Comunidade de prática no ensino superior

Autores

  • Vagner Ricardo de Araujo Pereira Doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade. UFSCar – Universidade Federal de São Carlos – Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. São Carlos – SP – Brasil. 13565-905. UNIFEB - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Faculdades Unificadas. Barretos – SP – Brasil. 14783-226
  • Carlos Roberto Massao Hayashi UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas - Departamento de Ciências da Informação. São Carlos – SP – Brasil. 13565-905

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p204

Palavras-chave:

Comunidade de Prática (CoP), Gestão do conhecimento, Ensino superior,

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a inserção, no ensino superior, de um recurso da gestão do conhecimento denominado Comunidade de Prática (CoP) ou Comunidade de Aprendizagem Profissional. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que procurou responder à seguinte questão: quais fatores contribuem para a criação, manutenção e fortalecimento de uma CoP no ensino superior? Os resultados indicam que a inserção de uma CoP no ensino superior depende de diversos fatores, dentre eles a valorização das relações sociais entre seus membros, o apoio institucional como forma de superar a perda de exclusividade do conhecimento por meio do registro das informações e a necessidade de um facilitador que viabilize e organize as reuniões, bem como estimule a frequência aos encontros. A comunidade de prática no ensino superior pode ocorrer entre professores das áreas específica e pedagógica e entre estudantes, ou ainda, como uma combinação desses atores. Além disso, é possível envolver atores externos, tais como profissionais vinculados a empresas públicas ou privadas. Diversos estudos internacionais indicam resultados bem-sucedidos, entretanto, poucas pesquisas são encontradas no Brasil.

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Biografia do Autor

Vagner Ricardo de Araujo Pereira, Doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade. UFSCar – Universidade Federal de São Carlos – Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. São Carlos – SP – Brasil. 13565-905. UNIFEB - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Faculdades Unificadas. Barretos – SP – Brasil. 14783-226

Graduação em Física

Mestrado em Educação

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) - UFSCar

Professor de Física - UNIFEB

Carlos Roberto Massao Hayashi, UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas - Departamento de Ciências da Informação. São Carlos – SP – Brasil. 13565-905

Doutor em Educação

Professor do PPGCTS - UFSCar

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Publicado

11/04/2016

Como Citar

PEREIRA, V. R. de A.; HAYASHI, C. R. M. Comunidade de prática no ensino superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 1, p. 204–222, 2016. DOI: 10.21723/riaee.2016.v11.n1.p204. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8349. Acesso em: 7 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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