A adoção do SISU e a evasão na Universidade Federal de Uberlândia
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8352Palavras-chave:
SISU. Evasão. UFU. Ensino superior. Educação.Resumo
O principal objetivo do trabalho foi verificar a evolução do percentual de alunos evadidos nos anos antes (2006 a 2010) e depois (2011 a 2014) da adoção do Sistema de Seleção Unificada (SISU) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Trata-se de uma pesquisa documental. Os dados relativos à evasão foram obtidos com a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) da instituição. Na primeira parte da verificação das informações, foi realizada a organização dos dados relativos aos alunos evadidos da UFU no período analisado, sendo tratadas 15.088 ocorrências. Em seguida os dados foram classificados e sintetizados. Posteriormente foi aplicado o teste estatístico binomial. As áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Ciências Exatas e da Terra foram as que apresentam os maiores percentuais de alunos evadidos. Ao analisar as médias por área, verifica-se que as áreas Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Ciências da Saúde apresentam aumento significativos nos percentuais de alunos evadidos após o SISU. Enquanto as áreas de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas apresentaram reduções significativas nos percentuais de alunos evadidos.
Downloads
Referências
BARDAGI, M. P.; HUTZ, C. S.; "Não havia outra saída": percepções de alunos evadidos sobre o abandono do curso superior. Psico-USF (Impr.), Itatiba, v. 14, n. 1, abril, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 82712009000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 05 abr. 2015.
BEUREN, I. M. (org). Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade: Teoria e prática. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2009
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Superior. Comissão Especial Sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Brasília, outubro de 1997. Disponível em: <http://www.udesc.br/arquivos/id_submenu/102/diplomacao.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2015.
BRASIL. Portaria Normativa. Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010. Institui e regulamenta o Sistema de Seleção Unificada, sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação, para seleção de candidatos a vagas em cursos de graduação disponibilizadas pelas instituições públicas de educação superior dele participantes. Diário Oficial da União. Brasília, 2010.
BRASIL. Secretaria de Educação Superior. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI: diretrizes para elaboração. Brasília: MEC/ SESu, jun. 2002.
BRASIL. Quem pode se inscrever no SISU 1º/2015. Disponível em: <http://SISU.mec.gov.br/SISU#quem_pode>. 2015. Acesso em 22/03/2015 as 16:55
BRASIL. Sistema de Seleção Unificada. Disponível em: http://SISU.mec.gov.br. Acesso em: 24 de fevereiro de 2013a.
BRASIL. SISU avança na democratização do acesso a universidade. Disponível em: <http://www.dilma.com.br/site/destaques/SISU>. Acesso em: 24 fev. 2013b.
CHIAVENATO, I. - Introdução à Teoria Geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ª ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 - 12ª Reimpressão.
CUNHA, J. V. A.; DE LUCA, M. M. M.; LIMA, G. A. S. F.; CORNACCHIONE Jr., E. B.; OTT, E. Quem está ficando para trás? Uma década de evasão nos cursos brasileiros. Repec – Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, v. 9, n. 2, art. 1, p. 124-142, abr./jun. 2015.
FURTADO, V. V. A.; ALVES, T. W. Fatores determinantes da evasão universitária: uma análise com alunos da UNISINOS. Contextus Revista Contemporânea de Economia e Gestão, vol. 10, n. 2, jul/dez, 2012.
GAIOSO, N. P. L. O fenômeno da evasão escolar na educação superior no Brasil. 2005. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2005.
GIL, A.C. Como Elaborar projeto de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas 2002. p.159
MELO, G.F.; NAVES, M.L.P. Retenção e evasão: desafios para a gestão da educação superior. Disponível em: <http://www.aforges.org/wp-content/uploads/2016/11/10-Geovana-Melo-et-al_Retencao-e-evasao.pdf>. Acesso em: 20 mar 2017.
MERCURI, E. e POLYDORO, S. A. J. (2004). “O compromisso com o curso no processo de permanência/evasão no Ensino Superior: algumas contribuições”. In: MERCURI, E. e POLYDORO, S. A. J. (orgs.). Estudante universitário: características e experiências de formação. Taubaté, SP: Cabral Ed. e Livraria Universitária.
MOEHLECKE, S.; CATANI, A. M. Reforma e Expansão do Acesso ao Ensino Superior: balanço e proposições. In: Política para as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). In: Políticas de acesso e expansão da educação superior: concepções e desafios / OLIVEIRA, João Ferreira de et al. – Brasília: INEP 2006.
NOGUEIRA, D. UFU lança programa para reduzir em 40% a retenção e evasão escolar. Correio de Uberlândia, Uberlândia, 30 jul. 2015, Caderno Cidade e Região. Disponível em: <http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/ufu-lanca-programa-para-reduzir-em-40-a-retencao-e-evasao-escolar/>. Acesso em: 15 out 2015.
SANTOS BAGGI, C. A.; LOPES, D. A. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 16, n. 2, p. 355-374, July 2011. Disponível em
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 40772011000200007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 28 jun. 2015
SILVA FILHO, R. L. L.; MOTEJUNAS, P. R.; HIPOLITO, O.; LOBO, M. B. C. M. A evasão no ensino superior Brasileiro. Revista cadernos de pesquisa. v. 37. n. 132. set- dez. 2007. 641-659 p.
TZU, S. A Arte da Guerra. Coleção a obra-prima de cada autor. Sun Tzu -Texto Integral - Editora Martin Claret. Tradução Pietro Nassetti - 3ª Edição - Impresso 2008 - 7ª Reimpressão. São Paulo – SP
UFU – ANUÁRIO 2014 - ANO BASE 2013. Uberlândia, MG: Universidade Federal de Uberlândia, 2015. Disponível em: <http://www.ufu.br/sites/www.ufu.br/files/Anuario_2014_-_ano_base_2013.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.