Escola, trabalho e perspectiva de futuro de jovens estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8839

Palavras-chave:

Juventude. Escola. Trabalho.

Resumo

O artigo aborda a relação dos jovens estudantes com o trabalho e suas perspectivas de futuro. Percebe-se que o trabalho é uma realidade entre os jovens pesquisados, envolvendo atividades remuneradas ou realizadas por meio de estágios, além de outras atividades sistemáticas e cotidianas, como o cuidado dos irmãos e o trabalho doméstico. O trabalho ocupa parte significativa do tempo dos estudantes fora da escola, de tal modo que este concorre fortemente com os estudos, impedindo que os jovens vivam sua condição de estudante plenamente. A submissão precoce ao trabalho e em condições cada vez mais precárias, na atual sociabilidade capitalista, compromete não apenas os projetos profissionais dos estudantes, mas, sobretudo, reforça sua condição de classe, limitando, cada vez mais, suas possibilidades de formação, criação e desenvolvimento humano.

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Biografia do Autor

Célia Regina Vendramini, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Linha de pesquisa: Trabalho e Educação

Temas de estudo: migração e escolarização; movimentos sociais, classes sociais, educação do campo. 

Membro do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho

Luciana Pedrosa Marcassa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Filosofia da Educação pela UNICAMP

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação

Linhas de pesquisa: Trabalho e Educação; Educação, Estado e Políticas Públicas

Temas de estudo: jovem, escola, ensino de educação física.

Membro do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho

Mauro Titton, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Metodologia de Ensino

Temas de estudo: trabalho e escola, movimentos sociais, marxismo e educação.

Membro do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho

Soraya Franzoni Conde, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação

Linha de pesquisa: Trabalho e Educação

Temas de estudo: Trabalho infantil, infância, família, trabalho e educação

Membro do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho

Referências

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Publicado

15/10/2017

Como Citar

VENDRAMINI, C. R.; PEDROSA MARCASSA, L.; TITTON, M.; FRANZONI CONDE, S. Escola, trabalho e perspectiva de futuro de jovens estudantes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 2155–2176, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8839. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8839. Acesso em: 16 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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