A outredade e a liberdade em Paulo Freire à luz do contexto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16872Palavras-chave:
Autoritarismo fascista, Paulo Freire, Diálogo, Ética do outro, Educação libertadoraResumo
Este artigo analisou os conceitos de outredade e liberdade na perspectiva de Paulo Freire, para embasar uma educação ética de valorização humana, contrapondo-se aos discursos e práticas egoístas, individualistas e odiosas no contexto fascista-autoritário brasileiro. O objetivo foi analisar as obras freirianas em busca dos conceitos de outredade e liberdade, a fim de encontrar bases para uma educação humanizadora que promova a cooperação autônoma. A pesquisa é bibliográfica, de caráter qualitativo, fundamentada nas obras de Paulo Freire para compreender os conceitos éticos freirianos de outro e libertação. Este arcabouço conceitual proporcionou refletir criticamente sobre os discursos e práticas de ódio de nosso contexto pandêmico e social, sob o crivo da ética humanizadora, que torna estes conceitos indissociáveis e dependentes um do outro. Concluímos que esses conceitos freirianos oferecem uma importante base para pensar o contexto social brasileiro, resgatando a práxis de um ensino libertador que consiste em valorizar a outredade e humanização.
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