Escolaridade materna e renda familiar

Impactos sobre o nível de proficiência em matemática medidos a partir do SARESP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18548

Palavras-chave:

Desempenho em Matemática, Ensino médio, Fatores socioeconômicos, Variáveis categóricas, SARESP

Resumo

O presente estudo consiste em uma análise das características do ambiente familiar e sua relação com o desempenho escolar, utilizando informações coletadas pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). As pontuações aqui selecionadas são as obtidas por alunos matriculados no terceiro ano do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino do estado de São Paulo. Os dados selecionados são relativos à disciplina de Matemática. As respostas parentais advindas do questionário socioeconômico aplicado pelo SARESP, referente à edição de 2019, também foram consideradas. A pesquisa observou as variáveis renda familiar e nível de instrução materno, para verificar qual o reflexo destas no desempenho do aluno. A organização dos dados, associada à análise dos resultados obtidos, permitiu concluir que esses fatores familiares se revelam elementos limitadores, tal como a renda familiar em faixas inferiores, e impulsionadores, revelados pelos níveis mais altos de escolaridade da mãe, sobre o desempenho educacional, além de atuar sobre a proficiência em Matemática registrada na referida avaliação.

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Biografia do Autor

Camila Fernanda Bassetto, Universidade Estadual Paulista

Docente no Departamento de Educação.

Driely Turi Ursini, Universidade Estadual Paulista

Mestranda em Planejamento e Análise de Políticas Públicas.

Alvaro Martim Guedes, Universidade Estadual Paulista

Docente no Departamento de Administração Pública.

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Publicado

21/12/2023

Como Citar

BASSETTO, C. F.; URSINI, D. T.; GUEDES, A. M. Escolaridade materna e renda familiar: Impactos sobre o nível de proficiência em matemática medidos a partir do SARESP . Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023149, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18548. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18548. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos