Estado, trabalhadores e políticas públicas educacionais

A educação básica no estado do Pará e as contradições da qualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17824

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação Básica, Ideb, Sistema Público de Ensino, Qualidade Educacional, Trabalhadores, Amazônia

Resumo

Problematizamos o papel do Estado como provedor de ações públicas para a garantia da permanência de estudantes nas redes públicas de ensino do Pará, considerando a qualidade social em oposição à qualidade de avaliações fomentadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Trata-se de pesquisa qualitativa, dada a interlocução da realidade vivida por trabalhadores e o contexto educacional, consistindo em estudo bibliográfico, a partir de Brito, Oliveira e Silva (2021), versando sobre a formação de trabalhadores e suas interfaces com o Estado; Araújo (2020), Rodrigues (2007) e Dourado (2020), tratando de políticas públicas, normatização e gestão da educação. Os resultados apontam que os condicionantes avaliativos, decorrentes do IDEB, para mensurar a qualidade da educação básica, não dão conta de entender a dinâmica dos processos formativos de trabalhadores na Amazônia paraense, tampouco se configuram em indicadores para políticas públicas em prol da efetiva qualidade da formação desses sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Isabel Batista Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPA). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/UFPA). Bolsista FAPESPA/UFPA.

Gilmar Pereira da Silva, Universidade Federal do Pará

Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/UFPA). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPA) e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA).

Referências

ALMEIDA, L. C.; DALBEN, A.; DE FREITAS, L. C. O IDEB: limites e ilusões de uma política educacional. Revista Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 125, p. 1153-1174, out./dez. 2013. DOI: 10.1590/S0101-73302013000400008. Disponible en: https://www.scielo.br/j/es/a/FGHLWhm47PZpFSHWNxs5GLM/abstract/?lang=pt. Acceso: 10 oct. 2022.

ALVES, J. P. C.; ARAUJO, R. M. L. Abordagens sobre a condição de classe das juventudes da Amazônia. MARGENS - Revista Interdisciplinar, v. 11. n. 17, p. 155-172, dez. 2017. DOI: 10.18542/rmi.v11i17.5448. Disponible en: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5448. Acceso: 10 oct. 2022.

ALVES, M, T. G.; SOARES, J. F. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 177-194, jan./mar. 2013. DOI: 10.1590/S1517-97022013000100012. Disponible en: https://www.scielo.br/j/ep/a/PkVXrTbnCJDktQxLZNK7dDj. Acceso el: 10 oct. 2022.

ARAUJO, R. M. L.; RODRIGUES, D. S.; ALVES, J. P. C. Indicadores educacionais e a ideia da integração do ensino: o ensino médio na Amazônia sob análise. Revista Novos Cadernos do NAEA, v. 18, n. 3, p. 231-260, jun./set. 2015. DOI: 10.5801/ncn.v18i2.1778. Disponible en: https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/1778. Acceso: 10 oct. 2022.

ARAÚJO, W. M. P. Sistema Nacional de Educação e Projeto de Educação para o país: concepções, proposições e disputas. In: DOURADO, L. F. (org.). PNE, políticas e gestão da educação: novas formas de organização e privatização. Brasília, DF: Anpae, 2020.

BOLIGIAN, L.; ALMEIDA, R. D. A transposição didática do conceito de território no ensino de geografia. In: GERARDI, L. H. O. Ambientes: Estudos de geografia. (org.). Rio Claro, SP: Programa de Pós-graduação em Geografia – UNESP; Associação de Geografia teorética – AGETEO, 2003. p. 235-248.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponible en: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acceso: 10 oct. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar 2017: Notas Estatísticas. Brasília, DF: MEC, Inep, 2018.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo Técnico: Censo da Educação Básica Estadual 2019. Brasília, DF: Inep, 2019.

BRITO, A. P. G.; OLIVEIRA, G. S.; SILVA, B. A. A importância da pesquisa bibliográfica no desenvolvimento de pesquisas qualitativas na área de educação. Cadernos da Fucamp, Monte Carmelo, v. 20, n. 44, p. 1-15, 2021. Disponible en: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2354. Acceso: 10 oct. 2022.

CARMO, E. S; CUNHA, F. F.; PRAZERES, M. S. C. Transporte escolar na Amazônia: uma análise dos condicionantes de acesso de estudantes ribeirinhos à escola do campo. Rev. Bras. Educ. Camp., Tocantinópolis, v. 5, e6897, 2020. DOI: 10.20873/uft.rbec.e6897. Disponible en: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/6897. Acceso: 10 oct. 2022.

CHIRINÉA, A. M.; BRANDÃO, C. F. O IDEB como política de regulação do Estado e legitimação da qualidade: em busca de significados. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 23, n. 87, p. 461-484, abr./jun. 2015. DOI: 10.1590/S0104-40362015000100019. Disponible en: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/L3FwTBZ79fLPRRwHFfVgmkP/abstract/?lang=pt. Acceso: 10 oct. 2022.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

DOURADO, L. F. PNE, políticas e gestão da educação: novas formas de organização e privatização. In: DOURADO, L. F. (org.). PNE, políticas e gestão da educação: Novas formas de organização e privatização. Brasília, DF: Anpae, 2020.

DUARTE, C. S. Direito público subjetivo e políticas educacionais. Revista em Perspectiva, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 113-118, 2004. DOI: 10.1590/S0102-88392004000200012. Disponible en: https://www.scielo.br/j/spp/a/RNxzrfZJ5H5HTnBVJFNH3vx/abstract/?lang=pt. Acceso: 10 oct. 2022.

EYNG, A. M.; PACIEVITCH, T. Das políticas de acesso e permanência na escola ao direito à educação básica de qualidade social: avanço possível? In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUCPR, 2015.

FRANÇA, S. O.; ALVES, K. K.; DUARTE, A. L. C. A utilização do índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) pelos gestores escolares: desafios da qualidade da Educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2706-2722, out./dez. 2022. e-ISSN: 1982-5587. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.16972. Disponible en: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16972. Acceso: 10 oct. 2022.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Juventude, trabalho e educação no Brasil: perplexidades, desafios e perspectivas. In: NOVAES, R.; VANNUCHI, P. (org.) Juventude e Sociedade. Trabalho, Educação, Cultura e Participação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.

Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). As múltiplas dimensões da pobreza na infância e na adolescência no Brasil. 2023.

GUSMÃO, J. B. A construção da noção de qualidade da educação. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 21, n. 79, p. 299-322, abr./jun. 2013. DOI: 10.1590/S0104-40362013000200007. Disponible en: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/8JpqPrntFpL4WVPLZV3gF6v/abstract/?lang=pt. Acceso: 10 oct. 2022.

GUZZO, R. S. L.; EUZEBIOS FILHO, A. Desigualdade social e sistema educacional brasileiro: a urgência da educação emancipadora. Escritos educ., Ibirité,v. 4, n. 2, p. 39-48, 2005. Disponible en: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-98432005000200005&lng=pt&nrm=iso. Acceso: 10 oct. 2022.

LADISLAU, C. S. A Experiência do Ensino Médio Interativo no Pará: O caso da implantação e funcionamento do Projeto SEI em uma comunidade ribeirinha do município de Portel. 2022. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Universidade Federal do Pará, Breves, PA, 2022. Disponible en: https://drive.google.com/file/d/1wChZpMoOgLI7rruFKsdoUEQgqU4WynEH/view. Acceso: 10 oct. 2022.

LOUREIRO, J. G. et al. A juventude paraense no mercado de trabalho: características gerais. Cadernos Cepec., Belém, v. 6, n. 9, set. 2017. DOI: 10.18542/cepec.v6i7-12.7041. Disponible en: https://periodicos.ufpa.br/index.php/cepec/article/view/7041. Acceso: 10 oct. 2022.

MACHADO, C.; ALAVARSE, O. M.; OLIVEIRA, A. S. Avaliação da educação básica e qualidade do ensino: estudo sobre os anos finais do ensino fundamental da rede municipal de ensino de São Paulo. RBPAE, v. 31, n. 2, p. 335-353, maio/ago. 2015. DOI: 10.21573/vol31n22015.61731. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/61731. Acceso: 10 oct. 2022.

MÉSZÁROS, I. Para além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2006.

MONTEIRO, F. G. O Financiamento da Educação Básica em Municípios do Estado do Pará no período de 2011 a 2019: alguns efeitos. In: ENCONTRO ANUAL DA FINEDUCA, 9., 2021. Anais [...]. Fineduca, 2021. p. 76-80. Tema: Políticas de Financiamento da Educação Básica. Disponible en: https://fineduca.org.br/wp-content/uploads/2021/12/Eixo-Politicas-de-Financiamento-da-Educacao-Basica.pdf. Acceso: 10 oct. 2022.

PANTOJA do carmo, nilce. um rio no caminho: Processos de escolarização de alunos ribeirinhos em contexto escolar urbano. 2019. 159 p.

PARÁ. Lei n. 8.846 de 09 de maio de 2019. Institui o Programa Estadual do Transporte Escolar no Estado do Pará - PETE/PA. Belém: Assembleia Legislativa do Estado do Pará, 2019. Disponible en: https://leisestaduais.com.br/pa/lei-ordinaria-n-8846-2019-para-institui-o-programa-estadual-do-transporte-escolar-no-estado-do-para-pete-pa. Acceso: 10 Oct. 2022.

PARÁ. Resolução n. 001, de 05 de janeiro de 2010. Dispõe sobre a regulamentação e a consolidação das normas estaduais e nacionais aplicáveis à Educação Básica no sistema Estadual de Ensino do Pará. Belém: Conselho Estadual de Educação do Pará, 2010a. Disponible en: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CEE-PA_RESOLUC387C383O20001.201020REGULAMENTAC387C383O20EDUC.20BAS.20atualizada20em2001.06.2015_0.pdf. Acceso: 10 oct. 2022.

PARÁ. Relatório estadual da pesquisa trabalho docente na educação básica no Brasil: [Pará] / Universidade Federal do Pará, Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente. Belém, 2010b.

PEREIRA, S. O. G.; CABRAL, J. P. C. Informalidade e crise do emprego no Brasil. Revista Humanidades e Inovação, v. 6, n. 18, 2019. Disponible en: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1753. Acceso: 10 oct. 2022.

QUEIRÓZ, L. M. G.; VALE, C.; SANTOS, T. F. A. M. A educação pública básica no Pará na ótica do sistema paraense de avaliação educacional - SISPAE. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 28, n. 59, p. 566-582, set./dez. 2018. DOI: 10.18675/1981-8106.vol28.n59.p566-582. Disponible en: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/12240. Acceso: 10 oct. 2022.

RODRIGUES, R. L. Processo civilizatório, espaço público e educação escolar: contradições no contexto do capitalismo contemporâneo. Libertas, Juiz de Fora, v. 6-7, n. 1-2, p. 149-174, jan./dez. 2007. Disponible en: https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/18150. Acceso: 10 oct. 2022.

SILVA, J. I. A. O.; NUNES, G, H. F. Direitos Humanos e Educação: Diretrizes Fundamentais. Revista Direitos Humanos e Democracia, v. 7, n. 13, p. 254–279, jan./jun. 2019. DOI: 10.21527/2317-5389.2019.13.254-279. Disponible en: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/8633. Acceso: 10 oct. 2022.

SILVA, M. A. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Cad. CEDES, Campinas, v. 29, n. 78, p. 216-226, 2009. DOI: 10.1590/S0101-32622009000200005. Disponible en: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/9dskHZ5yhjhYbXfGNNvm4VK/?lang=pt. Acceso: 10 oct. 2022.

THESING, M. L. C.; COSTAS, F. A. T. A pesquisa em educação: aproximações iniciais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1839-1853, jul./set. 2017. e-ISSN: 1982-5587. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.3.2017.9644. Disponible en: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9644. Acceso: 10 oct. 2022.

TRINADE, J. R.; FIEL, E. U. Emprego, renda e informalidade: um estudo da feira da cidade em Ananindeua (PA). In: TRINDADE, J. R. B. A dinâmica atual do mundo do trabalho paraense e brasileiro: Análises críticas do Observatório Paraense do Mercado de Trabalho no Biênio 2018-2019. Belém: ICSA, 2019. 358 p.

TRINDADE, J. R.; BARISÃO, C. Análise atual das trajetórias ocupacionais de trabalhadores informais da construção civil em belém do Pará (2018). In: TRINDADE, J. R. B. A dinâmica atual do mundo do trabalho paraense e brasileiro: Análises críticas do Observatório Paraense do Mercado de Trabalho no Biênio 2018-2019. Belém: ICSA, 2019. 358 p.

VASCONCELOS, J. C. et al. Infraestrutura escolar e investimentos públicos em Educação no Brasil: a importância para o desempenho educacional. Revista Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 29, n. 113, p. 874-898, out./dez. 2021. DOI: 10.1590/S0104-40362020002802245. Disponible en: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/w9HwRXMQ3FVZ9fzJJKBgLLt/. Acceso: 10 oct. 2022.

VENDRAMINI, C. R. et al. Escola, trabalho e perspectiva de futuro de jovens estudantes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 2155-2176, out./dez. 2017. e-ISSN: 1982-5587. DOI: 10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8839. Disponible en: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8839. Acceso: 10 oct. 2022.

Publicado

01/01/2023

Como Citar

RODRIGUES, M. I. B.; SILVA, G. P. da. Estado, trabalhadores e políticas públicas educacionais: A educação básica no estado do Pará e as contradições da qualidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023016, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17824. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17824. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos