INGRESSO DE MULHERES NO TRABALHO PEDAGÓGICO NO BRASIL: ONDAS DO FEMINISMO E A EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Trabalho Pedagógico, Ondas do Feminismo, Professoras

Resumo

Este artigo sistematiza a compreensão sobre a inserção das mulheres no trabalho pedagógico do Brasil através da análise histórica das ondas do feminismo embasada em estudos de artigos selecionados. Para a realização da pesquisa, optou-se pelo fundamento teórico - metodológico da Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS) com o objetivo de compreender os sentidos que se evidenciam ao analisar o ingresso feminino no trabalho pedagógico por meio do movimento feminista. Dessa maneira, surge o questionamento: quais sentidos se evidenciam ao analisar, por meio das ondas do movimento feminista, o ingresso das mulheres no trabalho pedagógico do Brasil? O feminismo de primeira onda não foi descrito na época desta maneira, mas soube-se que as mulheres do século XIX buscaram seus direitos apropriando-se do que lhes foi atribuído. Já a segunda e terceira onda do feminismo passam a serem enunciadas como “ondas” e as mulheres buscaram alcançar cenários jamais antes pensados para elas.

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Biografia do Autor

Luisa Palma Menezes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS, Brasil.

Mestranda em Educação (PPGE/UFSM) na linha de Pesquisa 2: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM.

Liliana Sores Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS, Brasil.

Licenciada em Pedagogia e Letras, especialista em Literaturas em Língua Portuguesa, mestre em Educação, Dra. em Educação. Professora Titular Do Departamento De Fundamentos Da Educação (CE/UFSM).

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Publicado

10/09/2024

Como Citar

MENEZES, L. P.; FERREIRA, L. S. INGRESSO DE MULHERES NO TRABALHO PEDAGÓGICO NO BRASIL: ONDAS DO FEMINISMO E A EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024103, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18668. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos