out. 2022.
SHAMSEER, L. et al. Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015: elaboration and explanation. BMJ., v. 349, g7647, 2015. Disponível em: https://www.bmj.com/content/349/bmj.g7647. Acesso em:10 set. 2022.
UNESCO. COVID-19 Educational Disruptionand Response. Paris: Unesco, 2020. Disponível em: https://www.unesco.org/en/articles/COVID-19-educational-disruption-and-response. Acesso em: 10 jan. 2022.
WILCHES, F. J.; DÍAZ, J. J. F.; AVILA, R. H. Learning habits of civil engineering students at the University of Sucre during COVID-19. International Journal of Engineering Research and Technology, v. 13, n. 10, p. 2845-2850, 2020. Disponível em: https://www.ripublication.com/irph/ijert20/ijertv13n10_41.pdf. Acesso em: 17 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lynna Stefany Furtado Morais, Giselda Tavares de Araújo, Leonardo Augusto Lombardi, Patrícia Pauletto, Fernando Seiji Silva, Luis Fernando Santana, Ana Paula Espindula
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.