ENEM NOS ÚLTIMOS 10 ANOS: EXAME NACIONAL DE QUAL ENSINO MÉDIO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.19004

Palavras-chave:

Enem, Ciclo de Políticas, Novo Ensino Médio

Resumo

Este artigo tem como objetivo estudar a trajetória recente do Enem, à luz do Ciclo de Políticas. O período histórico analisado compreende os anos de 2021 a 2024, considerando a publicação da Portaria n.° 411/2021 do MEC como início de um ciclo de discussões sobre a adequação do Enem ao Novo Ensino Médio. A adaptação do Enem à nova legislação expõe desafios históricos, desde questões internas na gestão do Inep até os questionamentos recentes sobre a qualidade do Novo Ensino Médio. O cenário político pós-2022, marcado pela mudança de governo, pausou a implementação do Ensino Médio, evidenciando divergências na função do Enem em relação a esse nível de ensino. A análise crítica dos eventos históricos relacionados à reforma do Novo Ensino Médio e às adequações do Enem evidencia a necessidade de um compromisso contínuo para uma efetivação justa das mudanças educacionais propostas pela legislação.

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Biografia do Autor

Halina dos Santos França, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba – PR – Brasil.

Graduada em Física pela UFPR, mestre e doutorando em Ensino de Ciências pela UTFPR (Doutoranda, PPGFCET).

Guilherme Andre Dal Moro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – PR – Brasil.

Graduado em Física pela UFPR, mestre em Tecnologia UTFPR, doutorando em Educação pela PUCPR (Doutorando, PPGE).

Álvaro Emílio Leite, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba – PR – Brasil.

Graduado em Física pela UFPR, Mestre e Doutor em Educação pela UFPR, professor adjunto do departamento de Física da UTFPR (Professor Doutor, PPGFCET).

Maria Lourdes Gisi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – PR – Brasil.

Pós-Doutora pela Universidade de Genebra/Suíça e professora titular da PUCPR (Professora Doutora, PPGE).

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Publicado

25/10/2024

Como Citar

FRANÇA, H. dos S.; DAL MORO, G. A.; LEITE, Álvaro E.; GISI, M. L. ENEM NOS ÚLTIMOS 10 ANOS: EXAME NACIONAL DE QUAL ENSINO MÉDIO?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024134, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.19004. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19004. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos