TEMAS DA LITERATURA DE MUDANÇA CLIMÁTICA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.1.18245

Palavras-chave:

Crise climática, Mudança climática, Educação ambiental

Resumo

Como a mudança ou a crise climática é abordada na literatura latino-americana, das áreas de educação, estudos ambientais, administração pública e ciência política? O objetivo do artigo é interpretar as abordagens e compreender a presença da educação ambiental em uma amostra dessa literatura. Metodologicamente, realizamos as fases de busca e seleção sistemáticas de textos indexados na Web of Science, identificamos e classificamos eixos analíticos e realizamos uma análise sintética dos resultados. A análise demonstrou que os textos selecionados sobre mudança e crise climática são atravessados pelos temas: formação e conscientização; causas antropogênicas da mudança/crise climáticas e suas consequências socioeconômicas e políticas que afetam desigualmente grupos sociais e territórios; e o debate sobre instituições e decisões no âmbito das políticas públicas nacionais e internacionais. Os resultados evidenciaram que a educação ambiental está circunscrita à área da educação, constituindo-se como um nicho temático. Esses resultados podem contribuir com a literatura sobre questão climática.

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Biografia do Autor

Maria Arlete Rosa, Universidade Tuiuti do Paraná

Universidade Tuiuti do Paraná/(UTP), Curitiba – PR – Brasil – Docente – Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado e Doutorado – UTP).

Samira Kauchakje, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Balneário Camboriú – SC – Brasil.

Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Balneário Camboriú – SC – Brasil. Docente dos Programas de Pós-graduação em História; e em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (UDESC).

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Publicado

07/06/2024

Como Citar

ROSA, M. A.; KAUCHAKJE, S. TEMAS DA LITERATURA DE MUDANÇA CLIMÁTICA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.1, p. e024056, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.1.18245. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18245. Acesso em: 25 dez. 2024.