Cognição e aprendizagem no espaço da tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.5934

Palavras-chave:

Cognição. Linguagem Escrita. Tablet.

Resumo

Este trabalho analisa o impacto das Novas Tecnologias nas situações didáticas cotidianas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, um Estudo de Caso descritivo, baseado em observações dos espaços das salas de aula, do mesmo grupo de crianças, entre junho de 2013 e abril de 2015, nos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental de uma escola particular católica, bem como entrevistas com as professoras regentes destas turmas. Buscamos estabelecer relações entre a aquisição da linguagem escrita em textos convencionais e aqueles em hipertextos, assim como compreender como se estrutura a alfabetização científica e digital nesses espaços. Nesse sentindo, verificou-se que essas experiências são possíveis de acontecer em espaços projetados de forma antagônica aos espaços tradicionais, pois, muitas vezes, a mesma é menos rígida, mais flexível, fato este que torna o ambiente agradável e, ao mesmo tempo, mais acessível, constituindo um ambiente, por vezes, híbrido, no qual as dimensões entre o caderno e o tablet coexistem e a fusão desses pares opostos de aquisição de linguagem escrita acontece.

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Biografia do Autor

Kelber Ruhena Abrão, Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT)Bolsista Produtividade em Pesquisa pela UFT e Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Saúde (PPGECS) Doutor em Educação em Ciências (UFRGS).

José Cláudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

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Publicado

20/12/2016

Como Citar

ABRÃO, K. R.; DEL PINO, J. C. Cognição e aprendizagem no espaço da tecnologia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 1776–1798, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n4.5934. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5934. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos