Ilhas interdisciplinares de racionalidade na formação de professores de ciências na Amazônia
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Formação Docente, AmazôniaResumo
Este artigo apresenta discussões de uma pesquisa que objetivou construir e analisar um processo formativo, utilizando as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR), em colaboração com os professores de diferentes áreas da Educação Básica (Ensino Médio) de uma Escola Estadual de Ensino Médio no Pará. No que concerne à metodologia, apresenta natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, utilizando entrevista semiestruturada e questionários. Com intuito de compreender sobre o processo e discurso dos participantes, apoiamo-nos na Análise Textual Discursiva (ATD). Como resultado, as discussões permitiram um espaço de comunicação e reflexões em torno da práxis interdisciplinar, conectando as características ambientais, culturais e sociais únicas da Região Amazônica. Como desdobramento da pesquisa, a criação de um “Jornal Informativo” favoreceu a compreensão de conceitos. Portanto, infere-se a necessidade de uma formação crítica que contribua para o desenvolvimento profissional e empodere os professores como agentes de transformação em um cenário educacional aplicado à realidade amazônica.
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1938501
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