Em busca de identidade: Educação Infantil é lugar de homem?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14438

Palavras-chave:

Masculinidade e docência, Identidade profissional, Docência na creche

Resumo

Esse artigo, que tem como objetivo discutir a presença masculina no ofício docente, especificamente no espaço da Educação Infantil, foi organizado com dados obtidos em uma pesquisa, de natureza qualitativa, que investigou como diferentes atores escolares compreendem o papel social da creche e dos profissionais que nela atuam. Desta forma, são trazidas para discussão as informações obtidas junto a um estudante do curso de Pedagogia, com o uso de relatos da prática. Os dados, tratados na perspectiva da análise do discurso bahktiniana, nos levam a afirmativa de que a “aspereza masculina” é elemento da cultura e não da natureza humana – do gênero masculino. Sendo assim, é possível, razoável e aceitável a identificação dos homens com o trabalho docente na creche; bem como eles são capazes de construir as habilidades/saberes necessários (paciência, calma, tato social, sensibilidade, etc.) para a atuação profissional adequada junto às crianças deste nível de ensino.

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Biografia do Autor

Sílvia Adriana Rodrigues, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas – MS

Professora Adjunta na Graduação e na Pós-Graduação em Educação (PPGE-CPAN e PPGE-CPTL).

Estefânia Manholer, Escola Neusa Assad Malta (Enam), Corumbá – MS

Psicóloga Escolar.

Alberto Albuquerque Gomes, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Presidente Prudente – SP

Professor Assistente Doutor aposentado e Colaborador da Universidade Estadual Paulista (PPGE-FCT Unesp).

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Publicado

30/10/2020

Como Citar

RODRIGUES, S. A.; MANHOLER, E.; GOMES, A. A. Em busca de identidade: Educação Infantil é lugar de homem?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp3, p. 2298–2313, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp3.14438. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14438. Acesso em: 16 abr. 2024.