Diretores de escola na implementação das políticas de educação especial inclusiva em um município da Região Metropolitana de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16688

Palavras-chave:

Diretores de escola, Gestor Escola, Implementação, Politica de Educação Especial Inclusiva

Resumo

Este artigo aborda o tema da ação discricionária e o papel das crenças e do grau de conhecimento e adesão de diretores de escola, como burocratas de médio escalão (BME), no processo de implementação da política de educação especial inclusiva numa rede pública municipal da grande São Paulo. Os objetivos consistiram em descrever e analisar do grau de compreensão dos diretores de escola sobre os princípios, objetivos, instrumentos de realização e procedimentos da política de educação especial inclusiva; e descrever e analisar os padrões de adesão dos participantes aos objetivos, instrumentos de realização e procedimentos da mesma política. A investigação mobilizou a análise de dados referentes às respostas dos diretores aos questionários associados à Prova Brasil (2017). Os resultados apontam que os gestores escolares reconhecem a importância do modelo de inclusão escolar para os estudantes que são público-alvo da educação especial inclusiva, mas não para os estudantes sem diferenças significativas.

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Biografia do Autor

Alexsandro do Nascimento Santos, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo – SP – Brasil

Professor Permanente. Diretor da Escola do Parlamento (SP). Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE). Doutorado em Educação (FEUSP).

Rodnei Pereira, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo – SP – Brasil

Professor Permanente. Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE). Doutorado em Educação (PUC-SP).

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

SANTOS, A. do N.; PEREIRA, R. Diretores de escola na implementação das políticas de educação especial inclusiva em um município da Região Metropolitana de São Paulo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. n. esp. 3, p. 2386–2404, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.3.16688. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16688. Acesso em: 14 dez. 2024.