A quebra do espelho: sexualidade e identidade em Hamlet

Autores

  • Leny André Pimenta UNESP/CTI-FEB, Bauru, SP.
  • Maria Regina Momesso CTI-FEB na UNESP/Bauru. Coordenadora do grupo de pesquisa GESTELD, da FEB-UNESP/Bauru.
  • Paulo Rennes Marçal Ribeiro FCL/Unesp

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.10772

Palavras-chave:

Sexualidade. Identidade. Discurso. Psicanálise.

Resumo

Este artigo propõe refletir sobre as questões da sexualidade e identidadeem Hamlet. Ocorpus de análise é um recorte de três cenas do RPG digital “Mabinogi: Hamlet – ‘To be, or not to be’. O suporte digital constitui-se de um hibridismo de linguagens e este provoca uma (re)configuração educacional, pois aciona no jogador digital e leitor habilidades e competências diferentes da mídia impressa. Sabe-se que a sexualidade tem sido problematizada, ao longo da história, por meio da literatura e das reflexões que se inscrevem em diferentes linguagens culturais, a partir das diversas práticas e discursos circulantes, em que se produzem possibilidades de subjetivação. Diante do exposto pretende-se ir ao encontro de inquietações que geram algumas questões: A literatura, inscrita em um suporte digital, favorece a “experiência de si” em relação ao cotidiano da sexualidade humana? O ódio do desejo é o que move a quebra do espelho para o reconhecimento de si? O aparato teórico-metodológico dessa reflexão assenta-se na perspectiva discursiva francesa e no viés da psicanálise lacaniana. Observa-se que o sujeito pode, por meio da literatura, ser levado a observar a si mesmo, analisar-se, decifrar-se, reconhecendo-se como um domínio de sua verdade, e nesse sentido a sua subjetividade constrói seu entendimento do que seja sexualidade ou ressalta os recalques dos desejos incompreendidos.

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Biografia do Autor

Leny André Pimenta, UNESP/CTI-FEB, Bauru, SP.

Doutoranda em Educação Escolar na UNESP/Araraquara. Mestre em Linguística pela Universidade de Franca. Diretora do Colégio Monteiro Lobato COC em Franca-SP. Pesquisadora do GESTELD (Grupo de Estudos em Educação, Sexualidade, Tecnologias, Linguagens e Discursos) vinculado à UNESP/CTI-FEB, Bauru, SP.

Maria Regina Momesso, CTI-FEB na UNESP/Bauru. Coordenadora do grupo de pesquisa GESTELD, da FEB-UNESP/Bauru.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual (UNESP,Araraquara, SP) e do CTI-FEB  na UNESP/Bauru. Coordenadora do grupo de pesquisa GESTELD, da FEB-UNESP/Bauru.

Paulo Rennes Marçal Ribeiro, FCL/Unesp

Livre-Docente em Sexologia e Educação Sexual. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação Escolar e Educação Sexual da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Araraquara. Coordenador do grupo de pesquisa NUSEX.

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Publicado

15/10/2017

Como Citar

PIMENTA, L. A.; MOMESSO, M. R.; RIBEIRO, P. R. M. A quebra do espelho: sexualidade e identidade em Hamlet. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 2261–2272, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.10772. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10772. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos