A outredade e a liberdade em Paulo Freire à luz do contexto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16872

Palavras-chave:

Autoritarismo fascista, Paulo Freire, Diálogo, Ética do outro, Educação libertadora

Resumo

Este artigo analisou os conceitos de outredade e liberdade na perspectiva de Paulo Freire, para embasar uma educação ética de valorização humana, contrapondo-se aos discursos e práticas egoístas, individualistas e odiosas no contexto fascista-autoritário brasileiro. O objetivo foi analisar as obras freirianas em busca dos conceitos de outredade e liberdade, a fim de encontrar bases para uma educação humanizadora que promova a cooperação autônoma. A pesquisa é bibliográfica, de caráter qualitativo, fundamentada nas obras de Paulo Freire para compreender os conceitos éticos freirianos de outro e libertação. Este arcabouço conceitual proporcionou refletir criticamente sobre os discursos e práticas de ódio de nosso contexto pandêmico e social, sob o crivo da ética humanizadora, que torna estes conceitos indissociáveis e dependentes um do outro. Concluímos que esses conceitos freirianos oferecem uma importante base para pensar o contexto social brasileiro, resgatando a práxis de um ensino libertador que consiste em valorizar a outredade e humanização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Oliveira Dju, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Bolsista pela CAPES.

Letícia Regina dos Santos Rodrigues Fucuhara, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação.

Darcísio Natal Muraro, Universidade Estadual de Londrina

Professor/orientador no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UEL.

Referências

ALMEIDA, V. R. S. F. Meios de comunicação e mudanças na política: esses homens poderosos e suas máquinas de comunicar. [Luiz Cláudio Martino]. 2016. 441 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/539215/ALMEIDA_2016?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 16 jun. 2022.

ALVES-MELO, P. Como elite brasileira driblou três leis para manter escravidão indígena. Uol, 2022. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2022/06/01/como-elite-brasileira-driblou-3-leis-para-continuar-a-escravizar-indigenas.htm?cmpid=copiaecola: acesso em: 24 maio 2022.

ARRUDA, J. D. A.; COSTA, G. B. R. da; MAGALHÃES, A. S. Influência dos Discursos Religiosos Evangélicos na Campanha Presidencial de 2018 no Brasil. Último Andar, [S. l.], v. 23, n. 35, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/48447. Acesso em: 6 mar. 2023.

AZEVEDO, R. Sem Bolsonaro nos debates de 1ª turno, Lula tem de comparecer? Respondo. Uol, 2022. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/colunas/reinaldo-azevedo/2022/05/31/sem-bolsonaro-nos-debates-de-1-turno-lula-tem-de-comparecer-respondo.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 24 maio 2022.

BENTES, J. A. O.; MERCÊS, R. S.; LOUREIRO, S. J. F. Alteridade em Buber, Bakhtin e Freire: incursões epistemológicas. Periferia, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 12-35, jan./abr. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/47171/33167. Acesso em: 24 out. 2020.

BOLSONARO diz que médicos escondem uso de cloroquina. Poder 360, Brasília, 8 abr. 2020a. Disponível em: https://www.poder360.com.br/coronavirus/bolsonaro-insinua-que-medicos-escondem-uso-de-cloroquina/. Acesso em: 26 abr. 2022.

BOLSONARO: 'Nossa liberdade não tem preço, ela vale mais que a própria vida'. Correio Braziliense, Brasília, 12 dez. 2020b. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2020/12/4894598-bolsonaro-nossa-liberdade-nao-tem-preco-ela-vale-mais-que-a-propria-vida.html. Acesso em: 30 abr. 2020.

CARREIRO, R.; SILVA, R. D.; FREIRE, T. #FechadoComBolsonaro: líderes de opinião e reforço de discurso durante a pandemia do Coronavírus no Brasil. Compolítica, [S. l.], v. 11, n.2, p. 55-80, 2022. Disponível em: http://compolitica.org/revista/index.php/revista/article/view/531. Acesso em: 26 abr. 2022.

CARVALHO, F. F; PAIVA, B. A. de O. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos: uma análise do discurso de posse do presidente Bolsonaro. Revista da Anpoll, [S. l.], v. 53, n. 1, p. 215–235, 2022. Disponível em: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1614. Acesso em: 6 jun. 2022.

CASTILHO, Fernando. Afinal, o que significa o bordão “Deus, Pátria, família e liberdade?”. Jornal GGN, 2022. Disponível em: https://jornalggn.com.br/cronica/afinal-o-que-significa-o-bordao-deus-patria-familia-e-liberdade-por-fernando-castilho/. Acesso em: 06 mar. 2023.

CATTANI, A. D. Síndrome do Mal. Porto Alegre: Cirkula, 2022.

CAVALCANTE, S. M. A condução neofascista da pandemia de Covid-19 no Brasil: da purificação da vida à normalização da morte. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 19, n. 1, p. 4-17, 2021. DOI: 10.4013/ cld.2021.191.01. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5340/2648. Acesso em: 07 mar. 2023.

CAVALCANTI, C. R. da S.; AZEVEDO, N P. G. de. O movimento parafrástico de “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” X "Deutschland Über Alles”. Policromias – Revista do Discurso, Imagem e Som, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 51-64, jan./abr. 2022.

DJU, A. O. Alteridade e Educação: uma contribuição de Paulo Freire e da filosofia ubuntu para uma educação humanizadora. [Darcísio Natal Muraro]. 2021. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2021.

DJU, A. O.; MURARO, D. N. A infância como o outro libertador. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16618. Acesso em: 3 jun. 2022.

DÓRIA, P. Fascismo à brasileira. São Paulo: Planeta do Brasil, 2020.

ESTUDO constata ineficácia de cloroquina e hidroxicloroquina contra Covid-19. CNN Brasil, São Paulo, 26 abr. 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/estudo-constata-ineficacia-de-cloroquina-e-hidroxicloroquina-contra-covid-19/. Acesso em: 30 abr. 2022.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Exemplar 1405. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 22. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Loyola, 1997.

FREIRE, P: Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. São Paulo: Unesp, 2001.

FREIRE, P. Educação e atualidade brasileira. 2. ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2002.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 29. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FUCUHARA, L. R. S. R. A formação da consciência moral na perspectiva de Paulo freire. [Darcísio Natal Muraro]. 2021. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2021. Disponível em: https://www.ppedu.uel.br/pt/mais/dissertacoes-teses/dissertacoes/category/21-2021?download=474:fucuhara-leticia-regina-dos-santos-rodrigues. Acesso em: 01 out. 2021.

GAZETA DO POVO. Bolsonaro diz que protocolo da cloroquina deve ser alterado nesta sexta. Gazeta do Povo, Curitiba, 15 maio 2020. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/bolsonaro-protocolo-cloroquina-ministerio-da-saude/. Acesso em: 26 abr. 2022.

GOLPE de 2016 – O ódio como política de Estado. Focus Brasil, São Paulo, 8 ago. 2021. Disponível em: https://fpabramo.org.br/focusbrasil/2021/08/08/golpe-de-2016-o-odio-como-politica-de-estado/?repeat=w3tc. Acesso em: 6 mar. 2023.

MACHADO, M. E. Diálogos em Roda: uma práxis pedagógica possível com a educação formal e não formal. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

MOREIRA, A. U.; PULINO, L. H. C. Z. Liberdade é conquista social? Freire e Vigotski na perspectiva da educação em direitos humanos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, e226278, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/dqrP5GJcz8bsD6fQhG7qnDc/?lang=pt. Acesso em: 10 jun. 2022.

MUÑOZ, L. H.; LABRADOR, C. M.; ÁVILA, M. A. N. Otredade, Alteridad y Corporeidad: construcción subjetiva de la singularidad en nel marco de la multiplicidad de diferencias. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 6, n. esp., p. 88-97, set./dez. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/348281896_Otredad_alteridad_y_corporeidad. Acesso em: 04 maio 2022.

NOBREGA, C. Vivemos na Alemanha de 1930? Colabora, 2018. Disponível em: https://projetocolabora.com.br/ods8/alemaes-veem-semelhancas-entre-atual-cenario-politico-brasileiro-e-avanco-do-nazismo-em-1930. Acesso em: 16 jun. 2022.

PEREIRA, T. I.; SARTORI, J. Educação, diálogo e prática da liberdade em Paulo Freire: revisitando a pedagogia do oprimido. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 27, n. 3, p. 643-664, set./dez. 2020. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/12368. Acesso em: 10 abr. 2022.

PETRY, C. Pós-Democracia e Educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 37 n. 1, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25258#:~:text=A%20educa%C3%A7%C3%A3o%2C%20para%20fazer%20frente%20%C3%A0%20%E2%80%9CP%C3%B3s-Democracia%E2%80%9D%2C%20acontece,no%20%E2%80%9Cmundo%E2%80%9D%20e%20ao%20aprendizado%20de%20valores%20democr%C3%A1ticos. Acesso em: 03 jun. 2022.

PLATÃO. A República. São Paulo: Scipione, 2002.

PY, F. Pandemia Cristofascista. São Paulo: Recriar, 2020.

SALAZAR, M. C. A Humanizing Pedagogy: Reinventing the Principles and Practice of Education as a Journey Toward Liberation. Review of Research in Education, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 121-148, 2013. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0091732X12464032. Acesso em: 24 out. 2020.

SANTOS, B. de S. Descolonizar. Abrindo a história do presente. Trad. Luis Reyes Gil. Belo Horizonte: Autêntica Editora; São Paulo: Boitempo. 2022.

SANTOS, S. C. P.; VALENTE, G. S. C.; CORTEZ, E. A.; ASSAD, S. G. B.; VOGAS, R. S. Reflexão teórica sobre as contribuições da obra de Paulo Freire para a educação especial. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2741–2759, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14493. Acesso em: 20 jun. 2022.

SOARES, I. Bolsonaro convoca apoiadores à guerra contra "ladrões da liberdade". Correio Brasiliense, Brasília, 3 jun. 2022. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2022/06/5012717-bolsonaro-convoca-apoiadores-a-guerra-contra-ladroes-da-liberdade.html. Acesso em: 31 maio 2022.

SOARES, R. O. A construção histórica do sujeito nas obras de Paulo Freire: uma reflexão sobre consciência histórica. História Revista, Goiânia, v. 25, n. 3, p. 191–206, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/historia/article/view/66073. Acesso em: 21 jun. 2022.

SOUZA, M. Projeto do governo viabiliza exploração de minérios em terras indígenas. Agência Câmara de Notícias, Brasília, 6 fev. 2020. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/634893-projeto-do-governo-viabiliza-exploracao-de-minerios-em-terras-indigenas/. Acesso em: 7 mar. 2023.

TÉLLEZ, A. M. B. La humanización como movimiento entre la alteridad y la otredad en el pensamiento político de Paulo Freire. Ciencia Política, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 177-200, 2015. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5434893.pdf. Acesso em: 24 out. 2020.

TUVUCA, M. Bolsonaro cita preservação na Amazônia e diz que Brasil sofre de ataque a “liberdades individuais”. CNN Brasil, São Paulo, 10 jun. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/bolsonaro-cita-preservacao-na-amazonia-e-diz-que-brasil-sofre-de-ataque-a-liberdades-individuais/. Acesso em: 13 jun. 2022.

VIRGINIO, A. S. A educação libertadora e o novo conservadorismo: a atualidade de Paulo Freire. Tendências Pedagógicas, [S. l.], v. 38, p. 6-20, 2021. Disponível em: https://revistas.uam.es/tendenciaspedagogicas/article/view/tp2021_38_002. Acesso em: 10 abr. 2022.

Publicado

13/12/2023

Como Citar

DJU, A. O.; FUCUHARA, L. R. dos S. R.; MURARO, D. N. A outredade e a liberdade em Paulo Freire à luz do contexto brasileiro. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023131, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16872. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16872. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos