“AMAZONIZAR”: Educação e ontologia política dos povos amazônicos
Palavras-chave:
Educação. Amazônia. Território. Ontologia Política.Resumo
Este artigo é fruto de um esforço interdisciplinar desenvolvido no âmbito da Universidade Federal do Amapá. Resulta do trabalho dos docentes da disciplina Educação, Poder e Território, ofertada pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGED) e Geografia (PPGEO) desta instituição. O referido componente debateu como a educação oficial se situou ao longo das distintas dinâmicas territoriais que se desenvolveram na Amazônia e apresentou estratégias de resistência presentes nas memórias e territorialidades dos povos amazônicos. Neste escrito, sintetizamos parte do debate da disciplina, discutindo, primeiro, diferentes processos de expropriação e espoliação que a região e seus povos estiveram/estão submetidos; segundo, argumentando a necessidade da escolarização se aproximar das ontologias políticas (Escobar, 2016) dos povos amazônicos, ou seja, das formas de luta e resistência dos povos indígenas e populações tradicionais, mobilizadas por suas culturas e cosmogonias, distintas da racionalidade instrumental da modernidade ocidental e constituinte do capitalismo.
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1948201
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