Gestão do conhecimento na educação a distância: propondo competências para o nível operacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.8282

Palavras-chave:

Educação a Distância. Liderança. Gestão do Conhecimento. Competências. Tutoria.

Resumo

A modalidade a distância fez surgir uma nova gama de profissionais, que assumem papeis diversos. O presente artigo resulta de um estudo sobre as competências da tutoria e do gestor de tutoria em cursos de pós-graduação de uma Instituição de Ensino Superior. O estudo tem como principal objetivo propor competências técnico pedagógicas e de suporte para os cargos de tutoria e a gestão de tutoria e justifica-se pela necessidade de se formalizar competências destes agentes, adequando-os aos cargos/funções compatíveis com sua especialidade e experiências, colaborando assim para sua motivação, produtividade e desenvolvimento. Espera-se que o estudo possa fomentar reflexões sobre as principais competências que estes profissionais devem apresentar para exercer suas atividades com maestria no contexto da EaD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Siderly do Carmo Dahle de Almeida, Centro Universitário Internacional Uninter

Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012) é Mestre em Educação pela PUCPR (2006). Especialista em Gestão da Informação pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (1999) e em Educação a Distância pela Faculdade Educacional da Lapa (2009). É graduada em biblioteconomia pela Universidade Federal do Paraná (1988) e em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2010). Desenvolve pesquisas e tem experiência na área de Educação, com ênfase em tecnologias e mídias educacionais, formação de professores, metodologia da pesquisa. É coordenadora do Mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter.

Andreia Mileski Zuliani Santos, Uniube

Graduada em Administração (UEM), Especialização em Administração Industrial (UEL), MBA Gestão de Projetos (UNICESUMAR). Aluna regular do Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações (UNICESUMAR). Coordenadora na Uniube.

Downloads

Publicado

13/01/2017

Como Citar

ALMEIDA, S. do C. D. de; SANTOS, A. M. Z. Gestão do conhecimento na educação a distância: propondo competências para o nível operacional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 332–349, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n1.8282. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8282. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.