Matemática, linguagem e letramento

Uma questão de (in)finitude

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.17532

Palavras-chave:

Letramento matemático, Transcendência, Infinitude, Formação crítica

Resumo

Este artigo retoma, com base em diferentes autores, a trajetória do conceito de letramento nos estudos sobre leitura e escrita no Brasil. Ancorados nesses estudos, discutimos o letramento matemático e sua (in)finitude, com vistas à transcendência, tendo como horizonte a inconclusão do ser humano, em uma perspectiva freireana. Trata-se de um estudo de base qualitativa, desenvolvido por meio de um ensaio teórico, no qual procuramos contribuir com as análises e discussões sobre o tema. Os resultados mostram a complexidade das áreas que são intrínsecas à matemática, dos níveis e da (in)finitude do letramento matemático escolar e suas ressignificações, desenvolvidas em uma perspectiva de formação crítica. Considera-se que, apesar da finitude do processo de letramento, enquanto tempo de aprendizagem e de definição de conhecimentos durante o processo de escolarização, este pode e deve ser reconstruído e ressignificado ao longo da vida, como um movimento de impermanência da vida humana.

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Biografia do Autor

Bruna Larissa Cecco, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutoranda em Educação. Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Professora de Matemática.

Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Professora do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação.

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Publicado

19/09/2023

Como Citar

CECCO, B. L.; BERNARDI, L. T. M. dos S. Matemática, linguagem e letramento: Uma questão de (in)finitude. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. esp.1, p. e023073, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18iesp.1.17532. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17532. Acesso em: 23 dez. 2024.