Matemática, linguagem e letramento

Uma questão de (in)finitude

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.17532

Palavras-chave:

Letramento matemático, Transcendência, Infinitude, Formação crítica

Resumo

Este artigo retoma, com base em diferentes autores, a trajetória do conceito de letramento nos estudos sobre leitura e escrita no Brasil. Ancorados nesses estudos, discutimos o letramento matemático e sua (in)finitude, com vistas à transcendência, tendo como horizonte a inconclusão do ser humano, em uma perspectiva freireana. Trata-se de um estudo de base qualitativa, desenvolvido por meio de um ensaio teórico, no qual procuramos contribuir com as análises e discussões sobre o tema. Os resultados mostram a complexidade das áreas que são intrínsecas à matemática, dos níveis e da (in)finitude do letramento matemático escolar e suas ressignificações, desenvolvidas em uma perspectiva de formação crítica. Considera-se que, apesar da finitude do processo de letramento, enquanto tempo de aprendizagem e de definição de conhecimentos durante o processo de escolarização, este pode e deve ser reconstruído e ressignificado ao longo da vida, como um movimento de impermanência da vida humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Larissa Cecco, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutoranda em Educação. Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Professora de Matemática.

Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Professora do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação.

Referências

BORBA, M. C.; SKOVSMOSE, O. A Ideologia da Certeza em Educação Matemática. In: SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: A questão da democracia (Coleção Perspectivas em Educação Matemática). Campinas, SP: Papirus, 2013. p. 127-160.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.

D’AMBROSIO, U. Paz, educação matemática e etnomatemática. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 4, n. 8, p.15-33, 2001. Disponível em: https://www.docsity.com/pt/paz-educacao-matematica-e-etnomatematica/5834943/. Acesso em: 17 jul. 2022.

D’AMBROSIO, U. Prefácio. In: DANYLUK, O. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. 2. ed. Porto Alegre: Sulina; Passo Fundo: Edipuf, 2002.

D’AMBROSIO, U. A relevância do projeto Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional – INAF como critério de avaliação da qualidade do ensino de matemática. In: FONSECA, M. C. F. R. (org.). Letramento no Brasil: habilidades matemáticas: reflexões a partir do INAF 2002. São Paulo: Global Ação educativa Assessoria, Pesquisa e Informação: Instituto Paulo Montenegro, 2004. p. 31-46.

D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema, Rio Claro, SP, v. 29, n. 51, p. 1-17, 2015. DOI: 10.1590/1980-4415v29n51a01. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/XZV4K4mPTfpHPRrCZBMHxLS/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2022.

DANYLUK, O. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, Passo Fundo: Edipuf, 2002.

DONIDA, L.; BLANCO, S. F. M. M. Dificuldades de leitura, escrita e numeramento na educação superior: discussões acerca da reprodução das desigualdades sociais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 341-360, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i1.13551. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13551. Acesso em: 17 nov. 2022.

FONSECA, M. C. F. R. A educação matemática e a ampliação das demandas de leitura e escrita da população brasileira. In: FONSECA, M. C. F. R (org.). Letramento no Brasil: habilidades matemáticas: reflexões a partir do INAF 2002. São Paulo: Global Ação educativa Assessoria, Pesquisa e Informação: Instituto Paulo Montenegro, 2004. p. 11-30.

FONSECA, M. C. F. R. Conceito(s) de numeramento e relações com o letramento. In: LOPES, C. E.; NACARATO, A. (org.). Educação matemática, leitura e escrita: armadilhas, utopias e realidade. Campinas: Mercado das Letras, 2009. p. 47-60.

FONSECA, M. C. F. R. Numeramento. In: FRADE, I. C. A. S.; VAL, M. G. C.; BREGUNCI, M. G. C. Glossário Ceale: Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/numeramento. Acesso em: 08 nov. 2021.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, P. A Entrevista de Maria do Carmo Domite e Ubiratan D´Ambrosio com Paulo Freire em 1995. [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (27 min). Publicado pelo canal VEm Brasil - EtnoMatemaTicas Brasis. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=0GVrgnk_Tns. Acesso em: 15 ago. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 68. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021.

FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

GÓMEZ-GRANELL, C. A aquisição da linguagem matemática: símbolo e significado. In: TEBEROSKY, A.; TOLCHINSKY, L. (org.). Além da alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. 2. ed. São Paulo: Ática, 1997. p. 257-282.

KLEIMAN, A. B. (org.). Os significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita (Coleção Letramento, Educação e Sociedade). Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.

KLEIMAN, A. B. Letramento na contemporaneidade. Bakhtiniana, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 72–91, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/19986. Acesso em: 15 jul. 2022.

MENDES, J. R. Matemática e práticas sociais: uma discussão na perspectiva do numeramento. In: MENDES, J. R.; GRANDO, R. C. (org.). Múltiplos Olhares: Matemática e produção de conhecimento (Musa educação matemática; v. 3). São Paulo: Musa Editora, 2007. p. 11-29.

PINHO, P. M. Numeramentalização: olhares sobre os usos dos números e dos seus registros em jogos de práticas escolares na Contemporaneidade. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto alegre, 2013.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SILVEIRA, L. H. Y. Literacia Matemática e prática jornalística: o que o jornal revela sobre o que o jornalista sabe. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

SKOVSMOSE, O. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática). Campinas, SP: Papirus, 2008.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: A questão da democracia. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática). 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

SOARES, M. A reinvenção da alfabetização. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 9, n. 52, p. 15-21, 2003. Disponível em: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/122. Acesso em: 25 jul. 2022.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

STREET, B. What's "new" in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, Columbia University, v. 5, n. 2, p. 77-91, 2003. Disponível em: https://www.tc.columbia.edu/cice/pdf/25734_5_2_Street.pdf. Acesso em: 25 jul. 2022.

TFOUNI, L. V. Letramento e Alfabetização. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Questões da nossa Época: v. 47).

TOLEDO, M. E. R. O. Numeramento e escolarização: o papel da escola no enfrentamento das demandas matemáticas cotidianas. In: FONSECA, M. C. F. R. (org.). Letramento no Brasil: habilidades matemáticas, reflexões a partir do INAF 2002. São Paulo: Global Ação educativa Assessoria, Pesquisa e Informação: Instituto Paulo Montenegro, 2004. p. 91-106.

YOUNG, M. F. D. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 48, p. 609-623, 2011. DOI: 10.1590/S1413-24782011000300005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/WRv76FZpdGXpkVYMNm5Bych/?lang=pt&format=pdf . Acesso em: 15 jul. 2022.

Publicado

19/09/2023

Como Citar

CECCO, B. L.; BERNARDI, L. T. M. dos S. Matemática, linguagem e letramento: Uma questão de (in)finitude. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. esp.1, p. e023073, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18iesp.1.17532. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17532. Acesso em: 12 nov. 2024.