“Amazonizar”: educação e ontologia política dos povos amazônicos

Autores

Palavras-chave:

educação, Amazônia, território, ontologia política

Resumo

Este artigo é fruto de um esforço interdisciplinar desenvolvido no âmbito da Universidade Federal do Amapá. Resulta do trabalho dos docentes da disciplina Educação, Poder e Território, ofertada pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGED) e Geografia (PPGEO) desta instituição. O referido componente debateu como a educação oficial se situou ao longo das distintas dinâmicas territoriais que se desenvolveram na Amazônia e apresentou estratégias de resistência presentes nas memórias e territorialidades dos povos amazônicos. Neste escrito, sintetizamos parte do debate da disciplina, discutindo, primeiro, diferentes processos de expropriação e espoliação que a região e seus povos estiveram/estão submetidos; segundo, argumentando a necessidade da escolarização se aproximar das ontologias políticas (Escobar, 2016) dos povos amazônicos, ou seja, das formas de luta e resistência dos povos indígenas e populações tradicionais, mobilizadas por suas culturas e cosmogonias, distintas da racionalidade instrumental da modernidade ocidental e constituinte do capitalismo.

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1948201

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Biografia do Autor

Albert Alan de Sousa Cordeiro, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED), Santana, AP, Brasil

Pedagogo (Universidade do Estado do Pará), Especialista em Filosofia da Educação (Universidade Federal do Pará), Mestre em Educação (Universidade do Estado do Pará), Doutor em Educação (Universidade Federal do Pará). Docente da Universidade Federal do Amapá, atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia-Campus Santana e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Eliane Aparecida Cabral da Silva, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO), Macapá, AP, Brasil

Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Amapá-UNIFAP.

Débora Mate Mendes, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED), Mazagão, AP, Brasil

Professora no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências Agrárias e Biologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

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Publicado

30/12/2024

Como Citar

CORDEIRO, A. A. de S.; SILVA, E. A. C. da; MENDES, D. M. “Amazonizar”: educação e ontologia política dos povos amazônicos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19482, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19482. Acesso em: 8 dez. 2025.