Robótica Educacional no Brasil: questões em aberto, desafios e perspectivas futuras
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8778Palavras-chave:
Robótica na educação. Currículo. Tecnologias na educação.Resumo
Este artigo investiga a situação atual do campo da robótica na educação no Brasil e identifica os desafios e questões atuais relacionados ao uso das tecnologias em robótica como ferramentas que irão dar suporte à criatividade e outras habilidades na formação do indivíduo. Com efeito, conclusões e propostas são apresentadas para promover a cooperação de pesquisadores e professores no Brasil que podem dar suporte ao desenvolvimento futuro do movimento da robótica na educação.
Downloads
Referências
BENITTI, F. B. V. Exploring the educational potential of robotics in schools: a systematic review. Computers & Education, v. 58, n. 3, p. 978-988, 2012.
BIZZO, N. Pensamento Científico: a natureza da ciência no ensino fundamental. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
BLIKSTEIN, P. Digital fabrication and “making” in education: The democratization of invention. In: WALTER-HERRMANN, J.; BΌCHING, C. (Org). FabLabs: of machines, makers and inventors. p. 1-21. Bielefeld: Transcript Publishers, 2013.
CAMPOS, F. Currículo, tecnologias e robótica na educação básica. Tese de Doutorado. Programa Educação: Currículo – PUC SP, 2011.
D´ABREU, J. V.; MIRISOLA, L. G. B.; RAMOS, J. J. G. Ambiente de Robótica Pedagógica com Br. GOGO e Computadores de Baixo Custo: uma contribuição para o ensino médio. Anais do XXII SBIE - XVII WIE, 2011.
DE KONING, B. B.; TABBERS, H. K. Facilitating understanding of movements in dynamicvisualizations: an embodied perspective. Educational Psychology Review, v. 23, p. 501-521, 2011.
EGUCHI, A. What is educational robotics? Theories behind it and practical implementation. In: GIBSON, D.; DODGE, B. (Org.). Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference, 2010. p. 4006-4014. Chesapeake, VA: AACE, 2010.
GERSHENFELD, N. Fab: the coming revolution on your desktop - From personal computers to personal fabrication. NY: Basic Books, 2007.
LU, C. M.; KANG, S.; HUANG, S. C.; BLACK, J. B. Building student understanding and interest in science through embodied experiences with LEGO robotics. In: BASTIAENS, T.; EBNER, M. (Org.). Proceedings of World, 2011.
PAPERT, S. Mindstorms: computers, children and powerful ideas. NY: Basic Books, 1980.
PAPERT, S. Computer criticism vs. technocentric thinking. Educational Researcher, v. 16, n. 1, p. 22-30, 1987.
PIAGET, J. To understand is to invent. N.Y.: Basic Books, 1974.
RESNICK, M., BERG, R.; EISENBERG, M. Beyond black boxes: bringing transparency and aesthetics back to scientific investigation. Journal of the Learning Sciences, v. 9, n. 1, p. 7-30, 2000.
RESNICK, M. Sowing the seeds for a more creative society. Learning & Leading with Technology, v. 35, n. 4, p. 18-22, 2007.
ORTIZ, J.; BUSTOS, R.; RIOS, A. System of indicators and methodology of evaluation for the robotics in classroom. Proceedings of the 2nd International Conference on Robotics in Education. RiE 2011. p. 63-70. Vienna, Austria: Austrian Society for Innovative Computer Sciences. Disponível em: http://www.innoc.at/fileadmin/user_upload/_temp_/RiE/Proceedings/37.pdf,2011. Acesso em: 06 dez. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.