Diálogos introdutórios sobre a formação e atuação de professoras primárias no Alto Sertão Paraibano (1970-1980)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18678

Palavras-chave:

História da Educação Brasileira, Profissionalização Docente, Professoras Leigas, Sertão Paraibano

Resumo

O presente artigo discute a história da profissão docente por meio de memórias de expressão oral de professoras que atuaram no ensino primário em escolas do Alto Sertão Paraibano. Delineia aspectos teóricos e históricos da formação de professores leigos no Brasil, com especial atenção para a segunda metade do Século XX. A metodologia do estudo é de caráter documental focada. O recorte histórico está circunscrito entre as décadas de 70 e 80 do século XX. Tal demarcação temporal justifica-se pela crescente criação e implantação de escolas públicas no Sertão paraibano no período citado. O corpus da pesquisa é constituído por professoras leigas que atuaram em escolas desta região geográfica entre os anos supracitados. O estudo busca contribuir para a compreensão de como se constituiu e consolidou-se a profissionalização docente das professoras colaboradoras, a partir da escuta, escrita e análise de suas histórias de vida.

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Biografia do Autor

Rozilene Lopes de Sousa Alves, Universidade Federal de Campina Grande

Professora do Magistério Superior. Doutorado em Educação (UFS).

José Wanderley Alves de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Professor do Magistério Superior. Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP-CAr).

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Publicado

13/11/2023

Como Citar

ALVES, R. L. de S.; SOUSA, J. W. A. de. Diálogos introdutórios sobre a formação e atuação de professoras primárias no Alto Sertão Paraibano (1970-1980). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023105, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18678. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18678. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos