Escola, trabalho e perspectiva de futuro de jovens estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8839

Palavras-chave:

Juventude. Escola. Trabalho.

Resumo

O artigo aborda a relação dos jovens estudantes com o trabalho e suas perspectivas de futuro. Percebe-se que o trabalho é uma realidade entre os jovens pesquisados, envolvendo atividades remuneradas ou realizadas por meio de estágios, além de outras atividades sistemáticas e cotidianas, como o cuidado dos irmãos e o trabalho doméstico. O trabalho ocupa parte significativa do tempo dos estudantes fora da escola, de tal modo que este concorre fortemente com os estudos, impedindo que os jovens vivam sua condição de estudante plenamente. A submissão precoce ao trabalho e em condições cada vez mais precárias, na atual sociabilidade capitalista, compromete não apenas os projetos profissionais dos estudantes, mas, sobretudo, reforça sua condição de classe, limitando, cada vez mais, suas possibilidades de formação, criação e desenvolvimento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Regina Vendramini, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Linha de pesquisa: Trabalho e Educação

Temas de estudo: migração e escolarização; movimentos sociais, classes sociais, educação do campo. 

Membro do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho

Luciana Pedrosa Marcassa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Filosofia da Educação pela UNICAMP

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação

Linhas de pesquisa: Trabalho e Educação; Educação, Estado e Políticas Públicas

Temas de estudo: jovem, escola, ensino de educação física.

Membro do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho

Mauro Titton, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Metodologia de Ensino

Temas de estudo: trabalho e escola, movimentos sociais, marxismo e educação.

Membro do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho

Soraya Franzoni Conde, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação

Linha de pesquisa: Trabalho e Educação

Temas de estudo: Trabalho infantil, infância, família, trabalho e educação

Membro do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho

Referências

BEAUD, S.; PIALOUX, M. Rebeliões urbanas e a desestruturação das classes populares (França, 2005). Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, v.18, n. 1, jun. 2006.

CUNHA, L. A. Educação e desenvolvimento social no Brasil. 8.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980.

DANTAS, J. S. Espaços coletivos de esperança: a experiência política e pedagógica da Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz em Florianópolis/SC. Tese (Doutorado em Educação). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2012.

FERNANDES, F. Educação e sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus Editora,1966.

FORACCHI, M.A. A juventude na sociedade moderna. São Paulo: Pioneira, 1977.

HARVEY, D. Entrevista. Público, Lisboa/PT, 17 de julho de 2016.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio 2006. Brasília, DF: IBGE, 2006. Disponível em www.ibge.gov.br. Acesso em: 05 jul. 2016.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010 - resultados gerais da amostra. Brasília, DF: IBGE, 2010. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=420540&idtema=97&search=santa-catarina|florianopolis|censo-demografico-2010:-resultados-da-amostra-migracao. Acesso em: 05 jul. 2016.

MARX, K. Contribuição para a crítica da economia política. Lisboa, Editorial, 1973.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. 25 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008, livro I, vol. 1, p. 211-231.

MARX, K. Cap. VI Inédito de O Capital (1 edição). São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas LTDA. 1978.

MARX, K. Trabalho Assalariado e Capital. 5 de abril de 1849. Obras Escolhidas em Três Tomos.Cidade: Editora Avante, 2006.

MÉSZAROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

OLIVEIRA, F. A economia brasileira: crítica à razão dualista. 6.ed. Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes, 1988.

Downloads

Publicado

15/10/2017

Como Citar

VENDRAMINI, C. R.; PEDROSA MARCASSA, L.; TITTON, M.; FRANZONI CONDE, S. Escola, trabalho e perspectiva de futuro de jovens estudantes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 2155–2176, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8839. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8839. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.