Diálogos introdutórios sobre a formação e atuação de professoras primárias no Alto Sertão Paraibano (1970-1980)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18678

Palavras-chave:

História da Educação Brasileira, Profissionalização Docente, Professoras Leigas, Sertão Paraibano

Resumo

O presente artigo discute a história da profissão docente por meio de memórias de expressão oral de professoras que atuaram no ensino primário em escolas do Alto Sertão Paraibano. Delineia aspectos teóricos e históricos da formação de professores leigos no Brasil, com especial atenção para a segunda metade do Século XX. A metodologia do estudo é de caráter documental focada. O recorte histórico está circunscrito entre as décadas de 70 e 80 do século XX. Tal demarcação temporal justifica-se pela crescente criação e implantação de escolas públicas no Sertão paraibano no período citado. O corpus da pesquisa é constituído por professoras leigas que atuaram em escolas desta região geográfica entre os anos supracitados. O estudo busca contribuir para a compreensão de como se constituiu e consolidou-se a profissionalização docente das professoras colaboradoras, a partir da escuta, escrita e análise de suas histórias de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rozilene Lopes de Sousa Alves, Universidade Federal de Campina Grande

Professora do Magistério Superior. Doutorado em Educação (UFS).

José Wanderley Alves de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Professor do Magistério Superior. Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP-CAr).

Referências

ALCÀZAR I GARRIDO, J. del. As fontes orais na pesquisa histórica: uma contribuição ao debate. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, n. 25/26, set. 1992.

ALENCAR, J. F. de. A professora “leiga”: um rosto de várias faces. In: THERRIEN, J.; DAMASCENO, M. N. (coord.). Educação e Escola no Campo. Campinas, SP: Papirus, 1993

ALMEIDA, J. S. de. Mulher e Educação: a paixão pelo possível. São Paulo: UNESP, 1998.

ANDRADE, J. P. Projeto Logos II na Paraíba: Ingerências Políticas e implicações na sua proposta político-pedagógica. 1995. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 1995.

ARAÚJO, R. M. de S. Escola Normal na Parahyba do Norte: movimento e constituição da formação de professores no século XIX. 2010. 309 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.

ASSUNÇÃO, M. S. Magistério Primário e Cotidiano Escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 1996.

BRASIL. Professor Leigo: institucionalizar ou erradicar. São Paulo: Cortez; Brasília, SENEB, 1990 (Cadernos SENEB, 3).

BURKE, P. (org.). A Escrita da História: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Ed. Unesp, 1992.

CENTRO DE ENSINO TÉCNICO DE BRASÍLIA (CETEB). Logos II: Série 26 – Técnicas de Preparação de Material Didático. Módulo 2. 4. ed. revista Brasília, 1986/1990.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. 2. ed. rev. Uberlândia, MG: EDUFU, 2011.

FREITAS, M. T. de A. Memórias de Professoras: História e Histórias. Juiz de Fora, MG: Ed. UFIF, 2000.

GHIRALDELLI JÚNIOR, P. História da Educação. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2006.

GONÇALVES, J. A. M. A carreira das professoras do ensino primário. In: NÓVOA, António (org.). Vidas de professores. Lisboa: Porto Editora, 1992.

GONDIM, M. A. D. R. O Projeto LOGOS II no Piauí: uma análise de programas para formação do professor leigo de zona rural. 1982. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1982.

GOUVEIA, C. T. G. de. A proposta nos módulos do Projeto Logos II e a prática docente do professor-cursista em Rondônia. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2019.

LE GOFF, J. História e Memória. Tradução de Bernardo Leitão [et al]. Campinas, SP: UNICAMP, 1998.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MEIHY, J. C. S. B.; HOLANDA, F. História oral: como fazer, como pensar. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

MEIHY, J. C. S. B.; SEAWRIGHT. L. Memórias e Narrativas: história oral aplicada. São Paulo:Contexto, 2020.

PINHEIRO, A. C. F. Da Era das Cadeiras Isoladas à Era dos Grupos Escolares na Paraíba. Campinas, SP: Autores Associados, São Paulo: Universidade São Francisco, 2002.

RODRIGUES, J. R. T. Magistério Leigo Rural do Piauí: Concepções e Práticas. 1985. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1985.

SAVIANI, D. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

TANURI, L. M. História da Formação de Professores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, 2000.

Publicado

13/11/2023

Como Citar

ALVES, R. L. de S.; SOUSA, J. W. A. de. Diálogos introdutórios sobre a formação e atuação de professoras primárias no Alto Sertão Paraibano (1970-1980). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023105, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18678. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18678. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos