Robótica Educacional no Brasil: questões em aberto, desafios e perspectivas futuras

Autores

  • Flavio Rodrigues Campos Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC SP

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8778

Palavras-chave:

Robótica na educação. Currículo. Tecnologias na educação.

Resumo

Este artigo investiga a situação atual do campo da robótica na educação no Brasil e identifica os desafios e questões atuais relacionados ao uso das tecnologias em robótica como ferramentas que irão dar suporte à criatividade e outras habilidades na formação do indivíduo. Com efeito, conclusões e propostas são apresentadas para promover a cooperação de pesquisadores e professores no Brasil que podem dar suporte ao desenvolvimento futuro do movimento da robótica na educação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavio Rodrigues Campos, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC SP

Pós Doutorado - FE - USP; Doutor em Letras (Mackenzie); Doutor em Educação: Currículo (PUC-SP); Mestre Educação, Arte, História da Cultura (Mackenzie). 

Pesquisador Visitante - Faculdade de Educação - Stanford

Consultor Pedagógico - SENAC - SP

Referências

BENITTI, F. B. V. Exploring the educational potential of robotics in schools: a systematic review. Computers & Education, v. 58, n. 3, p. 978-988, 2012.

BIZZO, N. Pensamento Científico: a natureza da ciência no ensino fundamental. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

BLIKSTEIN, P. Digital fabrication and “making” in education: The democratization of invention. In: WALTER-HERRMANN, J.; BΌCHING, C. (Org). FabLabs: of machines, makers and inventors. p. 1-21. Bielefeld: Transcript Publishers, 2013.

CAMPOS, F. Currículo, tecnologias e robótica na educação básica. Tese de Doutorado. Programa Educação: Currículo – PUC SP, 2011.

D´ABREU, J. V.; MIRISOLA, L. G. B.; RAMOS, J. J. G. Ambiente de Robótica Pedagógica com Br. GOGO e Computadores de Baixo Custo: uma contribuição para o ensino médio. Anais do XXII SBIE - XVII WIE, 2011.

DE KONING, B. B.; TABBERS, H. K. Facilitating understanding of movements in dynamicvisualizations: an embodied perspective. Educational Psychology Review, v. 23, p. 501-521, 2011.

EGUCHI, A. What is educational robotics? Theories behind it and practical implementation. In: GIBSON, D.; DODGE, B. (Org.). Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference, 2010. p. 4006-4014. Chesapeake, VA: AACE, 2010.

GERSHENFELD, N. Fab: the coming revolution on your desktop - From personal computers to personal fabrication. NY: Basic Books, 2007.

LU, C. M.; KANG, S.; HUANG, S. C.; BLACK, J. B. Building student understanding and interest in science through embodied experiences with LEGO robotics. In: BASTIAENS, T.; EBNER, M. (Org.). Proceedings of World, 2011.

PAPERT, S. Mindstorms: computers, children and powerful ideas. NY: Basic Books, 1980.

PAPERT, S. Computer criticism vs. technocentric thinking. Educational Researcher, v. 16, n. 1, p. 22-30, 1987.

PIAGET, J. To understand is to invent. N.Y.: Basic Books, 1974.

RESNICK, M., BERG, R.; EISENBERG, M. Beyond black boxes: bringing transparency and aesthetics back to scientific investigation. Journal of the Learning Sciences, v. 9, n. 1, p. 7-30, 2000.

RESNICK, M. Sowing the seeds for a more creative society. Learning & Leading with Technology, v. 35, n. 4, p. 18-22, 2007.

ORTIZ, J.; BUSTOS, R.; RIOS, A. System of indicators and methodology of evaluation for the robotics in classroom. Proceedings of the 2nd International Conference on Robotics in Education. RiE 2011. p. 63-70. Vienna, Austria: Austrian Society for Innovative Computer Sciences. Disponível em: http://www.innoc.at/fileadmin/user_upload/_temp_/RiE/Proceedings/37.pdf,2011. Acesso em: 06 dez. 2017.

Downloads

Publicado

15/10/2017

Como Citar

CAMPOS, F. R. Robótica Educacional no Brasil: questões em aberto, desafios e perspectivas futuras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 2108–2121, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8778. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8778. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos