APRENDIZAGEM E PENSAMENTO MATEMÁTICO: UM OLHAR A PARTIR DA RESOLUÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS POR CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18551

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Proposição de Problemas, Interpretação do enunciado, Currículo implementado, Ensino de Matemática

Resumo

Este estudo tem o objetivo de analisar a associação entre a resolução e a proposição de problemas e seu potencial para promover a aprendizagem e ajudar a compreender o pensamento matemático dos estudantes. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, envolvendo estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental na resolução de um problema que foi adaptado de modo a gerar diferentes resultados de aprendizagem em relação à operação de divisão, bem como associa-se à proposição de problemas a partir da solicitação de adicionar uma pergunta ao problema. Os resultados confirmam a importância de o professor fomentar discussões e compreender o pensamento matemático dos estudantes; eles também revelam que a dificuldade em interpretar o enunciado do problema pode, nem sempre, ser a razão pela qual os alunos não apresentam uma solução. Adicionalmente, os dados relevam o potencial da proposição de problemas para aprofundar ou avançar nas aprendizagens decorrentes da resolução de problemas.

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Biografia do Autor

Norma Suely Gomes Allevato, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), São Paulo – SP – Brasil.

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (1985), mestrado em Mestrado em Matemática Pura pela Universidade Estadual de Londrina (1991) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é membro associado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É professora titular e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, onde é líder do GPEAEM - Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados em Educação Matemática, e desenvolve atividades de extensão voltadas à formação de professores de e que ensinam Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, resolução de problemas, formação de professores, ensino, aprendizagem e avaliação da aprendizagem. 

Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau – SC – Brasil.

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado de Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (2006), mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela mesma universidade (2011), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e pós-doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, com supervisão da profª Drª Norma S. G. Allevato, pela Universidade Cruzeiro do Sul. É professora em tempo integral do Departamento de Matemática e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, realizando e orientando pesquisas relacionadas com a Resolução e Proposição de Problemas no ensino da Matemática.

Jinfa Cai, University of Delaware, Newark, Delaware – United States.

Jinfa Cai é docente na Universidade de Delaware e parte da American Educational Research Association. Jinfa recebeu seu bacharelado em matemática pela Hangzhou Normal University, mestrado em educação matemática pela Beijing Normal University e seu doutorado em estudos cognitivos (em educação matemática) pelo Learning Research and Development Center (LRDC) da Universidade de Pittsburgh. Atuou como editor-chefe do Journal for Research in Mathematics Education (2017-2020). Também atuou como diretor de programa na USA National Science Foundation. É editor do Compêndio de Pesquisa em Educação Matemática de 2017, pela NCTM. Atualmente, é coeditor-chefe da série de livros Research in Mathematics Education da Springer. Sua pesquisa é bem financiada por várias agências de financiamento, como a USA National Science Foundation, Department of Education e Spencer Foundation. Atualmente, está trabalhando em um projeto de pesquisa longitudinal de 4 anos sobre formulação de problemas.

Maurício Capobianco Lopes , Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau – SC – Brasil.

Doutor em Engenharia e Gestão e Conhecimento (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - 2011), Mestre em Engenharia de Produção (UFSC - 1994) e Bacharel em Ciência da Computação (UFSC - 1990). Atualmente é professor titular do Departamento de Sistemas e Computação da Universidade Regional de Blumenau (FURB) onde atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Os principais projetos que coordena estão relacionados ao ensino, pesquisa e extensão em tecnologias digitais aplicadas à educação sobretudo voltados para cursos de formação de professores aplicando estratégias e métodos inovadores. Atuou em programas como o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) e Programa de Consolidação das Licenciaturas (PRODOCENCIA) na FURB. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da FURB.

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Arquivos adicionais

Publicado

26/07/2024

Como Citar

ALLEVATO, N. S. G.; POSSAMAI, J. P.; CAI, J.; LOPES , M. C. APRENDIZAGEM E PENSAMENTO MATEMÁTICO: UM OLHAR A PARTIR DA RESOLUÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS POR CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024072, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18551. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18551. Acesso em: 21 nov. 2024.