A apropriação do conhecimento como elemento de transformação do trabalho educativo

Autores

  • Geuciane Felipe Guerim Fernandes Universidade Estadual de Londrina
  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.8752

Palavras-chave:

Formação. Pedagogia histórico-crítica. Unidade teoria-prática.

Resumo

O artigo apresenta um recorte de pesquisa em andamento, a qual tem como objetivo investigar as possíveis práticas de leitura presentes na realidade de alunos e professores do 1º ano do Ensino Médio e as possíveis mudanças obtidas após a realização de um grupo de estudos com os professores de Língua Portuguesa e suas intervenções em sala de aula. Aqui, buscou-se analisar o desenvolvimento do grupo de estudo e as possibilidades de formação teórica consistente para práxis transformadora. Este estudo de caráter qualitativo fundamentou-se nas reflexões teóricas do Materialismo Histórico-Dialético e da Pedagogia Histórico-Crítica como possibilidades de um referencial teórico capaz de orientar as reflexões e ações em sala de aula. Os resultados obtidos demonstram a importância da unidade teoria-prática para a formação docente, na medida em que superando o senso comum, o professor busca formas adequadas para juntamente com os alunos, atingir níveis mais elevados de consciência humana frente aos conteúdos científicos. 

Biografia do Autor

Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2015).  Bolsista integrante do programa OBEDUC/UEL. Pesquisadora dos grupos de pesquisa Leitura e Educação: práticas pedagógicas no contexto da Pedagogia Histórico-Crítica - UEL e Foco - Formação Continuada: Implicações do Materialismo Histórico e Dialético e da Teoria Histórico Cultural na Prática Docente e no Desenvolvimento Humano. Email: geu_tc@hotmail.com.

 

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Letras. Professora adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina - UEL e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - UEL. Coordenadora do Projeto OBEDUC: A práxis pedagógica: concretizando possibilidades para a prática pedagógica na Universidade Estadual de Londrina e bolsista OBEDUC. E-mail: sandrafranco26@hotmail.com/sandrafranco@uel.br

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Publicado

20/12/2016

Como Citar

Guerim Fernandes, G. F., & Pires Franco, S. A. (2016). A apropriação do conhecimento como elemento de transformação do trabalho educativo. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 11(4), 2191–2204. https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.8752

Edição

Seção

Artigos