Diálogos introdutórios sobre a formação e atuação de professoras primárias no Alto Sertão Paraibano (1970-1980)
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18678Palavras-chave:
História da Educação Brasileira, Profissionalização Docente, Professoras Leigas, Sertão ParaibanoResumo
O presente artigo discute a história da profissão docente por meio de memórias de expressão oral de professoras que atuaram no ensino primário em escolas do Alto Sertão Paraibano. Delineia aspectos teóricos e históricos da formação de professores leigos no Brasil, com especial atenção para a segunda metade do Século XX. A metodologia do estudo é de caráter documental focada. O recorte histórico está circunscrito entre as décadas de 70 e 80 do século XX. Tal demarcação temporal justifica-se pela crescente criação e implantação de escolas públicas no Sertão paraibano no período citado. O corpus da pesquisa é constituído por professoras leigas que atuaram em escolas desta região geográfica entre os anos supracitados. O estudo busca contribuir para a compreensão de como se constituiu e consolidou-se a profissionalização docente das professoras colaboradoras, a partir da escuta, escrita e análise de suas histórias de vida.
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