A outredade e a liberdade em Paulo Freire à luz do contexto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16872

Palavras-chave:

Autoritarismo fascista, Paulo Freire, Diálogo, Ética do outro, Educação libertadora

Resumo

Este artigo analisou os conceitos de outredade e liberdade na perspectiva de Paulo Freire, para embasar uma educação ética de valorização humana, contrapondo-se aos discursos e práticas egoístas, individualistas e odiosas no contexto fascista-autoritário brasileiro. O objetivo foi analisar as obras freirianas em busca dos conceitos de outredade e liberdade, a fim de encontrar bases para uma educação humanizadora que promova a cooperação autônoma. A pesquisa é bibliográfica, de caráter qualitativo, fundamentada nas obras de Paulo Freire para compreender os conceitos éticos freirianos de outro e libertação. Este arcabouço conceitual proporcionou refletir criticamente sobre os discursos e práticas de ódio de nosso contexto pandêmico e social, sob o crivo da ética humanizadora, que torna estes conceitos indissociáveis e dependentes um do outro. Concluímos que esses conceitos freirianos oferecem uma importante base para pensar o contexto social brasileiro, resgatando a práxis de um ensino libertador que consiste em valorizar a outredade e humanização.

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Biografia do Autor

Antonio Oliveira Dju, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Bolsista pela CAPES.

Letícia Regina dos Santos Rodrigues Fucuhara, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação.

Darcísio Natal Muraro, Universidade Estadual de Londrina

Professor/orientador no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UEL.

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Publicado

13/12/2023

Como Citar

DJU, A. O.; FUCUHARA, L. R. dos S. R.; MURARO, D. N. A outredade e a liberdade em Paulo Freire à luz do contexto brasileiro. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023131, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16872. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16872. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos