A apropriação do conhecimento como elemento de transformação do trabalho educativo

Autores

  • Geuciane Felipe Guerim Fernandes Universidade Estadual de Londrina
  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.8752

Palavras-chave:

Formação. Pedagogia histórico-crítica. Unidade teoria-prática.

Resumo

O artigo apresenta um recorte de pesquisa em andamento, a qual tem como objetivo investigar as possíveis práticas de leitura presentes na realidade de alunos e professores do 1º ano do Ensino Médio e as possíveis mudanças obtidas após a realização de um grupo de estudos com os professores de Língua Portuguesa e suas intervenções em sala de aula. Aqui, buscou-se analisar o desenvolvimento do grupo de estudo e as possibilidades de formação teórica consistente para práxis transformadora. Este estudo de caráter qualitativo fundamentou-se nas reflexões teóricas do Materialismo Histórico-Dialético e da Pedagogia Histórico-Crítica como possibilidades de um referencial teórico capaz de orientar as reflexões e ações em sala de aula. Os resultados obtidos demonstram a importância da unidade teoria-prática para a formação docente, na medida em que superando o senso comum, o professor busca formas adequadas para juntamente com os alunos, atingir níveis mais elevados de consciência humana frente aos conteúdos científicos. 

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Biografia do Autor

Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2015).  Bolsista integrante do programa OBEDUC/UEL. Pesquisadora dos grupos de pesquisa Leitura e Educação: práticas pedagógicas no contexto da Pedagogia Histórico-Crítica - UEL e Foco - Formação Continuada: Implicações do Materialismo Histórico e Dialético e da Teoria Histórico Cultural na Prática Docente e no Desenvolvimento Humano. Email: geu_tc@hotmail.com.

 

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Letras. Professora adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina - UEL e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - UEL. Coordenadora do Projeto OBEDUC: A práxis pedagógica: concretizando possibilidades para a prática pedagógica na Universidade Estadual de Londrina e bolsista OBEDUC. E-mail: sandrafranco26@hotmail.com/sandrafranco@uel.br

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Publicado

20/12/2016

Como Citar

GUERIM FERNANDES, G. F.; PIRES FRANCO, S. A. A apropriação do conhecimento como elemento de transformação do trabalho educativo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 2191–2204, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n4.8752. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8752. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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