A escola em tempos de pandemia

Desamparo, fome e privação tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.16730

Palavras-chave:

Tempo presente, Escola, Pandemia, Desigualdades sociais

Resumo

Este artigo resulta do conhecimento das contingências que a população brasileira vivencia em tempos de pandemia da COVID-19, cujas situações de desamparo, fome e privação tecnológica tornaram-se mais evidentes. Do ponto de vista metodológico, situamos a pandemia na história do presente, isto é, no tempo-espaço nos acontecimentos do período de 2020 a 2021. Foi utilizada uma abordagem histórico-qualitativa com observação participante e análise da legislação. Defendemos que a distribuição dos bens sociais de forma igualitária colide com os interesses das classes dominantes, sendo necessária uma mudança urgente na forma como produzimos a nossa existência e o sentido do desenvolvimento econômico e social. Procuramos demonstrar os desafios do período pandêmico em uma escola pública do estado do Rio de Janeiro. Neste contexto, os resultados apontam para o agravamento das situações de exclusão social e de desamparo vivenciadas pelos alunos, professores e gestores.

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Biografia do Autor

Flávia Gonçalves da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ – Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Maria Ciavatta, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ – Brasil

Professora Titular em Trabalho e Educação do Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Educação (PUC-Rio).

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

SILVA, F. G. da; CIAVATTA, M. A escola em tempos de pandemia: Desamparo, fome e privação tecnológica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2494–2512, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.16730. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16730. Acesso em: 3 dez. 2024.

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