INGRESSO DE MULHERES NO TRABALHO PEDAGÓGICO NO BRASIL: ONDAS DO FEMINISMO E A EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Trabalho Pedagógico, Ondas do Feminismo, ProfessorasResumo
Este artigo sistematiza a compreensão sobre a inserção das mulheres no trabalho pedagógico do Brasil através da análise histórica das ondas do feminismo embasada em estudos de artigos selecionados. Para a realização da pesquisa, optou-se pelo fundamento teórico - metodológico da Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS) com o objetivo de compreender os sentidos que se evidenciam ao analisar o ingresso feminino no trabalho pedagógico por meio do movimento feminista. Dessa maneira, surge o questionamento: quais sentidos se evidenciam ao analisar, por meio das ondas do movimento feminista, o ingresso das mulheres no trabalho pedagógico do Brasil? O feminismo de primeira onda não foi descrito na época desta maneira, mas soube-se que as mulheres do século XIX buscaram seus direitos apropriando-se do que lhes foi atribuído. Já a segunda e terceira onda do feminismo passam a serem enunciadas como “ondas” e as mulheres buscaram alcançar cenários jamais antes pensados para elas.
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