A proposta bilíngue na educação de surdos: práticas pedagógicas no processo de alfabetização

Autores

  • Márcia Cristina Florencio Fernandes Moret Universidade Federal de Rondônia - UNIR https://orcid.org/0000-0002-7366-8605
  • Juliana Negrello Rossarolla Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • João Guilherme Rodrigues Mendonça Universidade Federal de Rondônia -UNIR

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8734

Palavras-chave:

Bilinguismo. Alfabetização. Libras.

Resumo

O ensino e uso da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, na educação dos surdos, são imprescindíveis para o seu desenvolvimento, construção da sua identidade, autonomia, relações interpessoais, além da comunicação com o mundo. A aquisição da língua portuguesa faz parte do currículo das escolas regulares, e o domínio dela estabelece uma relação entre a língua e a sociedade, que se constitui pela maioria, sendo ouvintes e usuárias da mesma. Existe uma preocupação voltada para a educação dos surdos, principalmente na etapa da alfabetização, que consequentemente se estende por todo o ensino regular, onde a maioria dos alunos surdos estão concluído o ensino médio sem saber ler e/ou produzir na língua portuguesa. Essa problemática afeta o desenvolvimento social desses sujeitos, uma vez que a língua portuguesa ainda é cobrada como se fosse a língua materna do surdo, não respeitando sua cultura, que tem como primeira língua a LIBRAS. O objetivo dessa pesquisa tem como finalidade verificar os métodos e técnicas no processo de alfabetização de surdos e buscar outros modelos, baseados na teoria bilíngue, garantindo a aquisição da LIBRAS como uma língua natural e o ensino da língua portuguesa numa metodologia de segunda língua, para que de fato a aquisição da leitura e escrita se concretize.

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Biografia do Autor

Márcia Cristina Florencio Fernandes Moret, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Mestranda em Educação Escolar Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional (PPGEE/MEPE) Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Porto Velho. Especialista em Tradução e Interpretação da LIBRAS pela Faculdade Santo André – FASA e Educação Especial Inclusiva pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR, Licenciada em Pedagogia – Habilitação em Magistério das Séries Iniciais e Orientação Educacional pela Faculdade de Educação de Jaru – UNICENTRO. Tradutora Intérprete de Linguagem de Sinais do Instituto Federal de Educação Ciência  e Tecnologia –IFRO. E-mail: marcia.moret@ifro.edu.br. Currículo disponível na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/0061145463575427.

Juliana Negrello Rossarolla, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Mestranda em Educação Escolar Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional (PPGEE/MEPE)Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Porto Velho. Técnica em Assuntos Educacionais – Campus Colorado do Oeste/RO. E-mail: juliana.rossarolla@ifro.edu.br

João Guilherme Rodrigues Mendonça, Universidade Federal de Rondônia -UNIR

Orientador: Pós-doutorando em Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP); Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciência e Letras de Araraquara (UNESP). Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Especialista em Gestão Escolar e Psicomotricidade. Graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física de Volta Redonda e em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia. Atua há mais de 26 anos no Ensino Superior na Universidade Federal de Rondônia em atividades ligadas á docência nos Cursos de Graduação em Educação Física, Psicologia e Pedagogia. Atualmente é docente no Mestrado Profissional em Educação Escolar e no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil/UNIR. Membro do Grupo de estudos do desenvolvimento e da cultura corporal - UNIR e do Núcleo de Estudos da Sexualidade (NUSEX) – UNESP. E-mail: jgrmendonca@bol.com.br. Currículo disponível da Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/4283910757526854.

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Publicado

05/07/2017

Como Citar

MORET, M. C. F. F.; ROSSAROLLA, J. N.; MENDONÇA, J. G. R. A proposta bilíngue na educação de surdos: práticas pedagógicas no processo de alfabetização. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1792–1801, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8734. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8734. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos