TEMAS DA LITERATURA DE MUDANÇA CLIMÁTICA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.1.18245

Palavras-chave:

Crise climática, Mudança climática, Educação ambiental

Resumo

Como a mudança ou a crise climática é abordada na literatura latino-americana, das áreas de educação, estudos ambientais, administração pública e ciência política? O objetivo do artigo é interpretar as abordagens e compreender a presença da educação ambiental em uma amostra dessa literatura. Metodologicamente, realizamos as fases de busca e seleção sistemáticas de textos indexados na Web of Science, identificamos e classificamos eixos analíticos e realizamos uma análise sintética dos resultados. A análise demonstrou que os textos selecionados sobre mudança e crise climática são atravessados pelos temas: formação e conscientização; causas antropogênicas da mudança/crise climáticas e suas consequências socioeconômicas e políticas que afetam desigualmente grupos sociais e territórios; e o debate sobre instituições e decisões no âmbito das políticas públicas nacionais e internacionais. Os resultados evidenciaram que a educação ambiental está circunscrita à área da educação, constituindo-se como um nicho temático. Esses resultados podem contribuir com a literatura sobre questão climática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Arlete Rosa, Universidade Tuiuti do Paraná

Universidade Tuiuti do Paraná/(UTP), Curitiba – PR – Brasil – Docente – Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado e Doutorado – UTP).

Samira Kauchakje, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Balneário Camboriú – SC – Brasil.

Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Balneário Camboriú – SC – Brasil. Docente dos Programas de Pós-graduação em História; e em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (UDESC).

Referências

ACSELRAD, H. Liberalização da economia e flexibilização das leis - o meio ambiente entre o mercado e a justiça. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 3, n. 3, 2013. Disponível em: https://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/2549/1199 Acesso em: 25 fev. 2024.

AGUILERA, J. M.; LARRAÍN, F. Laboratórios naturais em países emergentes e vantagens comparativas em ciência: evidências do Chile. Review of Policy Research, v. 38, n. 6, p. 732-753, 2021. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=H9JqDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT4. Acesso em: 08 jul. 2023.

ANDRADE, F. M. R. de; BARRETO, T. B.; HENRIQUES, A. B. Rio de Janeiro e crise climática: governança, interatividade e construção discursiva no Twitter. São Paulo, Ambiente & Sociedade, v. 23, 2020.Disponível em: https://doi.org/10.1590/1809-4422asoc20190202r2vu2020L6TD. Acesso em: 25 fev. 2024.

ARCHAMBAULT, H.; PRETZ, L. Capitalismo racial, imperialismo e coordenação negociada. Repensando o marxismo, v. 34, n. 2, p. 205-211, 2022. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Racial-Capitalism%2C-Imperialism%2C-and-Negotiated-Archambault-Pretz/d4816604953838bc96688b49fc2cc2fa31e9b090. Acesso em: 08 jul. 2023.

ALÓ, D.; CASTILLO, A.; MARIN, F. P.; SAMANIEGO, H. Tecnologias emergentes de baixo custo como ferramenta de apoio à educação ambiental informal em crianças de escolas públicas vulneráveis do sul do Chile. Revista Internacional de Educação em Ciências, v. 42, n. 4, p. 635-655, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09500693.2020.1723036. Acesso em: 09 jul. 2023.

BARTLE, I. Uma estratégia para uma melhor regulamentação das mudanças climáticas: rumo a um regime regulatório orientado para o interesse público. Política Ambiental, v. 18, n. 5, p. 689-706, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09644010903156984. Acesso em: 09 jul. 2023.

BARNETT, J. O efeito da ajuda na capacidade de adaptação às mudanças climáticas: insights de Niue. Ciência Política, v. 60, n. 1, p. 31-45, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1177/003231870806000104. Acesso em: 09 jul. 2023.

BOHOSLAVSKY, J. P.; CANTAMUTTO, F. Nem mesmo com uma pandemia: o FMI, direitos humanos e escolhas racionais nas relações de poder. Human Rights Quarterly, v. 44, n. 4, p. 759-783, 2022. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/868841. Acesso em: 09 jul. 2023.

BOROVINSKY, T. Towards a new nomos on the Earth? Sovereignty and Disruption in the Light of Carl Schmitt. Anacronismo e Irrupción, v. 12, n. 22, 2022, p. 32-57.

CALIXTO-FLORES, R.; AMIGÓN, E. T. As emoções nas representações sociais das alterações climáticas. Educar em Revista, v. 34, n. 68, p. 217-233, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.55684. Acesso em: 09 jul. 2023.

CALIXTO-FLORES, R. C. Mudanças climáticas nas representações sociais de Estudantes Universitários. Revista eletrônica de investigação educativa, v. 20, n. 1, p. 122-132, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.24320/redie.2018.20.1.1443. Acesso em: 09 jul. 2023.

CALIXTO-FLORES, R. Estudantes do ensino médio e as mudanças climáticas. Um estudo a partir das representações sociais. Revista Electrónica Educare, v. 26, n. 3, p. 237-255, 2022. Disponível em: https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/EDUCARE/article/view/13893. Acesso em: 09 jul. 2023.

CAPELARI, M. G. M.; ARAÚJO, S. M. V. G.; CALMON, P. C. D. P.; BORINELLI, B. Mudança de larga escala na política ambiental: análise da realidade brasileira. Revista de Administração Pública, v. 54, p. 1691-1710, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-761220190445. Acesso em: 25 fev. 2024.

CHANCEL, L. Desigualdades insostenibles: por una justicia social y ecológica. Madrid: Fuhem, 2022.

ESTEVO, J. S. China in the context of climate change. Foreign negotiations and domestic Policies. Desafíos, v. 32, n. 1, p. 216-242, 2020. Disponível em:

https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/desafios/a.7682. Acesso em: 09 jul. 2023.

FARSTAD, F. M. O tamanho importa? Comparando a política partidária da mudança climática na Austrália e na Noruega. Política Ambiental, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09644016.2019.1625146. Acesso em: 09 jul. 2023.

FEARNSIDE, P. M. A floresta amazônica brasileira na mitigação do aquecimento global: controvérsias não resolvidas. Política Climática, v. 12, n. 1, p. 70-81, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14693062.2011.581571. Acesso em: 09 jul. 2023.

GALLEGO-TORRES, A. P.; CASTRO-MONTAÑA, J. E. Estudo das representações sociais dos professores sobre as alterações climáticas antropogénicas. Revista Científica, n. 38, p. 229-242, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14483/23448350.16190. Acesso em: 09 jul. 2023.

GAVILANES CAPELO, R. M.; TIPÁN BARROS, B. G. A Educação Ambiental como estratégia para o enfrentamento das mudanças climáticas. Alteridad - Revista de Educación, v. 16, n. 2, p. 286-298, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.17163/alt.v16n2.2021.10. Acesso em: 09 jul. 2023.

GIDDENS, A. The politics of climate change. Policy & Politics, v. 43, n. 2, p. 155-162, 2015. Disponível em: https://bristoluniversitypressdigital.com/view/journals/pp/43/2/article-p155.xml. Acesso em: 22 fev. 2024.

GONZÁLEZ, D. A. A progressão do raciocínio covariacional de professores de formação inicial ao modelar o aquecimento global. The Journal of Mathematical Behavior, v. 62, p. 100859, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jmathb.2021.100859. Acesso em: 09 jul. 2023.

GUIMARÃES, M.; CARTEA, P. Á. M. Há rota de fuga para alguns, ou somos todos vulneráveis? A Radicalidade da crise e a educação ambiental. Ensino, Saúde e Ambiente, 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/40331/24441 Acesso em: 27 fev. 2024.

HUMPHREY, M. Rational irrationality and simulation in environmental politics: the example of climate change. Government and Opposition, v. 44, n. 2, p. 146-166, 2009. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/44484171. Acesso em: 09 jul. 2023.

IPCC - Intergovernmental Panel on Climate Change. Climate Change 2022: impacts, adaptation and vulnerability. Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Cambridge: Cambridge University Press, 2022. Disponível em: IPCC_AR6_WGII_FullReport.pdf. Acesso em: 12 fev. 2023.

IZUMI, M.; MOREIRA, D. O texto como dado: desafios e oportunidades para as ciências sociais. BIB-Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, n. 86, p. 138-174, 2018. Disponivel em: https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/455/433. Acesso em: 27 fev. 2024.

JACOBI, P. Educação e meio ambiente–transformando as práticas. Revista Brasileira de Educação Ambiental, Brasília, n. 0, v. 1, p. 28-35, 2004. Disponível em: https://d3nehc6yl9qzo4.cloudfront.net/downloads/revbea_n_zero.pdf. Acesso em: 25 fev. 2024.

JACOBI, P. R.; GUERRA, A. F. S.; SULAIMAN, S. N. S.; NEPOMUCENO, T. Mudanças climáticas globais: A resposta da Educação. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 46, p. 135-268, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782011000100008. Acesso em: 17 fev. 2024.

KAUCHAKJE, S; ROSA, M. A. Revisão sistemática da literatura: como fazer? v. 1, Curitiba: Editora UTP, 2020.

LAMPIS, A.; CAMPELLO TORRES, P. H.; JACOBI, P. R.; LEONE, A. L. A produção de riscos e desastres na América Latina em um contexto de emergência climática. O Social em Questão, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro: Brasil, v. 23, n. 48, p. 75-96, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5522/552264320003/552264320003.pdf Acesso em: 17 fev. 2024.

LA ROVERE, E. L.; DUBEUX, C. B.; PEREIRA JR, A. O.; WILLS, W. O Brasil além de 2020: do desmatamento ao desafio energético. Política Climática, v. 13, n. sup01, p. 70-86, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14693062.2012.702018. Acesso em: 09 jul. 2023.

LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. da C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & sociedade, v. 17, p. 23-40, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/?fomat=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 fev. 2024.

LOUREIRO, C. F. B. Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental. Educação & Sociedade, v. 26, p. 1473-1494, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Q958B6p6Rz6vmXgHP7T5Ysy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 9 jul. 2023.

LUCON, O.; GOLDEMBERG, J. São Paulo— O “outro” Brasil: diferentes caminhos em mudanças climáticas para governos estaduais e federais. The Journal of Environment & Development, v. 19, n. 3, p. 335-357, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1070496510378092. Acesso em: 09 jul. 2023.

MILDENBERGER, M.; TINGLEY, D. Crenças sobre crenças climáticas: a importância das opiniões de segunda ordem para a política climática. British Journal of Political Science, v. 49, n. 4, p. 1279-1307, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1017/S0007123417000321. Acesso em: 09 jul. 2023.

MITTIGA, R. Legitimidade política, autoritarismo e mudança climática. American Political Science Review, v. 116, n. 3, p. 998-1011, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1017/S0003055421001301. Acesso em: 09 jul. 2023.

MOSER, A. de S.; PEDROSO, D. S.; KATAOKA, A. M.; TORALES-CAMPOS, M. A. A emergência climática no ensino de Ciências: os saberes necessários para uma proposta de trabalho pedagógico por meio da educomunicação científica. Revista Ibero-Americana de Educación, Araraquara, SP, 2021.

NIEMEIER, D.; GRATTET, R.; BEAMISH, T. “Planejamento” e mudança climática: governança regional e participação cívica no planejamento do uso da terra e transporte. Meio Ambiente e Planejamento C: Governo e Política, v. 33, n. 6, p. 1600-1617, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0263774X15614181. Acesso em: 09 jul. 2023.

NOBRE, C. A.; MARENGO, J. A. Mudanças climáticas em rede: um olhar interdisciplinar. São José dos Campos, SP: INCT, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Stoecio-Maia/publication/324411872_Seguranca_Alimentar/links/5accbc340f7e9bcd519bcf1f/Seguranca-Alimentar.pdf. Acesso em: 12 fev. 2023.

NÚÑEZ-RODRÍGUEZ, J. de J.; CARVAJAL-RODRÍGUEZ, J. C. Education in Times of Climate Change for Human Resilience and Environmental Regeneration. Revista Electrónica Educare, v. 25, n. 2, p. 542-550, 2021. Disponível em: https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?pid=S1409-42582021000200542&script=sci_arttext&tlng=en. Acesso em: 09 jul. 2023.

ONU – Organizações das Nações Unidas. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. 2023. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 09 jul. 2023.

POMA, A.; GRAVANTE, T. Entre a frustração e a esperança: emoções no ativismo climático no México. Ciência Política, p. 117-156, 2021. Disponível em:

https://pesquisa.bvsalud.org/global-literature-on-novel-coronavirus-2019-ncov/resource/pt/covidwho-1478724. Acesso em: 09 jul. 2023.

RIAÑO-VARGAS, A.; ROCHA-SALAMANCA, P. Estatísticas na mídia como gatilho de medo em estudantes universitários colombianos. Revista Científica, n. 37, p. 6-17, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14483/23448350.15519. Acesso em: 09 jul. 2023.

SATO, M. et al. Os condenados da pandemia. Cuiabá: GPEA, UFMT & Ed. Sustentável, 2020.

SCHULMAN, S. Climate change challenges and Djibouti: a photoessay. The RUSI Journal, v. 164, n. 1, p. 62-75, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03071847.2019.1605020. Acesso em: 19 fev. 2024.

SCHULMAN, S. Lutas diárias dos iemenitas entre conflitos e mudanças climáticas. The RUSI Journal, v. 166, n. 1, p. 82-92, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03071847.2021.1922196. Acesso em: 09 jul. 2023.

SERANTES-PAZOS, A.; SORRENTINO, M. Diálogos em Educação Ambiental e Clima. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, v. 27, n. 2, p. 1-20, 2022.

SOLORIO, I. Líder no papel, retardatário na prática: a fragmentação das políticas e a paralisia multinível na implementação da Lei Mexicana do Clima. Política Climática, v. 21, n. 9, p. 1175-1189, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14693062.2021.1894084. Acesso em: 09 jul. 2023.

SOUZA, M. A. Sobre o Conceito de Prática Pedagógica. In: DA SILVA, M. C. B.; FERREIRA, A. G.; VECHIA, A.; NADAL, B. G.; VIANA, I.; SOUZA, M. A.; ROSA, M. A.; GARRIDO, S. Práticas pedagógicas e elementos articuladores. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná, p. 38-65, 2016.

SOUZA, C.; SATO, M. Justiça climática e Educação ambiental. In: PEREIRA, V.; MADEIRA, M.; SOUZA, E.; STEUCK, E. (org.). Educação Ambiental em tempos de crise: por uma Ontologia da Esperança. Juiz de Fora: Garcia ed., 2019.

STUHLDREHER, A. M. Mudança climática e governança multinível no Uruguai: percepções após dez anos do Sistema Nacional de resposta ao Cambio Climático. Perfiles latinoamericanos, v. 29, n. 58, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.18504/pl2958-004-2021. Acesso em: 09 jul. 2023.

TONI, A.; CHAVES, C. F. A diplomacia ambiental e climática populista de extrema-direita de Bolsonaro. Política Latino-Americana, v. 13, n. 2, p. 464-483, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1111/lamp.12268. Acesso em: 09 jul. 2023.

TRISTÃO, M. Saberes e fazeres da educação ambiental no cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 1, p. 47-55, 2004. Disponível em: https://d3nehc6yl9qzo4.cloudfront.net/downloads/revbea_n_zero.pdf. Acesso em: 25 fev. 2024.

VALDANHA NETO, D.; JACOBI, P. R. Aprendizagem social como resposta a desastres: um estudo de caso na Amazônia brasileira. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 28, n. 1, p. 109-127, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13504622.2021.2007222. Acesso em: 09 jul. 2023.

VIEIRA, S. R.; DE MORAIS, J. L.; CAMPOS, M. A. T. A Educação Ambiental na agenda de políticas públicas brasileiras: uma análise a partir do conceito de ciclo de políticas/a educação ambiental na agenda das políticas públicas brasileiras: uma análise a partir do conceito de ciclo de políticas/la educación ambiental en la agenda de las pol íticas públicas brasileñas: un análisis desde el concepto de ciclo político. Pedagogia Social, v. 36, p. 35-50, 2020. Disponível em: https://br.search.yahoo.com/search?fr=mcafee&type=E211BR1378G0&p=https%3A%2F%2Fgo.gale.com%2Fps%2Fi.do%3Fid%3DGALE%257CA635447103%26sid%3DgoogleScholar%26v%3D2.1%26it%3Dr%26linkaccess%3Dabs%26issn%3D11391723%26p%3DIFME%26sw%3Dw%26userGroupName%3Danon%257Eaa960bff%26aty%3Dopen%2Bweb%2Bentry. Acesso em: 09 jul. 2023.

VIOLA, E. O regime internacional de mudança climática e o Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 17, p. 25-46, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-69092002000300003. Acesso em: 25 fev. 2024.

VIOLA, E.; BASSO, L. O sistema internacional no Antropoceno. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 31, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.17666/319201/2016. Acesso em: 25 fev. 2024.

Publicado

07/06/2024

Como Citar

ROSA, M. A.; KAUCHAKJE, S. TEMAS DA LITERATURA DE MUDANÇA CLIMÁTICA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.1, p. e024056, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.1.18245. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18245. Acesso em: 22 nov. 2024.