Tecnologias digitais na formação em Odontologia

Ensino remoto emergencial como revelador de saberes e práticas docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17799

Palavras-chave:

Ensino de Odontologia, Ensino remoto emergencial, Pandemia, Saberes docentes, Tecnologia digital

Resumo

O estudo objetivou analisar os saberes docentes mobilizados no ensino de Odontologia para implementação do ensino remoto emergencial. Trata-se de estudo de caso exploratório, com abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevistas, observação de campo e análise de documentos. A análise se baseou na análise de conteúdo de Bardin, a partir das contribuições teóricas, principalmente de Tardif, sobre os saberes docentes e de referenciais que abordam a incorporação das tecnologias no ensino da saúde. Os resultados evidenciam a influência da trajetória de vida, da formação profissional e da atuação na constituição dos saberes docentes. Destaca-se a importância da formação docente e dos saberes experienciais para ampliar as visões no sentido da construção de práticas mais dialógicas, participativas e contextualizadas à realidade social, direcionando a formação para uma perspectiva mais generalista, ética, humanística e de transformação social, como demandam as diretrizes curriculares nacionais.

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Biografia do Autor

Telma de Almeida Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde. Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ).

Taís Rabetti Giannella, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada. Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ).

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Publicado

20/10/2023

Como Citar

SOUZA, T. de A.; GIANNELLA, T. R. Tecnologias digitais na formação em Odontologia: Ensino remoto emergencial como revelador de saberes e práticas docentes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023097, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17799. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17799. Acesso em: 18 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos