Tecnologias digitais na formação em Odontologia
Ensino remoto emergencial como revelador de saberes e práticas docentes
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17799Palavras-chave:
Ensino de Odontologia, Ensino remoto emergencial, Pandemia, Saberes docentes, Tecnologia digitalResumo
O estudo objetivou analisar os saberes docentes mobilizados no ensino de Odontologia para implementação do ensino remoto emergencial. Trata-se de estudo de caso exploratório, com abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevistas, observação de campo e análise de documentos. A análise se baseou na análise de conteúdo de Bardin, a partir das contribuições teóricas, principalmente de Tardif, sobre os saberes docentes e de referenciais que abordam a incorporação das tecnologias no ensino da saúde. Os resultados evidenciam a influência da trajetória de vida, da formação profissional e da atuação na constituição dos saberes docentes. Destaca-se a importância da formação docente e dos saberes experienciais para ampliar as visões no sentido da construção de práticas mais dialógicas, participativas e contextualizadas à realidade social, direcionando a formação para uma perspectiva mais generalista, ética, humanística e de transformação social, como demandam as diretrizes curriculares nacionais.
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