Educação histórica, pandemia e ensino de história

Validação do conhecimento histórico em tempos de internet/revisionismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.2.16981

Palavras-chave:

Educação histórica, Ensino, História, Pandemia, Sensibilidade

Resumo

No contexto da pandemia de Covid-19, os desafios para o ensino de História encontraram, na tecnologia, novo respaldo, mas também contradições. Com nova perspectiva do ensino da disciplina, ancorada no campo teórico da Educação Histórica, o trabalho a partir da epistemologia da História passou a exigir dos professores historiadores uma prática em que a relação com as fontes históricas é fundamental. Desse modo, a ideia de fonte histórica foi ainda mais ampliada, já que a web contém uma infinidade de materiais que podem ser concebidos como documentos históricos. Além disso, a utilização da internet como meio de interação entre os diferentes sujeitos no processo de escolarização pressupôs uma relação em que a tecnologia precisou ser ressignificada devido à possibilidade de apoio, mas também pela sua influência como disseminadora de informações superficiais e céticas com relação ao conhecimento científico.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Gonçalves, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Curitiba – PR – Brasil

Professora Adjunta. Doutorado em Educação (UFPR).

Adriane de Quadros Sobanski, Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEEDPR), Curitiba – PR – Brasil

Professora. Doutorado em Educação (UFPR).

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Publicado

30/06/2022

Como Citar

GONÇALVES, R. de C. .; SOBANSKI, A. de Q. Educação histórica, pandemia e ensino de história: Validação do conhecimento histórico em tempos de internet/revisionismo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.2, p. 1037–1048, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.2.16981. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16981. Acesso em: 18 abr. 2024.