APRENDIZAGEM E PENSAMENTO MATEMÁTICO: UM OLHAR A PARTIR DA RESOLUÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS POR CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18551Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Proposição de Problemas, Interpretação do enunciado, Currículo implementado, Ensino de MatemáticaResumo
Este estudo tem o objetivo de analisar a associação entre a resolução e a proposição de problemas e seu potencial para promover a aprendizagem e ajudar a compreender o pensamento matemático dos estudantes. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, envolvendo estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental na resolução de um problema que foi adaptado de modo a gerar diferentes resultados de aprendizagem em relação à operação de divisão, bem como associa-se à proposição de problemas a partir da solicitação de adicionar uma pergunta ao problema. Os resultados confirmam a importância de o professor fomentar discussões e compreender o pensamento matemático dos estudantes; eles também revelam que a dificuldade em interpretar o enunciado do problema pode, nem sempre, ser a razão pela qual os alunos não apresentam uma solução. Adicionalmente, os dados relevam o potencial da proposição de problemas para aprofundar ou avançar nas aprendizagens decorrentes da resolução de problemas.
Downloads
Referências
ALLEVATO, N. S. G. Trabalhar através da resolução de problemas: possibilidades em dois diferentes contextos. VIDYA, Santa Maria, v. 34, n. 1, p. 209-232, jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/26. Acesso em: 30 maio 2023.
ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. de la R. As conexões trabalhadas através da Resolução de Problemas na formação inicial de professores de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 1–14, 2019. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2334. Acesso em: 17 jun. 2023.
ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. de la R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que Através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, L. de la R.; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A. M. (org.). Resolução de Problemas: teoria e prática. 2. ed. Jundiaí, SP: Paco, 2021. E-book.
ALLEVATO, N. S. G.; POSSAMAI, J. P. Proposição de Problemas: possibilidades e relações com o trabalho através da Resolução de Problemas. Com a Palavra, O Professor, [S. l.], n. 7, v. 18, p. 153-172, 2022. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/817. Acesso em: 12 ago. 2023.
AMADO, J.; FREIRE, I. Estudo de caso na investigação em Educação. In: AMADO, J. Manual de investigação qualitativa em educação. 2. ed. Coimbra, Portugal: Universidade de Coimbra, 2014.
BAILEY, J. Aprendendo a ensinar matemática por meio da resolução de problemas. Educ Stud, [S. l.], n. 57, p. 407-423, 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/download/34878/pdf/103216. Acesso em: 10 ago. 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 maio 2021.
CAI, J.; RAN, R. HWANG, S.; MA, Y.; HAN, J.; MUIRHEAD, F. Impact of prompts on students’ mathematical problem posing. Journal of Mathematical Behavior, [S. l.], n. 72, p. 1-15, 2023. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0732312323000573?via%3Dihub. Acesso em: 10 ago. 2023.
CAI, J. What Research Says About Teaching Mathematics Through Problem Posing. Éducation et didactique, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 31-50, 2022. Disponível em: https://journals.openedition.org/educationdidactique/10642. Acesso em: 10 ago. 2023.
CAI, J.; HWANG, S. Teachers as redesigners of curriculum to teach mathematics through problem posing: conceptualization and initial findings of a problem‑posing project. ZDM – Mathematics Education, [S. l.], v. 53, p. 1403–1416, 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11858-021-01252-3. Acesso em: 10 ago. 2023.
CAI, J.; LEIKIN, R. Affect in Mathematical Problem Posing: Conceptualization, Advances, And Future Directions for Research. Educational Studies in Mathematics, [S. l.], v. 105, p. 287-301, 2020. Disponível: https://link.springer.com/article/10.1007/s10649-020-10008-x. Acesso em: 10 ago. 2023.
GETZELS, J. W., Problem finding: A theoretical note. Cognitive Science, [S. l.], v. 3, p. 167-172, 1979. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doi/10.1207/s15516709cog0302_4. Acesso em: 15 ago. 2023.
ITACARAMBI, R. Resolução de problemas: construção de uma metodologia. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.
LESTER, F.; CAI, J. Can Mathematical Problem Solving Be Taught? Preliminary Answers from 30 Years of Research. In: FELMER, P.; PEHKONEN, E; KILPATRICK, J. Posing and Solving Mathematical Problems: Advances and New Perspectives. New York: Springer, 2016.
LILJEDAH; P.; CAI, J. Empirical research on problem solving and problem posing: a look at the state of the art. ZDM – Mathematics Education, [S. l.], v. 53, p. 723–735, 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11858-021-01291-w. Acesso em: 15 jun. 2023.
NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS. Principles and Standards for School Mathematics. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 2000.
NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS. Catalyzing change in early childhood and elementary mathematics: initiating critical conversations. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 2020. 260 p.
POLYA, G. O ensino por meio de problemas. Revista do Professor de Matemática, São Paulo, n. 7, p. 11-16, 1985. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/39/a-importancia-da-metodologia-de-resolucao-de-problemas-nas-aulas-de-matematica-e-o-que-presumem-professores-da-rede-municipal-de-alhandrapb-sobre-o-tema. Acesso em: 12 ago. 2023.
POSSAMAI, J. P.; ALLEVATO, N. S. G. Problem Posing: images as a trigger element of the activity. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1-15, 9 mar. 2023. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/ripem/article/view/3274. Acesso em: 10 ago. 2023.
POSSAMAI, J. P.; ALLEVATO, N. S. G. Teaching mathematics through problem posing: Elements of the task. The Journal of Mathematical Behavior, [S. l.], v. 73, p. 1-12, 2024. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0732312324000105?via%3Dihub. Acesso em: 12 ago. 2023.
POSSAMAI, J. P.; ALLEVATO, N. S. G.; STRELOW, S. B. Proposição de problemas nos Anos Iniciais: reflexões sobre elementos disparadores e prompt. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 139–157, 2023. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/7279. Acesso em: 12 jun. 2023.
VIEIRA, G.; POSSAMAI, J. P.; ALLEVATO, N. S. G. Proposição de problemas e pensamento criativo na aula de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 31, n. 00, e023021, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8671869. Acesso em: 10 jun. 2023.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Norma Suely Gomes Allevato, Janaína Poffo Possamai, Jinfa Cai, Maurício Capobianco Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.