Perfil de alunos com altas habilidades/superdotação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16830

Palavras-chave:

Altas Habilidades, Superdotação, Avaliação multimodal, Educação Especial

Resumo

O presente estudo, de abordagem quali-quantitativa, descreveu o perfil de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD). Participaram dele onze alunos, dez pais e sete professores. Foram utilizados como instrumentos: Lista de itens para observação em sala de aula; Teste de Raven; WISC-III; Teste de Desempenho Escolar (TDE); Notas escolares; Escala para Avaliação das Características Comportamentais dos Alunos com Habilidades Superiores (SRBCSS) e Checklist de Características Associadas à Superdotação (CCAS). Dentre os instrumentos, a Lista de itens para observação em sala de aula, respondida pelos professores, mostrou-se a ferramenta mais importante na identificação de sinais de AH/SD. O desempenho acadêmico se mostrou alto nas notas escolares, mas não foi confirmado no TDE. Os pais conseguiram observar muitas características de AH/SD em seus filhos na CCAS e, os professores, na SRBCSS, identificaram mais características de criatividade, motivação e liderança. Dos critérios estabelecidos, 63% dos alunos alcançaram sete deles. Ressalta-se a importância da avaliação multimodal, pois ao definir o perfil desses alunos, pode-se encontrar suas maiores habilidades e dificuldades, propiciando um ensino mais adequado às suas necessidades.

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Biografia do Autor

Lurian Dionizio Mendonça, Secretaria Municipal de Educação

Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP).

Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, Universidade Estadual Paulista

Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) (USP).

Vera Lucia Messias Fialho Capellini, Universidade Estadual Paulista

Docente do Departamento de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Docência para Educação Básica e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Doutorado em Educação Especial (UFSCAR).

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Publicado

12/12/2023

Como Citar

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Edição

Seção

Artigos teóricos