A utilização do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) pelos gestores escolares

Desafios da qualidade da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.16972

Palavras-chave:

Gestão escolar, Qualidade educacional, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Resumo

O artigo problematiza a utilização do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) pelos gestores escolares e reflete sobre a perspectiva de qualidade de gestores escolares de duas escolas municipais de Floriano - Piauí. Realiza a produção de dados em três etapas metodológicas (observação, entrevista semiestruturada e análise documental) utilizando uma abordagem qualitativa. Utiliza como fundamentação teórica Mello e Bertagna (2016), Ferrarotto (2021), Schneider e Nardi (2014) Silva (2009) e Fonseca (2009) abordando conceitos de gestão, avaliação e qualidade da educação. Os dados apontam a possibilidade de ampliar o uso dos indicadores do IDEB para além do sistema de bonificação, o que pode alargar a perspectiva de avaliação em espaços de gestão escolar. Conclui-se, sugerindo fomento de políticas públicas que possibilitem melhorar as condições de infraestrutura e espaços de formação dos gestores. Demarca a necessidade de protagonismo, valorização dos instrumentos de escuta e autonomia, com viabilização de processos de participação.

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Biografia do Autor

Somario de Oliveira França, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Floriano – PI – Brasil

Professor substituto. Mestrado profissional em Educação (UEMA).

Kallyne Kafuri Alves, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís – MA – Brasil

Bolsista. Integra o Grupo de Estudo sobre Gestão e Avaliação da Educação (GESTA/UEMA). Doutorado em Educação (UFES).

Ana Lúcia Cunha Duarte, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís – MA – Brasil

Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UnB).

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

FRANÇA, S. de O.; ALVES, K. K.; DUARTE, A. L. C. A utilização do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) pelos gestores escolares: Desafios da qualidade da educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2706–2722, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.16972. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16972. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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