Processos avaliativos na educação superior: os planos de ensino em análise
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8577Palavras-chave:
Processos Avaliativos. Planos de ensino. Artes Visuais. Educação superior.Resumo
Analisar os processos avaliativos presentes no plano de ensino de um Curso de Licenciatura em Artes Visuais foi o objetivo geral deste estudo. Para esse fim, realizou-se a recolha de dados por meio da leitura dos planos de ensino de um curso de uma Instituição de Ensino Superior, situada no município de Blumenau, Santa Catarina. Optou-se pela análise documental com base em André e Ludke. Com relação à análise dos dados, dialogamos com o aporte teórico dos seguintes autores: Barbosa, Hernandez, Luckesi, Hoffmann e Zabala. Dentre o principal resultado encontrado, identificamos um número diversificado de instrumentos, que estão em conformidade com os conteúdos procedimentais. Entre os critérios predomina a avaliação de conteúdos procedimentais e atitudinais. Nos objetivos específicos, a ênfase está nos conteúdos conceituais. Os processos avaliativos contidos nos planos de ensino do curso de Artes Visuais permitiram-nos refletir sobre a autonomia dos professores e a avaliação na Educação Superior, que revela aproximações com a perspectiva de avaliação mediadora e a sua função formativa. Compreendemos ainda que os diversos instrumentos avaliativos enfatizam em sua maioria uma relação com as práticas artísticas desenvolvidas no processo de ensino aprendizagem.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli; LUDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2012.
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte. Ed. C/Arte, 1998.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4.ed. Lisboa: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 1, de 16 de janeiro de 2009. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais. Brasília, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Metodologia do ensino superior. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1997.
HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médica, 1998.
HERNANDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Ed Artmed, 2000.
HERNANDEZ, Fernando. A Formação do professor e o ensino das artes visuais. Santa Maria: Ed, UFSM, 2005.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. 7ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU. Projeto pedagógico do curso de artes visuais, 2015.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. Ladermos Libertad-1. 7º ed. São Paulo, 2000.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.