Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade na formação de professores de Ciências na Amazônia

Autores

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Formação Docente, Amazônia

Resumo

Este artigo apresenta discussões de uma pesquisa que objetivou construir e analisar um processo formativo, utilizando as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR), em colaboração com os professores de diferentes áreas da Educação Básica (Ensino Médio) de uma Escola Estadual de Ensino Médio no Pará. No que concerne à metodologia, apresenta natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, utilizando entrevista semiestruturada e questionários. Com intuito de compreender sobre o processo e discurso dos participantes, apoiamo-nos na Análise Textual Discursiva (ATD). Como resultado, as discussões permitiram um espaço de comunicação e reflexões em torno da práxis interdisciplinar, conectando as características ambientais, culturais e sociais únicas da Região Amazônica. Como desdobramento da pesquisa, a criação de um “Jornal Informativo” favoreceu a compreensão de conceitos. Portanto, infere-se a necessidade de uma formação crítica que contribua para o desenvolvimento profissional e empodere os professores como agentes de transformação em um cenário educacional aplicado à realidade amazônica.

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1938501

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Biografia do Autor

Vandressa Caldas Amorim, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, Belém, PA, Brasil

Mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. Docente da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará (SEDUC).

Luely Oliveira da Silva, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Departamento de Ciências Naturais, Belém, PA, Brasil

Doutora em Química Orgânica – linha de pesquisa em Síntese Orgânica. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

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Publicado

30/12/2024

Como Citar

AMORIM, V. C.; SILVA, L. O. da. Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade na formação de professores de Ciências na Amazônia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19385, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19385. Acesso em: 17 jul. 2025.