Avaliação da aprendizagem: concepções e olhares de docentes do curso de odontologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8486

Palavras-chave:

Avaliação educacional. Docentes. Odontologia.

Resumo

 

Avaliação da aprendizagem consiste em um mecanismo educacional contínuo que direciona a prática pedagógica, com base nos objetivos de aprendizagem propostos nos programas educacionais. O objetivo da pesquisa foi analisar o conhecimento de docentes de um curso de odontologia sobre avaliação da aprendizagem, em Fortaleza - CE. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com coleta de dados realizada no período de setembro a outubro de 2014, por meio da análise documental e da técnica da entrevista semiestruturada. Adotou-se a modalidade Análise Temática, proposta por Minayo, para interpretação dos dados. Os resultados encontrados revelam que os docentes apresentam conhecimentos acerca da avaliação da aprendizagem, ao reconhecer a importância e as características dessa etapa no processo educativo. 

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Biografia do Autor

Verydianna Frota Carneiro, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA -UECE

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará e Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará

Alice Maria Correia Pequeno, Universidade Estadual do Ceara

Docente do Curso de Mestrado Ensino na Saúde da Universidade Estadual do Ceará;Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP

Maria de Fátima Antero Sousa Machado, Universidade Regional do Cariri

Professora da Universidade Regional do Cariri, Ceará, Brasil;Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará.

Dulce Maria de Lucena Aguiar, Universidade de Fortaleza

Professora da Universidade de Fortaleza, Ceará, Brasil;Doutorado em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Cleide Carneiro, Universidade Estadual do Ceara

Coordenadora do Curso de Mestrado Ensino na Saúde em Fortaleza, Ceará, Brasil;Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Rithianne Frota Carneiro, Faculdade Nordeste (FANOR)

Docente do curso de Enfermagem da Faculdade Nordeste (FANOR) em Fortaleza, Ceará, Brasil; Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza;

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Publicado

04/03/2017

Como Citar

CARNEIRO, V. F.; CORREIA PEQUENO, A. M.; ANTERO SOUSA MACHADO, M. de F.; DE LUCENA AGUIAR, D. M.; CARNEIRO, C.; CARNEIRO, R. F. Avaliação da aprendizagem: concepções e olhares de docentes do curso de odontologia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp., p. 900–915, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n2.8486. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8486. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos