Processos avaliativos na educação superior: os planos de ensino em análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8577

Palavras-chave:

Processos Avaliativos. Planos de ensino. Artes Visuais. Educação superior.

Resumo

Analisar os processos avaliativos presentes no plano de ensino de um Curso de Licenciatura em Artes Visuais foi o objetivo geral deste estudo. Para esse fim, realizou-se a recolha de dados por meio da leitura dos planos de ensino de um curso de uma Instituição de Ensino Superior, situada no município de Blumenau, Santa Catarina. Optou-se pela análise documental com base em André e Ludke. Com relação à análise dos dados, dialogamos com o aporte teórico dos seguintes autores: Barbosa, Hernandez, Luckesi, Hoffmann e Zabala. Dentre o principal resultado encontrado, identificamos um número diversificado de instrumentos, que estão em conformidade com os conteúdos procedimentais. Entre os critérios predomina a avaliação de conteúdos procedimentais e atitudinais. Nos objetivos específicos, a ênfase está nos conteúdos conceituais. Os processos avaliativos contidos nos planos de ensino do curso de Artes Visuais permitiram-nos refletir sobre a autonomia dos professores e a avaliação na Educação Superior, que revela aproximações com a perspectiva de avaliação mediadora e a sua função formativa. Compreendemos ainda que os diversos instrumentos avaliativos enfatizam em sua maioria uma relação com as práticas artísticas desenvolvidas no processo de ensino aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taíze dos Santos Batistti, Universidade Regional de Blumenau

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - 2014. Possui graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2011) e graduação em Tecnólogo em Processos de Produҫão do Vestuário - SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina (2007). Tem experiência como professora desde o ano de 2009, leciona Arte nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental. Entre o ano de de 2013 e 2014 atuou também com ensino médio na Escola de Educação Básica Tereza Cristina. 

Valdete Moser Preto, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009) e graduação em Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2011). Atualmente é Supervisora Educacional - SESI - Departamento Regional do Estado de Santa Catarina. É pesquisadora no curso de mestrado em educação da FURB - Universidade Regional de Blumenau.

Marcia Regina Selpa Heinzle, Universidade Regional de Blumenau

Graduação em Pedagogia-UNIPLAC(1988); - Especialização em Dificuldades de Aprendizagem -UNIPLAC (1992); - Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde - ENSP FIOCRUZ Núcleo São Paulo (2006); - Mestrado em Educação- FURB (2002). - Doutorado em Educação- UNICAMP (2012). - Atividades atuais: Professora e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação no qual integra a Linha de Pesquisa: Processos de ensinar e aprender e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES -FURB. Professora Colaboradora do Mestrado em Saúde Coletiva. Ênfase nos seguintes temas: Educação Superior; Currículo; Avaliação; Metodologias; Profissionalização docente; Educação em Saúde. Coordenadora local Parfor.

Referências

ANDRÉ, Marli; LUDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2012.

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte. Ed. C/Arte, 1998.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4.ed. Lisboa: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 1, de 16 de janeiro de 2009. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais. Brasília, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Metodologia do ensino superior. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1997.

HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médica, 1998.

HERNANDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Ed Artmed, 2000.

HERNANDEZ, Fernando. A Formação do professor e o ensino das artes visuais. Santa Maria: Ed, UFSM, 2005.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. 7ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU. Projeto pedagógico do curso de artes visuais, 2015.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. Ladermos Libertad-1. 7º ed. São Paulo, 2000.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ARTMED, 1998.

Downloads

Publicado

05/07/2017

Como Citar

BATISTTI, T. dos S.; PRETO, V. M.; HEINZLE, M. R. S. Processos avaliativos na educação superior: os planos de ensino em análise. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1774–1791, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8577. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8577. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.